domingo, 4 de novembro de 2012

“Renovação é coisa do PT”, reage Serra

Por Altamiro Borges

Há fortes indícios de que a crise no PSDB, o principal partido da direita nativa, vai se aprofundar nos próximos meses. Isto talvez ajude a explicar a histeria da mídia “privada”, que nos últimos dias intensificou seu bombardeio contra o ex-presidente Lula. As declarações desencontradas do derrotado José Serra, do caudilho FHC e do cambaleante Aécio Neves indicam que o clima não anda nada bom no ninho tucano. A tendência é que as bicadas sejam mais sangrentas e explícitas. A oposição direitista depende, cada vez mais, da mídia venal!

Terminada a eleição municipal e confirmado o encolhimento nas urnas dos demotucanos, alguns caciques do PSDB passaram a propor a “renovação” da sigla. O pavão FHC, que nunca morreu de amores por Serra, logo abonou a tese. Aécio Neves, que até hoje teme ser rifado na disputa pela vaga para a sucessão presidencial de 2014, também aplaudiu a ideia. Mas não demorou nem 48 horas a proposta da “renovação”. José Serra sentiu-se como a “Geni dos tucanos”, como já ironizou o jornalista Ilimar Franco, e reagiu irritadiço.

As sangrentas bicadas tucanas

Segundo relato do Estadão, que publicou editorial em apoio ao tucano em São Paulo, “na segunda-feira, 29, um dia depois da derrota, Serra telefonou e enviou e-mails para ex-integrantes de sua campanha e aliados no PSDB paulista. Afirmou que a defesa da renovação era um tema que interessava apenas ao PT e reclamou das declarações feitas pelos integrantes do partido... Serra disse que o PSDB estava se submetendo a uma estratégia dos petistas e que as declarações de defesa dessa tese eram uma traição à sua candidatura”.

“Serra também fez críticas duras às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que, antes mesmo do fim da votação, afirmou que ‘a renovação é necessária sempre e o Brasil está mostrando isso mais uma vez’... Serra procurou os seus principais aliados para debater a questão. Vários deles passaram, então, a criticar o discurso da renovação”. O senador Aloysio Nunes Ferreira e o ex-governador Alberto Goldman, dois fiéis aliados do derrotado, desancaram a tese da renovação. “Isto é bobagem”, afirmou Goldman.

DNA envelhecido do PSDB

Diante da estridente reação e temendo o pior, com a lavagem da roupa suja em público, os caciques tucanos logo recuaram. FHC foi o primeiro a fugir do confronto com Serra. Afirmou que defendia a “renovação das ideias”, e não das pessoas. “Juventude, em si, não produz ideias novas. O mais importante são as ideias, não necessariamente novas, mas renovadas para fazer frente às conjunturas”, bravateou o ex-presidente. O mineiro Aécio Neves também preferiu contemporizar e passou a elogiar o seu “amigo” Serra.

De fato, o problema do PSDB não é apenas com os seus quadros decrépitos – que dão golpes internos e impõem suas candidaturas eternas. O problema é que a própria sigla está envelhecida, apegada ao velho discurso neoliberal e distante da nova realidade do país. E é exatamente neste terreno, o das ideias, que a briga interna tende a ser mais sangrenta. Não há como mudar o DNA dos tucanos, elitista e antipovo. A tendência é que o PSDB mantenha o seu oposicionismo raivoso, o que produzirá novas crises internas!

7 comentários:

paulo chacon disse...

Também acho que renovação é coisa de PETISTA. O psdb deve manter suas idéias "novas", seus candidatos "brilhantes" e "os mais preparados". Serra para presidente em 2014, de preferência com o discurso do "mensalão", do aborto e do kit-gay.
O PT agradece.

Adelina de Alorna disse...

Crônica de uma morte anunciada!

Benê Teixeira disse...

Prezado Miro,
É por essa reação do JSerra e outras já dissecadas aqui no blog, que sou obrigado a concordar com o PHA: ninguém no PSDB tem mais dinheiro e o PIG ao seu lado do que o JSerra. Por isso os recuos, as contemporizações, as acomodações dos caciques do partido. Aliás é essa a única estratégia política desse partido.

Anônimo disse...

'renovação é coisa do PT' é coisa do Reinaldo Azevedo.

Jair disse...

De minha parte, gostaria também de expressar meu desagrado contra essa ideia de "renovação" no PSDB. Creio que a coisa está indo muito bem do jeito que está. Todos nós deveríamos dar força para que José Serra continue sendo o candidato preferencial do PSDB (e, principalmente, do partido que dirige o PSDB: a máfia midiática).

Esse negócio de renovação envolve grandes riscos. Vai que eles encontram alguém menos cavernário, menos troglodita, menos sabotador de seus próprios compars..., digo, companheiros do que o "glorioso" José Serra. Se tal possibilidade vier a se materializar, as dificuldades aumentarão para o campo popular. Vamos ter de suar a camisa muito mais para alcançar as vitórias de que o povo necessita.

A gente sabe muito bem que, na essência, todos os tucanalhas defendem os mesmos interesses antipovo, mas há alguns que são mais sutis e sabem mostrar-se com aparência menos nociva do que eles realmente são.

Faço um apelo em nome dos interesses populares: não contribuamos com aqueles que querem tirar da linha de frente o "grande" General das Derrotas.

Que José Serra continue sendo o líder inquestionado da oposição máfio-midiática e de seus partidos subalternos. Que José Serra volte a ser o candidato presidencial dessas forças nas próximas e em todas as demais eleiçõs.

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Desta vez tenho que concordar com Serra. Realmente, renovação é coisa de petista. Haja vista o Bolsa-Família, o Luz Para Todos, o Prouni, o Enem, 40 milhões de brasileiros tirados da miséria, o respeito internacional dos governos Lula e Dilma e, consequentemente, o reconhecimento desses governos, a soberania nacional, a não dependência mais dos ianques, o pagamento da dívida ao FMI, a redução da inflação, a queda da Selic, o respeito pelos pobres, Minha Casa, Minha Vida, a subida de milhões de brasileiros à classe média, o aumento do poder de compra pelos menos favorecidos, etc, etc.

Unknown disse...

"A melhor defesa é o ataque" e "A pior dor é a do bolso"...
1. O PT tem que atacar...Não pode ficar só na defesa;
2. O Governo tem que Alterar os Critérios da Divisão das Verbas de Publicidade do Governo e das Estatais;
3. O PT tem que apresentar Emendas para fazer uma Reforma Geral no Judiciário: Códigos, Leis, Recursos, Instancias, Habeas Corpus, Acesso dos Juizes aos Tribunais, etc;
4. O Governo tem que rever as Concessões das Comunicações e da Energia Elétrica;
5. Etc.