sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Equador avança no rumo correto

Por Max Altman

Faltando apurar pouco mais de 10 por cento dos votos das eleições presidenciais e legislativas de 17 de fevereiro no Equador, é cristalina e contundente a vitória do presidente Rafael Correa e impressionante a votação recebida pelo partido Alianza PAIS para a Assembleia Nacional. Rafael Correa obtém 56,67 % contra Guillermo Lasso, seu principal concorrente de direita, com 22,97%. Os demais candidatos obtêm: Lucio Gutierrez, 6,85%; Maurício Rodas, 4,00 %; Alvaro Noboa, 3,68%; Alberto Acosta, dissidente de esquerda, 3,30%; Norman Wray, 1,35% e Nelson Zavala, 1,19%.

Quanto a Assembleia Nacional, apurados mais de 80%, a Alianza PAIS tem asseguradas 91 das 137 cadeiras do parlamento unicameral (66,42%). Faltam escrutinar 6 cadeiras relativas a equatorianos emigrantes vivendo no exterior em que Alianza PAIS alcançará pelo menos 4 delas, perfazendo 95 assentos (69,34%), expressiva maioria qualificada. Em relação às eleições de 2009, Correa cresceu 6 pontos percentuais, a desmentir a tese da ‘fadiga de material’. Seu partido, de minoria relativa alcança agora a maioria absoluta. Correa e Alianza PAIS ganharam nas quatro regiões do Equador – costa, serra, floresta e Galápagos. Cumpre ressaltar que as eleições foram transparentes, limpas e democráticas, fato comprovado por 320 observadores internacionais convidados pelo Conselho Nacional Eleitoral do país que em seus relatórios apresentaram sugestões que não comprometem o caráter de lisura do pleito.

Sintomaticamente, as análises e conseqüências desta consagradora eleição de Rafael Correa e de seu partido desapareceram de golpe das páginas da nossa grande imprensa como se fosse um fato irrelevante. Ela omite aos seus eleitores que Rafael Correa, 48 anos, alavancou nos seis anos que já está no cargo ambiciosos projetos de infraestrutura – estradas, aeroportos (acaba de ser inaugurado um moderno aeroporto internacional da cidade de Quito), portos, hidrelétricas - a par de importantes investimentos em educação e saúde, na construção de escolas e hospitais. Ao mesmo tempo tirou da pobreza milhões de equatorianos com um amplo programa de transferência de renda. O PIB cresceu nesses anos, em média, de 4,5 a 5 por cento anuais. A oligarquia que não costumava pagar impostos foi obrigada a fazê-lo, o que alimentou o tesouro nacional, apesar da carga tributária situar-se em níveis inferiores a 20 por cento. O motivo pelo qual Correa foi reeleito com larga margem é que seu governo promoveu progresso social. O povo não tinha nada nem semelhante ao que tem hoje, há muitos anos. Desemprego em níveis baixíssimos, redução acentuada dos níveis de pobreza, aumento forte nos investimentos em educação pública.

A principal razão para o apoio popular é a ênfase no atendimento às necessidades do povo, mais que qualquer interesse privado. Em vez de governar com “austeridade”, em obediência aos ditames das instituições financeiras e grandes corporações, o governo Correa investe em infra-estrutura e em educação, fiscalizando de perto a aplicação dos orçamentos públicos.

Em entrevista coletiva concedida logo após a confirmação pela contagem rápida de sua vitória, o presidente declarou enfaticamente que o primeiro que iria fazer era promover o desbloqueio de leis fundamentais que estavam “dormindo o sono dos justos” nas gavetas da Assembleia por anos a fio como a Lei de Águas, a Lei da Terra, o novo Código Penal e a Lei da Comunicação. Simultaneamente, a fim de manter as altas taxas de crescimento, irá estimular investimentos públicos e investimentos públicos ou privados internacionais, como o do Catar numa grande refinaria ou da brasileira Odebrecht na Central Hidrelétrica de Manduriacu.

