quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Barão de Itararé inaugura núcleo no DF

Foto: Richard Silva
Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Um bate-papo descontraído, acompanhado de um delicioso churrasco, ocorrido no sábado (1/12), na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), marcou o lançamento do núcleo do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé no Distrito Federal. Importantes e históricos militantes da luta pela democratização da comunicação estiveram presentes, numa comprovação da pluralidade e unidade que caracterizam a marca da entidade.

Entre as cerca de 30 presenças, destaca-se a participação de Leandro Fortes da revista Carta Capital, os jornalistas Romário Schettino e Antônio Carlos Queiroz (“ACQ”), o coordenador do curso de Comunicação Social da Unieuro; o professor Fernando Braga; as dirigentes da Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal, Débora Cruz e Flávia Azevedo; o editor do Blog Conexão Brasília Maranhão, Rogério Tomaz Jr, entre outros.

O presidente nacional da entidade, Altamiro Borges (Miro) também participou da conversa, falando sobre a função agregadora dos atores que lutam pela democratização da comunicação, independentemente dos matizes políticos, que vem sendo cumprido pelo Barão de Itararé. “Somos uma grande confusão, que reúne gente de diversos partidos políticos, diversas entidades ligadas a comunicação, ativistas digitais, blogueiros, etc, cuja coesão se manifesta pelos quatro pilares que sustentam o Barão”, disse Miro.

Ele discorreu sobre os princípios norteadores da entidade, que é a democratização da comunicação, o movimento de mídias alternativas (blogs, redes sociais, rádios e tevês comunitárias, etc), formação dos militantes de comunicação e estudos da mídia. “Quem quiser contribuir com estas questões será bem-vindo no Barão de Itararé”, disse. Ele também destacou que Brasília revelava, a partir dos presentes, ter um importante quadro de ativistas que darão grandes contribuições para a entidade, envolvendo acadêmicos, jornalistas, blogueiros progressistas e militantes da comunicação.

Os presentes também fizeram questão de falar de suas preocupações relativas ao momento tanto dos debates nacionais quanto do Distrito Federal, como Antônio Carlos Queiroz, que ponderou sobre a criação do conselho de comunicação do DF. Por sua vez, Romario Schettino trouxe o tema do relatório que investigou o escândalo de grampos ilegais da imprensa britânica, apontando a necessidade da criação de um órgão regulador da comunicação na Inglaterra. Romario propôs que o Barão encaminhasse a tradução e lançamento do relatório, do que ficou conhecido como inquérito Leveson. A proposta foi aceita e será encaminhada pelo Barão nacionalmente.

Leandro Fortes destacou a formação política dos jornalistas e manifestou grande preocupação com o conteúdo acadêmico que está sendo transmitido aos jovens comunicadores. Lembrou que a bandeira da liberdade de expressão vem sendo distorcida pela grande imprensa e isso se reflete na formação nos cursos de comunicação social. “Todo canalha da imprensa tem o escudo da liberdade de expressão para proteger sua canalhice”, diz Leandro. Para ele, o núcleo do DF precisa tratar deste tema.

A preocupação é partilhada por Débora Cruz, da Secom/DF e pelo blogueiro Rogério Tomaz Jr. Assim, eles propuseram que o Barão/DF monte um projeto de curso, em módulos, nos mesmos moldes do que foi realizado pela entidade na capital paulista, em conjunto com a Escola Livre de Jornalismo, encabeçada por Fortes. A proposta também foi acolhida.

Os participantes decidiram montar um núcleo operacional e mais um conselho. A proposta acatada foi que o núcleo fosse composto por Sônia Corrêa, Leandro Fortes, Rogério Tomaz Jr, Maria Melo, Fabiane Azevedo, João Negrão, Romário Schettino, Antônio Carlos Queiroz e Luiz Aparecido Silva. Já o Conselho será construído gradativamente, já tendo sido aprovado que os primeiros membros: Débora Cruz, Fernando Braga, Eduardo Martins e Antônia Rangel.

A primeira atividade do núcleo já está convocada: será a participação no debate “Liberdade de expressão e concentração da mídia”, em Brasília, dia 11 de dezembro, no auditório da Faculdade de Comunicação (UnB). O evento contará com a presença do Relator Especial das Nações Unidas para promoção e defesa da liberdade de expressão e opinião, Frank De La Rue, que recentemente manifestou apoio à “Lei de Medios” da Argentina.

0 comentários: