segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cuba celebra 86 anos de Fidel Castro

Do sítio Opera Mundi:

O ícone revolucionário Fidel Castro faz 86 anos nesta segunda-feira (13/08). O jornal Granma, ligado ao Partido Comunista, publicou em sua primeira página uma mensagem a Fidel, a quem chamaram de "guerrilheiro do tempo, nosso comandante".


Segundo o diário, o texto foi publicado "em nome de todos os jovens desta linda pátria, a quem o senhor transmitiu uma série de idéias em todos esses anos de trabalho, os quais não podem, e nem devem, morrer". A emissora estatal de televisão, por sua vez, exibe desde meia-noite várias reportagens e músicas em homenagem a Fidel.

O líder da Revolução Cubana está doente desde 2006 e, como consequência disso, renunciou às funções políticas em 2008. O filósofo e político comunista cubano Armando Hart disse que Fidel Castro superou “a terrível prova” imposta por uma doença e deu continuidade a sua “luta pelas ideias”.

“Quando parecia que um gravíssimo problema de saúde, com alto risco para sua sobrevivência, o afastaria definitivamente, não somente de suas responsabilidades, com tenacidade e vontade inimagináveis” ele superou a doença que o acometia, disse Hart em entrevista ao jornal cubano Juventud Rebelde, o único que circula no país aos domingos.

Atualmente, Fidel se dedica a escrever artigos intitulados "Reflexões do companheiro Fidel". O cubano nasceu em Birán, pequena localidade no leste do país, em 13 de agosto de 1926.

* Com informações da Ansa e do CubaDebate

1 comentários:

Alberto disse...

Em que lugar do mundo o comunismo deu certo?