segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Noblat e os golpistas da Venezuela

Por Altamiro Borges

A mídia colonizada torceu pela morte de Hugo Chávez antes das eleições presidenciais de outubro passado. Frustrada, ela apostou na vitória do ricaço Henrique Capriles, mas também se deu mal. Na sequência, ela previu que o chavismo seria derrotado nas eleições locais de dezembro, mas os partidários da “revolução bolivariana” venceram em 20 dos 23 estados. Agora, ela volta a torcer pela morte de Chávez, que se trata de um câncer em Cuba. Um dos mais histéricos neste coro macabro é Ricardo Noblat, do jornal O Globo.

Em seu blog hoje, ele afirma que “tem golpe em marcha na Venezuela”. Noblat garante que Hugo Chávez já era! “São aparelhos que ainda o mantém vivo. A hipótese de sua recuperação é remota. Só cogitam dela os que acreditam em milagres”, afirma o colunista, talvez com base em informes do serviço secreto dos EUA. Metido a constitucionalista desde o julgamento do “mensalão petista”, Noblat prega, então, que sejam convocadas novas eleições presidenciais no país vizinho. “É o que manda a Constituição”, esbraveja.

A Constituição da Venezuela, uma das mais democráticas do mundo – que prevê até referendo revogatório do mandato presidencial –, afirma que na “impossibilidade” de posse do mandatário, novas eleições deverão ser convocadas num prazo de 30 dias pelo Congresso Nacional. Os chavistas informam que o líder bolivariano está em recuperação e que nada impede que a sua posse seja adiada por alguns dias. A própria oposição direitista já admite o adiamento. Noblat, porém, não concorda. É mais realista do que o rei.

Para o serviçal da família Marinho, Chávez é um “presidente que governa como ditador” e um “ditador que governa como presidente”. Daí sua torcida macabra. “Chávez estaria destinado a se eternizar na presidência se não fosse o câncer descoberto em meados do ano passado”. Por isto ele exige que a posse deve ocorrer na próxima quinta-feira, dia 10. Caso contrário, garante, estará em marcha “um golpe na Venezuela”, que “nada tem a ver com a oposição. Que é fraca, fraquinha, e sem imaginação. Como a nossa”.

A “revolução bolivariana” já enfrentou e derrotou vários “golpes midiáticos” – como o de abril de 2002 e o locaute patronal de 2003. Hugo Chávez foi eleito e reeleito com consagradoras votações. Mesmo assim, Ricardo Noblat e outros “calunistas” amestrados da mídia colonizada insistem em chamá-lo de “ditador” e “caudilho”. Agora, o serviçal da famiglia Marinho acusa os chavistas de golpistas. Haja “imaginação”. Na falta de votos para as suas teses elitistas, a mídia golpista torce pelo câncer.

10 comentários:

Luis disse...

Mais incrível do que apostar no golpe, é justificá-lo. Deve receber muita grana por isso ou é uma besta mesmo.

Anônimo disse...

O Noblat faria melhor se se preocupasse com encher o piguinho (porquinho)de moedas pra ajudar a pagar a suposta falcatrua de que se acusa a esposa dele.

Pregopontocom Tudo disse...

E ainda tem gente que perde o seu precioso tempo para ler os lixos publicados por esse "calunista" requenguela do Bla Bla Bla....como diria o "aposentado" da uma pena.........

Toninho disse...

Toninho
Frente a tudo isso, ao que acontece na Venezuela e chacinas aqui em São Paulo, apenas lamentamos o comportamento do poder midiático? O que faremos? A Lei de Medios? Será que não passou da hora de irmos as ruas e pressionar o governo para a regulamentação da mídia! Ficaremos acuados até quando? Só em blogs escrevendo, externando nossa indignação diária? Companheiros que compartilhem destas ideias, VAMOS AS RUAS. Por uma cidadania plena e concreta... Lutemos por uma democracia de alta intensidade...

Jair Almansur disse...

Concordo com tudo o que vôcê fala do Noblat. Aliás é um colunista que jamais acesso. Portanto nunca sei o que ele fala.
Mas que esses líderes carismáticos da A.L. ajudam o noblatismo isso ajudam. Honrosissimas exessões Lula da Silva e Daniel Ortega, por não terem se apegado ao poder e por terem preparado sua sucessão.
Um abraço.

Milton Ribeiro disse...

Bom dia, Altamiro.

(Assunto fora do post)

Meu blog Milton Ribeiro (http://www.sul21.com.br/blogs/miltonribeiro/) ficou por meses com o link errado lá no CEMA Barão de Itararé. Agora, sumiu completamente, mesmo com o RSS ativo, etc.

Por que caí em desgraça?

:¬))

Grande abraço.

M disse...

Aliás, Miro, acho que Sul21 -- jornal do qual sou um dos editores -- deverias estar também lá. A não ser que seja só para blogueiros.

Abraço.

Alexandre Figueiredo disse...

Mesmo que Hugo Chavez venha a falecer, dá para perceber a histeria midiática, que, pelo jeito, já vem até com caminhão de areia para enterrar o presidente venezuelano, se preciso até vivo.

Cancão de Fogo disse...

Ele, Noblat, que tome cuidado. Conheçi muita gente que torcia pela morte de outrem e foi primeiro!

Anônimo disse...

Nobláblá, diga 33!

.
.
.

Helder