sábado, 26 de janeiro de 2013

Deputados avaliam monopólio da mídia

Do sítio Vermelho:

A concentração do mercado da comunicação de massas nas mãos de poucas famílias voltou a ser exposta em recente relatório divulgado pela Organização Não Governamental Repórter Sem Fronteiras, nesta quinta-feira (24). De acordo com a ONG, o Brasil é o país dos 30 “Berlusconis”, em referência ao magnata italiano que domina a mídia e boa parte da política no seu país. Segundo parlamentares, a situação exige a regulamentação dos meios de comunicação.

Segundo a ONG, cerca de dez companhias dominam a mídia nacional, quase todas com base em São Paulo e Rio de Janeiro. ”O Brasil apresenta um nível de concentração de mídia que contrasta totalmente com o potencial de seu território e a extrema diversidade de sua sociedade civil”, explica a ONG de defesa da liberdade de imprensa.

Para a deputada Luciana Santos, líder do PCdoB na Câmara, a concentração de poder dos meios de comunicação ameaça a própria democracia. Segundo ela, esse relatório revela o quanto é antidemocrático e autoritário você ter monopólio ou propriedade cruzada dos meios de comunicação.

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) diz que o relatório retrata a situação da mídia nacional. Ele também considera a situação perigosa para a democracia brasileira. “É uma aberração a força desses grupos econômicos que controlam a mídia”, disse.

“É preciso acabar com esse tabu, o que esses grupos defendem como liberdade de imprensa é, na verdade, defesa de interesses comerciais de empresas, o que configura um perigo para a democracia” ressaltou Ferro.

De acordo com o deputado, a atuação dos conglomerados de comunicação interfere diretamente na cultura, na educação e na formação do povo brasileiro, dai a necessidade de regulamentação da atividade.

Os parlamentares defendem a regulamentação da mídia, alertando que os meios de comunicação de massa devem prestar contas ao governo e à sociedade.

0 comentários: