domingo, 5 de agosto de 2012

"Mensalão"; FHC atira no pé

Por Mauricio Dias, na CartaCapital:

O fantasma de Lula ronda a noite tucana e transforma o sonho político deles para 2014 em pesadelo. Um terrível pesadelo. É por essa razão e não por suposta preocupação ética que o PSDB dá atenção e tratamento especiais ao ex-presidente petista no decorrer do julgamento da Ação Penal 470, batizada de “mensalão” por Roberto Jefferson, o réu delator de um suposto esquema de compra de votos, armado em 2005, para a aprovação de projetos de interesse do governo.


Já de olho na eleição de 2014, os tucanos pretendem abalar a popularidade e o prestígio de Lula. Assim, o PSDB anuncia também uma programação própria das sessões no STF na página do partido na internet. O show precisa continuar.

Essa tática tucana é reafirmada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na vanguarda das ações contra Lula, ele aparece na blogosfera em vídeo de 1 minuto e 25 segundos, no qual bota pressão no Supremo Tribunal Federal (STF). FHC, em linguagem sibilina, usa e abusa de sociologia rasteira, comum nos botequins e, também, nos bons restaurantes que frequenta. O tema é o dito mensalão. “O comentário de que não há punição no Brasil, e que a corrupção é ligada a isso, é frequente…”

Dessa forma, o ex-presidente abre o discurso sobre o julgamento em andamento no Supremo. Ao falar de impunidade como estimuladora da corrupção, ele responsabiliza os juízes, os ministros, a Justiça. Enfim, esbofeteia a própria Têmis. E faz corar a estátua de granito de Ceschiatti, mantida em frente ao prédio do STF, em Brasília.

Além de agredir a Magistratura, o ex-presidente também se agride. Descuidado, atira no próprio pé ao fazer a conexão entre corrupção e impunidade. Tal aproximação sugere esta pergunta:

Teria ocorrido o chamado mensalão se tivesse havido punição para os corruptores do governo e os parlamentares corrompidos para aprovar, no Congresso, a emenda constitucional que deu a FHC a reeleição?

Recordar é viver. Em 1997, surgiram gravações de escutas telefônicas levantando fortes evidências de que havia um esquema para compra de votos de deputados arregimentados por Sérgio Motta, o Serjão, então ministro das Comunicações.

O jornal Folha de S.Paulo foi o primeiro a apontar o escândalo e, para ilustrar a sequência de reportagens, criou um “selo” com a frase: “Reeleição comprada?”

Além de dois governadores, Orleir Cameli (AC) e Amazonino Mendes (AM), dois deputados, João Maia e Ronivon Santiago, ambos do PFL, integravam o projeto. Curiosamente, o deputado Maia era um egresso do PT. Os tucanos mais ortodoxos podem argumentar que o ex-petista inoculou nas negociações para a aprovação da emenda o vírus da corrupção. Não poderia ser também resultado do encontro de Maia, já então pefelista, com o peessedebista Serjão, o fator de formação dessa pororoca venal?

A oposição daquela época, os partidos de esquerda essencialmente, tinha força reduzida no Congresso e não conseguiu criar uma CPI para investigar as denúncias. O rolo compressor governista, PSDB, PFL e PMDB, botou uma pedra sobre a história. Impediu a punição dos culpados. E, neste caso, a Magistratura não tem culpa. FHC sabe disso.

2 comentários:

Rossi disse...

A diferença,Miro é que a compra da reeleição foi feita com pagamento à vista,com desconhecimento do brilhante sociólogo e principal favorecido.O cinismo,além do universo e da estupidez humana,também não tem limites.

Marcelo Giacchetti aka ..::IAQUE::.. disse...

FHC sempre terá seu nome manchado na história por ter comprado a reeleição, mas se lembrarmos que o PT de 1997 era contra o Real e não tinha nenhum pensamento econômico no qual entendia que a estabilidade da moeda era algo fundamental, FHC acaba se safando por um bem maior que alcançou.
Lula sempre terá seu nome manchado na história por ter comprado apoio de partidos que nunca tiveram afinidades ideológicas, mas se lembrarmos que com isso conseguiu retirar da miséria milhões de brasileiros, Lula acaba se safando por um bem maior que alcançou.
A verdade é que nossos políticos são ruins. São pouco preparados e permitem sempre que um companheiro opere práticas pouco republicanas por baixo dos panos para favorecer partidos e pessoas.
Precisamos de uma limpeza baseada na ética de nossos partidos políticos.
Acordos como o Lula e Maluf na eleição paulista para prefeito é uma demostração de quão podre nossa politica se transformou. Vivemos em uma nação no qual apenas 5% da população confia em nossos partidos políticos. Se esse quadro não for mudado, nunca construiremos nunca uma nação cidadã.

#paz
#sorte