terça-feira, 24 de julho de 2012

Truculência e desespero do PSDB

Por José Dirceu, em seu blog:

E foi à Procuradoria Eleitoral processar blogs independentes...

Negócio estapafúrdio esse do PSDB nacional de entrar com representação na Procuradoria Geral Eleitoral do Ministério Público Federal (MPF) pela qual pede investigação sobre o patrocínio de empresas públicas (como a Caixa Econômica Federal-CEF) a sites e blogs progressistas e independentes.


Os tucanos alegam na representação que essa parte da blogosfera é simpatizante do PT. Pedem que o MPF apure o suposto desvio, ainda que indireto, de recursos públicos para a propaganda eleitoral de candidatos do PT ou apoiados pelo partido o que, conforme justificam na ação, poderia configurar prática de improbidade.

"Pretende-se denunciar a utilização de tais blogs e sites como instrumento ilegal de propaganda eleitoral", alega a representação tucana. Mesmo sendo estranha, a representação não surpreende. É a simples retomada da prática que os tucanos desde que surgiram como partido no final da década de 80 gostam de adotar a cada vez que se aproximam ou durante campanhas eleitorais.

Por que será?

Agora, mais uma vez o PSDB desesperado com o provável fracasso eleitoral em outubro próximo, volta a tentar criminalizar determinados sites e blogs. Mais do que isso, tenta estrangular tudo o que possa ser independente e fora do monopólio da grande mídia. Publicidade não tem cor partidária e/ou ideológica. Se tivesse, o governo não faria anúncios nos jornais e revistas da tradicional imprensa que o criticam e o atacam diariamente.

Mas, já que os tucanos entraram com a ação, seria uma boa iniciativa os blogs e sites independentes e críticos fiscalizarem a publicidade e as empresas que fazem as campanhas eleitorais e institucionais tucanas em São Paulo e Minas Gerais, só para pegar dois Estados governados pelo PSDB.

No caso de São Paulo, administrado por eles há mais de duas décadas, com os sucessivos governos de Mário Covas, José Serra e três comandados por Geraldo Alckmin; no de Minas há 10 anos seguidos - os dois mandatos de governador do hoje senador Aécio Neves (PSDB-MG), mais estes dois primeiros anos do governador Antônio Anastasia (PSDB).

Surpresas podem vir até das prefeituras


Poderiam fiscalizar, ainda, Alagoas, Pará, Goiás, Tocantins e Paraná, Estados governados pelo PSDB. Apurar o nível, a publicidade e a promiscuidade nas relações politicas entre os governos tucanos, as empresas contratadas para agenciar e veicular essa propaganda e as que fazem as campanhas tucanas nestes Estados.

Quem sabe, com a investigação esses blogs não vão se surpreender com o destino das verbas publicitárias, com as vinculações entre veículos que as recebem e estes governos estaduais! Inclusive, nas prefeituras começando pela de São Paulo, há oito anos governada por um condomínio formado por tucanos, demos e que agora inclui, também, o PSD refundado pelo prefeito da capital, Gilberto Kassab.

2 comentários:

Anônimo disse...

E as assinaturas de Veja, Estadão, Folha e Época que o Serra fez quando no governo de São Paulo? Quase 27 milhões de reais entregues aos grupos midiáticos na véspera da desencompatibilização para disputa presidencial de 2010. Isso não foi finaciamento de campanha não? Porque da Dona Cureau não investigou isso?

Anônimo disse...

Puro fascismo. É assim mesmo que o PSDB governa São Paulo. Senta oc acete em professor, estudante, trabalhador... Os demotucanos se merecem. QUem não merece esses nazifascistas é São Paulo. Coitados, o desespero e o cinismo é por conta da CPMI que vai chegar - via Paulo Preto e Perillo - no PSDB de cerra-alckmin. Eles são assim mesmo. Querem ganhar na porrada.