segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ombudsman critica apagão da Folha

Do blog: http://abraabocacidadao.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Na rádio e na tevê, a presidenta Dilma Rousseff deu uma dura nos “pessimistas” e “alarmistas” que espalharam notícias falsas sobre o risco iminente de racionamento de energia no Brasil. De imediato, os barões da mídia se uniram, como num pacto mafioso, para contestar o pronunciamento presidencial. Agora, porém, até Suzana Singer, ombudsman da Folha, reconhece que houve exagero na cobertura da velha imprensa sobre o tema. Em seu artigo neste domingo, ela registrou:

“Em pronunciamento em rede de rádio e televisão, na quarta-feira passada, a presidente Dilma criticou aqueles que, ‘por precipitação, desinformação ou algum outro motivo’, previram racionamento de energia e duvidaram que o governo conseguiria reduzir a conta de luz. A carapuça serviria na Folha? De certa forma, sim. Nos últimos cinco meses, o jornal exagerou o risco de racionamento e destacou pouco as vantagens econômicas advindas da queda do preço da energia”.

A ombudsman até tenta aliviar a barra do veículo em que trabalha e ganha seu pão. Diz que a Folha fez algumas reportagens positivas com criticas ao setor energético. “Até aí, tudo bem, é papel da imprensa revelar problemas que o governo prefere manter longe dos olhos do público. Não se trata de ‘falta de fé’ no país, como disse Dilma, num apelo nada democrático ao nacionalismo. O problema é que o noticiário embarcou numa toada cética e crítica”. Ela cita vários títulos “alarmistas” do jornal e ainda cutuca Eliane Cantanhêde.

“Há 20 dias, a manchete do jornal anunciava que ‘Escassez de luz faz Dilma convocar o setor elétrico’. O título interno era ainda mais alarmista: ‘Racionamento de luz acende sinal amarelo’. Tratava-se de um exagero, baseado, em parte, em uma informação errada obtida em ‘off’: a tal reunião de emergência, que a presidente teria convocado durante as férias, estava agendada desde dezembro”. Suzana Singer não cita o nome da colega, mas é sabido que a “barriga” foi cometida pela colunista da “massa cheirosa” do PSDB.

No mesmo artigo de domingo, a ombudsman da Folha critica outro grave erro da velha imprensa. No caso, a foto falsa do presidente Hugo Chávez publicada no jornal espanhol Em País. Ela lembra que “o alerta sobre o engano foi dado nas redes sociais” e que o diário deletou de imediato a imagem do seu sítio, retirou o jornal das bancas e pediu desculpas aos leitores em nota oficial. Suzana Singer até que poderia cobrar a mesma postura do veículo em que trabalha. Mas aí também já é pedir demais!

1 comentários:

Luis disse...

Ombudsman ou embustiman?