quinta-feira, 7 de março de 2013

Os que festejam a morte de Chávez

Por Altamiro Borges

Logo após o anúncio da morte de Hugo Chávez, um grupo de venezuelanos residentes nos EUA saiu às ruas de Doral, subúrbio de Miami, para festejar. No ato macabro, que evidencia todo o reacionarismo das elites, eles aplaudiram e esbravejaram contra o líder bolivariano. Segundo a agência Associated Press, eram poucas pessoas, mas com forte sentimento anti-Chávez. “Estamos festejando a abertura de uma nova porta, de esperança e transformações”, justificou Ana San Jorge, uma das manifestantes histéricas.

Miami possui a maior concentração de venezuelanos residentes nos EUA – cerca de 190 mil. Parte deles migrou para a cidade após as primeiras medidas de Hugo Chávez favoráveis aos setores mais excluídos do país e contra os privilégios dos ricaços. O próprio prefeito de Doral, Luigi Boria, é um venezuelano radicado nos EUA, filiado ao Partido Republicano e famoso por suas posições reacionárias. Ele participou da festa e afirmou que a morte de Hugo Chávez possibilitará que oposição oligárquica retome ao poder na Venezuela.

A festança da direita em Miami é a expressão do ódio de classe. Ela gerou indignação inclusive no escritor brasileiro Paulo Coelho, que enviou mensagem na sua conta no twitter: “¿Murió Hugo Chávez y hay gente que se alegra? La burla al dolor ajeno, sólo demuestra la pobreza y miseria humana”. Fora de Miami, nas redes sociais e nas redações de alguns veículos midiáticos do Brasil, outras figuras patéticas e elitistas também devem estar festejado a morte do líder bolivariano, que tanto medo causava aos ricaços.

6 comentários:

Ignez disse...

Torpes e vassalos são o que são esses reacionários, intolerantes. De quanta baixeza são capazes!

Welington Silva disse...

Isso demonstra a força da política do Chávez e a miopia da elite reacionária, que considera a morte deste HOMEM como o sepultamento dos seus ideais. Eles verão...passarão...nós, e CHÁVEZ...passarinho.

Gustavo Moreira disse...

Os "escualidos" terão que se conformar para sempre: Chávez morreu, mas logo após derrotá-los fragorosamente mais uma vez.

gustavoacmoreira.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ao falar do cancer em chaves o nosso glorioso Marvel parreira, demonstrou ser conhecedor da doença, sera!! Que ele tinha informações secretas de uma tal CIA de como foi colocado ou induzido no presidente venezuelano aquele tipo de cancer.

Jader disse...

"Estamos festejando a abertura de uma nova porta, de esperança e transformações"... Nada exagerado, apenas a prática da cidadania, afinal, Chávez transformou vizinho em inimigo de vizinho na ex-pacífica Venezuela e arruinou a economia.

Unknown disse...

A melhor resposta é dada pelo pp Chávez: "Àqueles que desejam minha morte desejo longa vida para que vejam a vitória da revolução!"

armando do prado