quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Arthur Virgílio “não gosta de pobre”

Por Altamiro Borges

Sem citar o seu nome, o ex-presidente Lula fez ontem à noite (19) duras críticas ao tucano Arthur Virgílio num comício que reuniu milhares de pessoas na populosa e sofrida zona leste de Manaus. “O que me parece é que esse senhor não gosta de pobre e não suporta o cheiro de pobre”, afirmou, relembrando a famosa frase do general João Batista Figueiredo. Lula foi à capital amazonense para expressar apoio à candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB), que já disputa a liderança nas pesquisas com o postulante do PSDB.

O petista também fustigou um dos pontos mais frágeis de Arthur Virgílio, conhecido por seus métodos truculentos. Lembrou que o ex-líder de FHC chegou a ameaçá-lo, da tribuna de Senado, de “dar uma surra”. “Agora entendo porque ele quis me bater naquela época. É porque ele já tinha batido em camelôs aqui em Manaus”, afirmou Lula, referindo-se ao episódio que ocorreu quando Arthur Virgílio foi prefeito de Manaus (1989-1992) e ordenou uma violenta repressão policial contra os vendedores ambulantes no centro da cidade.

O "valentão" está na defensiva

Na semana passada, um cabo-eleitoral do tucano cuspiu em Vanessa Grazziotin pouco antes de um debate televisão, numa cena que foi fotografada e presenciada por várias testemunhas. O agressor presta serviços ao candidato do PSDB. A polícia abriu inquérito para apurar o caso e o tema contaminou a disputa eleitoral. Pesquisas qualitativas revelam que o ato de truculência abalou a campanha de Arthur Virgílio, que tem usado a sua propaganda na rádio e TV para apresentar versões, as mais distintas e dispares, sobre a violência.

Ao se referir à postura truculenta do grão-tucano, Lula voltou a atiçar o imaginário popular. “Cuidado com ele, ele é agressivo. Daqui a pouco ele pode bater em você em qualquer lugar”, alfinetou. Outros oradores também condenaram a agressão sofrida pela candidata comunista e criticaram o autoritarismo do tucano. O senador Eduardo Braga (PMDB) conclamou a mobilização da militância nesta reta final da campanha para que o povo de Manaus “diga não à agressão, ao desequilíbrio e à violência”.

Dilma menciona a Zona Franca

A campanha eleitoral na capital amazonense tende a esquentar nos próximos dias. Arthur Virgílio é uma das principais referências da oposição demotucana no país. A sua derrota representaria duro revés da direita nacional. Tanto que o PSDB está investindo milhões no candidato tucano – que até já esqueceu a sua ameaça de abandonar o partido, feita após o governador Geraldo Alckmin ingressar com uma ação contra a Zona Franca de Manaus. As pesquisas apontam o crescimento de Vanessa, o que explica o desespero do “valentão”.

Nesta semana, a candidata comunista ainda ganhou mais um apoio significativo. A presidenta Dilma Rousseff gravou um depoimento de 30 segundos para a TV. “Vanessa na prefeitura é a certeza da consolidação da parceria que firmamos com o governador Omar (Aziz) e o senador Eduardo (Braga), que já significou, entre outras coisas, a decisão de prorrogar por mais 50 anos a Zona Franca de Manaus. Vanessa na prefeitura é mais crescimento econômico e mais igualdade para todos”, afirmou Dilma, cutucando outro ponto fraco do tucano.

2 comentários:

Cimi disse...

Tucano é tudo igual.. se é pobre, tá longe...

Anônimo disse...

Com o apoio do ex-presidante Lula, Vanessa sai na frente do violento Arthur que utiliza de baixarias para se promover.