Quando foi suscitado que seria, com a doença de Hugo Chávez, o novo líder da região, respondeu que ele, Morales, Cristina, Dilma, Mujica, líderes neste momento do processo de mudança histórica na América Latina, não buscam poder para si mesmos, querem tudo para o povo que representam, estando onde o povo mais necessitem deles, como qualquer operário ou camponês que constrói a pátria todos os dias.

A mais largo prazo, trata-se de consolidar a nova instituição e o papel do Estado. Na América Latina as elites dominantes nunca foram progressistas, que trabalhassem para o bem comum. Apropriaram-se dos frutos do progresso técnico dele excluindo as grandes maiorias.

A Revolução Cidadã implica, basicamente, mudar essa relação de poderes com vistas a atender os cidadãos, mirando as imensas maiorias, tratando precipuamente do ser humano e não só do capital. Fundar um Estado popular, forte, que represente todos os cidadãos.

A vitória de Rafael Correa é passo importante para tornar irreversíveis em nossa região as mudanças e que sejam os cidadãos a definir, soberanamente, o seu destino, e não o capital financeiro, os grandes meios de comunicação, países estrangeiros hegemônicos ou burocracias internacionais como o FMI ou Banco Mundial.

Pode-se observar em cada um dos países governados hoje por governos progressistas, a mudança de mentalidade das pessoas, mais importante que as grandes obras. Durante muito, muito tempo nossos povos foram tão castigados, tão excluídos e oprimidos que a esperança deixou de frequentar a vida das pessoas pobres.

A grande mudança é a volta da auto-estima. As pessoas estão motivadas, orgulhosas do que se faz em sua terra, sentem-se representadas pelo governo, recuperaram a auto-confiança. Este é o fator essencial para seguir adiante. E que todos aqueles que ascenderam às classes sociais mais altas possam entender por meio da educação, da informação veraz, da ação política e partidária, quais são os seus verdadeiros aliados.

Rafael Correa dedica capítulo especial à comunicação. Compromete-se publicamente a levar a Assembleia Nacional a aprovar e pôr em vigência a Lei da Comunicação, estimular novas tecnologias e incluir mais setores na configuração de um novo e diferente sistema nacional de educação, consolidar os meios de comunicação públicos como espaços de participação da cidadania, democratizar o espaço eletro-eletrônico e colocar a comunicação como tema prioritário. A grande imprensa local, propriedade de seis famílias, se havia tornado em atores políticos, acostumados a dominar de modo quase monopólico a agenda pública, arquitetando golpes, depondo presidentes, impondo outros. Recebia, e recebe, apoio de atores internacionais como o grupo Prisa da Espanha, CNN, Repórteres Sem Fronteiras, Sociedade Internacional de Imprensa, agências de notícias, agências financeiras como a Usaid e a Ned, que financiam Ongs internas que elaboram informes a seu talante sobre o valor da liberdade de expressão, formulam alertas e acusam governos em âmbitos internacionais. Por este trabalho não só recebem dinheiro como apoio político e diplomático que se expressa em prêmios e reconhecimentos. Acontece que esses meios de comunicação encontraram um presidente capaz de disputar a opinião pública e de utilizar a tecnologia moderna a fim de atingir amplos setores da população e levar a cabo diante deles, livre e diretamente, a batalha de idéias.

O embate político no Equador deixa-nos uma importante lição. A batalha de idéias precisa ser travada com inteligência, respeitando as posições políticas contrárias, mas com firmeza e, sempre que necessário, com contundência.

Finalmente, uma palavra sobre o Equador: 14,5 milhões de habitantes, extensão geográfica similar ao do Estado de São Paulo, povo acolhedor, Quito, uma cidade histórica, exemplarmente limpa, Guayaquil, moderna, boas estradas que se espalham pelo território. Tem tudo para ser uma estrela luminosa em nosso continente.

0 comentários: