terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A patifaria do "País dos Metralhas"

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A posteridade terá num simples gibi um exemplo perfeito dos dias mentalmente turbulentos e desgovernados que vivemos. O gibi, da Abril, é uma compilação de histórias dos Irmãos Metralhas.

É um triunfo da raiva, do recalque e do jogo sujo. Não há nada que desculpe, que atenue, que explique o absurdo que este gibi representa.

É um insulto mesmo a não petistas como eu.

Estranhamente, uma vez que será lido por crianças que não atinarão com a brutalidade boçal e reacionária da revista, tudo ali foi feito para agredir os petistas. Há tantas formas inteligentes de criticar o PT, e eis que aparece um gibi transformado num panfleto inútil e obtuso em sua agressividade delirante.

O título remete a um livro em que o blogueiro Reinaldo Azevedo compila parte de sua verborreia ultradireitista, o País dos Petralhas.

Dentro, “nasty” foi traduzido por “petralha”. Nasty é repulsivo. O termo “petralha” é, em si, outro símbolo destes dias intelectualmente tenebrosos no campo da direita.

Pausa. Fui - rapidamente - ver o que Azevedo dizia sobre isso. Acabei topando com uma sucessão de agressões dele a Flavio Moura por ter cometido o crime de escrever um artigo no Valor em que critica alguns colunistas reacionários. Moura é tratado como “empregadinho” de Luiz Scharcz porque é editor da Companhia de Livros. Me lembrou o caso de um conservador inglês que recentemente foi estraçalhado pela mídia por ter chamado policiais de “plebeus”. Para encerrar: Moura não escreveu, mas o declínio daquele tipo de colunista se manifesta, mais que tudo, nas sistemáticas surras eleitorais que tomam. Não estão convencendo ninguém, ou porque são simplesmente ineptos, ou porque a causa é ruim, ou por uma mistura de ambos os pontos.

Bem, de volta a petralha.

É um neologismo de Reinaldo Azevedo, e ninguém o usa tanto quanto o próprio autor, com evidente e infantil ufanismo. (Tolstoi não se ufanava de Guerra e Paz, e nem Shakespeare de Hamlet, mas Azevedo parece achar que merece reconhecimento internacional por petralha). Em escala muito menor, uns poucos conservadores falam em petralhas para diminuir petistas.

Note: petistas, e não delinquentes, em geral. É uma palavra com um alvo único: os petistas. Nenhum torcedor apaixonado chama um juiz de futebol, por exemplo, de petralha.

Mas o gibi consagrou, aspas, esta acepção inexistente de petralha. Quem optou por isso? Algum tradutor teria cometido essa barbaridade, ou um fundamentalista anônimo fez o ajuste na edição?

O responsável por isso, seja ele quem for, vai entrar para a história como o autor anônimo de uma pequena patifaria que não é grande senão por mostrar a falta de decência no debate entre os conservadores nacionais.

6 comentários:

Tadeu Borges disse...

Entre pequenas e grandes patifarias la vai o PIG, ocupando o lugar que a oposição Demo-Tucana lhe tem cedido por falta de estofo, de argumentos, de propostas, de competência. É a falta de competência da oposição Demo-tucana que deixa o vazio aproveitado pelo PIG. E a oposição sem qualquer vergonha apoia qualquer baboseira dita pelo PIG. Mais que nunca importante esclarecer a todos que a culpa e a responsabilidade pela ação desenfreada do PIG é a falta da oposição assumir responsávelmete o seu papel.

Ignez disse...

Com certeza, o Merval é o maior propagandista da intolerância. No mínimo. Por suposto, é também um dos agentes mais nefastos na construção de um mundo pior. Na própria loucura ele se compraz. E só pelos dementes, como ele, é enaltecido. Lixo puro.

edir disse...

Tá aí a importancia de criacäo de bibliotecas por todo o país, principalmente nas escolas, com o trabalho dos prefessores na conscientizacäo da leitura por um bom livro. Isso falta no Brasil, e os livros nas lojas säo caros. Acho que poderíamos fazer um trabalho de formiguinha, ao comprarmos um livro, depois de lido, repassar paras as pessoas.

Airton disse...

O que antes parecia impossivel, agora é realidade. O leitor mudou de midia. A internet aclareaou as vistas de milhões de pessoas. Cada sujeira desse tipo, cujo objetivo todos nós conhecemos, é um tiro no próprio pé.
Aquela máxima "os cães ladram e a caravana passa", faz cada vez mais sentido.

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Cabe ao PT, meu partido, se sentir ofendido com o gibi, tomar providências jurídicas. Como o PT raramente tem tirado a bunda da cadeira para protestar, provavelmente teremos que engolir sapos.

Anônimo disse...

Saiba pq o tucano Lucio Bolonha Funaro foi excluido do processo do “menslaão” com base na lei da delação premiada, e põe prêmio nisso!
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-criticas-a-lei-da-delacao-premiada

spin