terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez e os protestos da UJS

Do sítio da UJS:

Considerando as notícias falsas veiculadas acerca das manifestações provocadas pela vinda da blogueira Yoani Sánchez ao Brasil, a UJS (União da Juventude Socialista) vem a público esclarecer que:

a) A UJS defende a livre manifestação de ideias. Justamente por isso, para que todas as visões sejam apresentadas, é que participamos das manifestações relativas à visita da blogueira cubana ao nosso país.
 b) Não houve qualquer tipo de agressão contra Yoani Sánchez em nenhum dos atos dos quais participamos. Não houve mais do que manifestações pacíficas com o único objetivo de romper o cerco imposto pela mídia monopolista.

c) A manifestação de Feira de Santana não impediu a exibição do filme nem cerceou de qualquer modo o direito de Yoani se pronunciar. A UJS organizou uma manifestação democrática no local, Yoani chegou bastante atrasada e, ao entrar foi recebida apenas com palavras de ordem de protesto, nenhuma agressão verbal, muito menos física. Os responsáveis pelo evento permitiram nosso pronunciamento e, que entregássemos o nosso manifesto contra o bloqueio econômico à Cuba, que por óbvio, a falsa defensora dos direitos humanos se recusou a assinar. Em seguida, os militantes da UJS sentaram-se para assistir o documentário. Entretanto, com o argumento do “atraso nos horários”, os responsáveis pelo evento anunciaram o cancelamento do ato.

d) Defendemos a mais ampla liberdade de opinião. E, em nossa opinião, Yoani é um instrumento financiado pelo imperialismo norte-americano e europeu com objetivo de desestabilizar a heroica resistência do povo cubano. Infelizmente no nosso país meia dúzia de famílias monopolizam os principais meios de comunicação e querem que apenas a versão anti-cubana prevaleça. Nós não permitiremos que isso aconteça. Enquanto não houver uma lei de meios no Brasil, que permita que todas as vozes sejam ouvidas, protestos pacíficos como os que aconteceram serão necessários.

e) Os atos, portanto, vão continuar. Fazemos um chamado a todos os simpatizantes da revolução cubana para que juntos continuemos a dizer em alto e bom som: Abaixo o Imperialismo! Viva Cuba e a Revolução!

São Paulo, 19 de fevereiro de 2013

10 comentários:

Alberto disse...

Estranho. Nunca vi esta "indignação" com os vários casos de corrupção no Brasil nos últimos anos. O que faz o dinheiro, hein?

Anônimo disse...

Alberto, o cínico discursso atrelado à "ética" parte exatamente dos conservadores e reacionários que desconhecem o que seja ética. Eles se utilizam dessa palavra, vazia, para eles, como discurso único, já que não têm projeto algum para o Brasil, a não ser o do famigerado neoliberalismo. Temos que nos indignar até mesmo contra essa manipulação da direita. Não assumir a "bandeira da ética" como discurso sério é uma forma de se indignar diante de tanto cinismo da direita!Simples, assim... Quanto aos protestos contra a tal cubana - verdadeiramente traíra, à serviço dos interesses do estadunidenses -, é algo que se dá em toda a internet, em inúmeros países. Ora, ora...

Anônimo disse...

Esse "Alberto" é meramente um burocrata fazendo seu dever de casa e sendo renumerado para isso. Representa o ponto de vista já muito cansativo dos perdedores direitistas, provocando e procurando brechas inexistentes, como no comentário deste post. Sua função lembra um pouco a atividade de clipping, onde o jornalista coleta notícias relativas a um assunto específico. "Alberto", além de achá-las, tem a missão de jogar areia em cima e tentar confundir os leitores. É pequeno.

lacerda.sonia@gmail.com disse...

Oxente, ela veio para o endereço errado, aqui é Brasil e nós sabemos a quem esta moça está servindo. Ela com certeza será muito bem recebida na Casa Brana, FORA DO NORDESTE! FORA DO BRASIL

Anônimo disse...

Nossa não sabia que comentários neste blog tinham censura de um moderador.
Realmente liberdade não existe nem na internet. Alô a net é de livre expressão, tanto é assim que vários fenômenos de comunicação começaram em sites. Terrorismo nunca será tolerado neste País.

Adam Craig disse...

Aos inaptos seguidores da ad aeternum falecida teoria socialista comunista, loco uma kombi 66 pra levarem todos seus manifestantes para onde for necessário. Faço um precinho de camarada para camarada!

Marcelo Delfino disse...

Como se já não bastasse a imprensa brasileira, a UJS resolveu também dar importância demais a essa senhora da oposição consentida de Cuba, uma espécie de MDBista cubana.. Deram um pretexto que ela queria para posar de coitadinha. Esses caras tem que parar de comer Granma.

Diogenes, o grego disse...

Diversos brasileiros como eu tem se indignado e se manifestado contra atos de corrupção como os escândalos da privatização das teles, da troupe Cachoeira etc. Mas a Midia elitista conservadora boicota. Será, talvez por nao termos dinheiro?
Diogenes, o grego (no twiter: diogenesgrego)

Luiz disse...

Concordo com Alberto. Muito interessante esta manifestação orquestrada. Não vejo esta turma gritando na porta de escola que é mal cuidada. Não vejo na porta de presídios pedindo melhores condições para os presos. Não vejo protesto contra o sistema de transporte público.

Cassio disse...

Defendem a ampla liberdade de expressão,então por que não deixaram a mulher falar? Como essa UJS é escrota!