domingo, 31 de março de 2013

Mobilização em defesa do Viomundo

Da Rede Brasil Atual:

Um movimento surgido ontem (30) nas redes sociais está convocando uma reunião em defesa do Blog Viomundo para as 17 horas de terça-feira (2) na sede do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé – rua Rego Freitas, 454, 1º andar, República, Centro de São Paulo.

Na sexta-feira (29) à noite, após tomar conhecimento de que perdera uma ação judicial movida por Ali Kamel, diretor da Central Globo de Jornalismo, o jornalista Luiz Carlos Azenha, responsável pelo Viomundo, anunciou o fim do blog.

Azenha argumenta que não tem como pagar os R$ 30 mil impostos pela sentença, mais os gastos que terá com advogados para recorrer em outras instâncias, e, ao mesmo tempo, manter o blog. E desabafa:

“Durante a ditadura militar, implantada com o apoio das Organizações Globo, da Folha e do Estadão— entre outros que teriam se beneficiado do regime de força — houve uma forte tentativa de sufocar os meios alternativos de informação, dentre os quais destaco os jornais Movimento e Pasquim. Hoje, através da judicialização de debate político, de um confronto que leva para a Justiça uma disputa entre desiguais, estamos fadados ao sufoco lento e gradual”.

9 comentários:

reginaldo disse...

Espero que desce encontro nasce um solução para os blogs enfrentar a grande mídia. Nos somos muitos , somos milhares e juntos não podemos ser vencidos. Vamos criar um fundo em dinheiro , mas vamos também pleitear um canal de TV.Para que o canal de TV para podermos divulgar os blogs e os canais do youtube.com.

sergio m pinto disse...

Façam o esforço que for possível para que o Viomundo continue.
Não podemos ceder às pressões dessa mídia vendida e apátrida.

p disse...

Todos juntos por Azenha...
a luta não pode parar!

Anônimo disse...

Pela União dos Democratas para a criação de um diário, um canal de tv e varias rádios para se contrapor à grande imprensa. A unidade das fôrças democráticas é fundamental. Se em época muito pior existia "O Movimento", "Pasquim" e outros, por que não agora???

Luís CPPrudente disse...

É necessário estudar a ideia de se criar um fundo para a defesa judicial de blogues filiados ao Barão de Itararé.

Tendo esse fundo, os diversos blogues podem divulgar e pedir o apoio dos comentaristas e leitores dos blogues progressistas filiados ao Barão de Itararé.

Muitos de nós leitores e comentaristas queremos ajudar na manutenção desse fundo que será utilizado em casos como esse do Azenha.

Leve essa ideia adiante. Ela pode ser o início de uma frente única de blogues progressistas, nacionalistas e de esquerda na defesa da liberdade de imprensa, da democracia e da Ley de Medios.

Unknown disse...

é preciso criar um fundo , uma entidade que resperente o interesse da midia alternativa e que seja mantido com recursos dos socios.a BBC inglesa é mantida pelo povo. Porque a midia alternativa não pode ter um orgão que mantida por todos nós. 10. 000 pessoas doando 10 reais por mes , são 100 mil, e essas doações seriam justamente para contrapor a grande midia financiada pela elite corrupta do Brasil e do mundo. Nós somos mais , porem precisamos de lideranças queconduzam todo nosso potencial, politico, social e economico.

Henrique disse...

- Nossa(?) grande mídia não é nada mais que uma baixaria eleitoral-midiática que só sabe fazer jornalismo(?) declaratório!

- Quem tem medo da concentração midiática existente no país?

- “Regular a mídia é vital para torná-la melhor…”
Acredito que só mesmo através da internet pois as normas inseridas na Constituição são descumpridas há mais de duas décadas e o pior, a grande mídia e seus amestrados acusam-na, frequentemente, de “autoritárias” e de “ameaçadoras à liberdade de imprensa” – ou seja – o nosso Legislativo, o nosso Ministro das Comunicação são totalmente incapazes ou medrosos (de uma maneira crônica) de regular as comunicações – um objetivo TOTALMENTE descrito e determinado na Constituição Brasileira.

- Por que o Ministro das Comunicações é subserviente à grande(?) mídia?

- Por que o Poder Legislativo é omisso contra o abuso de poder dessa imprensa(?)

- Por que o Congresso Nacional faz uma omissão inconstitucional NÃO LEGISLANDO sobre as matérias constantes dos artigos 5°, inciso V; 220, § 3º, II; 220, § 5°; 211; 222, § 3º, todos da Constituição Federal?

- Por que o Estado deixa esta imprensa(?) se apropriar de um bem público que pertence ao povo?

- Qual homem público TEM MEDO da regulação dos meios de comunicação de massa – regulação essa, TOTALMENTE ESTABELECIDA NA CONSTITUIÇÃO!

- A desregulação das comunicações, A QUEM INTERESSA?

- Afinal, quem banca o Brasil – o interesse coletivo ou o interesse privado?

- ...?

Na ditadura, os grandes(?) da mídia foram aquiescentes com o regime. Hoje, os mesmos, com a anuência de um certo judiciário revivem sem nenhuma parcimônia os ‘atos institucionais’ que calaram a democracia por 21 anos.

O QUE FAZ O MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES!?

POR QUE O CONGRESSO NÃO CUMPRE A CONSTITUIÇÃO!?

Ricardo G. Ramos disse...

Aguardamos, ansiosos, deliberações do Itararé. Gostaria de participar de alguma forma para manter o Viamundo e o brilhante jornalista na linha de frente contra o arbítrio e as mentiras da Mídia servil que hoje - dia da mentira - sopra velinhas por mais um aniversário dos crimes da Ditadura e seus asseclas.

nbcfiege disse...

Também estou dentro da roda para ajudar Azenha a resistir. "Todos juntos somos fortes".