quinta-feira, 18 de abril de 2013

Serra será candidato de Campos em SP?

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Seis meses atrás, escrevi: os tucanos querem transformar Eduardo Campos (fortalecido nas eleições municipais de 2012) em linha auxiliar do PSDB; mas é mais fácil os tucanos virarem linha auxiliar do neto de Arraes.

O quadro começa a se delinear…
O site 247 noticia que Serra e Campos tiveram mais um encontro “secreto”. O segundo encontro em poucas semanas. Serra teria acertado sua ida para o MD – o novo (?) partido criado por Bob Freire, com a fusão de PPS e PMN. O MD vai apoiar Eduardo Campos à presidência. Também iriam para o MD Cristóvam Buarque e Pedro Taques, do PDT. Até Randolfe (PSOL) teria sido sondado…

Serra, especula-se, seria o candidato do tal MD a governador de São Paulo. Contra Alckmin. Serra daria um palanque forte a Campos no estado mais populoso do Brasil. E daria o troco nos adversários internos no PSDB. O tucanato alckmista acaba de derrotar Serra na disputa pela presidência do PSDB em São Paulo. O vereador Andrea Matarazzo (serrista) foi escorraçado pela turma de Alckmin.

Serra, assim, serviria de linha auxiliar para Eduardo Campos – e arrastaria para o projeto do pernambucano outros desgarrados do demo-tucanismo.

Num quadro desses, difícil imaginar uma eleição fácil para Dilma, como especulam alguns petistas. Dilma tem 70% de popularidade. Ok. Mas Lula tinha índice parecido em 2010. E Dilma teve que amargar segundo turno.

2014 deve vir com a economia relativamente arrumada, sem desemprego. Mas também sem crescimento robusto. O empresariado estaria ressabiado com Dilma, louco para encontrar um novo ancoradouro. Serra pode ser mais do que um palanque em São Paulo. Ele seria o fiador de Eduardo Campos junto à burguesia paulista.

Aécio enfrentaria, assim, um quadro complicado. Teria o apoio decidido de Alckmin (que precisa formar uma trincheira forte pra enfrentar o PT). Mas com Serra ao lado de Campos, o candidato tucano perderia muitos votos paulistas.

Eu apostaria numa eleição em dois turnos em 2014.

Aécio – apesar de tudo – será bem votado em Minas. Terá votos em São Paulo, no Paraná, e contará com votos do tucanato dispersos pelo Brasil. É candidatura para 15% a 20% dos votos.

Eduardo Campos sairia forte de Pernambuco, e poderia se transformar no Plano B da burguesia que desconfia dos arroubos juvenis de Aécio e está ressabiada com o tal “centralismo” de Dilma. Também é candidatura para 15% a 20% dos votos.

Se colocarmos na balança Marina (com ou sem a “Rede” oficializada; até porque ela poderia sair candidata por outra legenda) e outros franco-atiradores, devemos imaginar que os outros candidatos podem, sim, somar algo em torno de 50% ou 55% dos votos válidos.

Dilma terá dificuldades para fechar a eleição em um turno só. Se o adversário dela for Aécio, fica mais fácil a petista vencer. Se for Eduardo, pode-se dar um quadro de todos contra Dilma no segundo turno. E mais: a militância que ajudou a empurrar Dilma em 2010 não parece tão animada com a presidenta. Sabe que ela é melhor do que os adversários conservadores. Mas a militância está ressabiada também…

E Lula? Há quem veja o ex-presidente ativo demais. Dando sinais de que, numa “emergência”, aceitaria voltar ao palco principal. No PT, muita gente torce por isso.

Mas vai acontecer? A essa altura, parece improvável… Mas não impossível.

7 comentários:

Anônimo disse...



Sò concordo em 345 com o artigo. Há mais coisas sutis em tudo. Quanto ao raciocínio, sim. Quanto ao resultado não.

E quanto a Cristóvan Buarque, fico triste. E fico ressabiada com o futuro. Se uma pessoa assim se une a Serra, em quem confiar?

Anônimo disse...

A militância está desanimada??? Não seja prepotente, ao achar que voce e o Azenha representem a militância, estão redondamente enganados. A militância dá os mais de 70% de aprovação de Dilma. Se dependesse de voces e da grande imprensa ela não teria tal aprovação!!!!! Portanto, Rodrigo's e Azanhas's, parem de chorar e escolham seu caminho, a democracia propicia isto. Alias, o Azenha já escolheu, um vereador de 3.000 votos em São Paulo e um Prefeito de uns 1,5% votos, em 2012. Eu faço parte dos mais de 70% que apoiam Dilma, estamos muito animado com seu governo, com PT e seus aliados. À reeleição de Dilma!!!!!

Luis disse...

Tem um certo blábláblá nessa história? Talvez o candidatão mesmo em 2014 ainda vai ser o Cerra, ou ele não está muito comportadinho demais nessa jogadinha ilusória. Acredito que ele vai dar a volta em todo mundo e sair candidato a presidência, escreve aí Rodrigão.

Ana Cruzzeli disse...

Minha pesquisa de boca em boca dizem o contrário.
Em 2010 perguntei aqui em Brasilia porque algumas pessoas conhecidas não votavam em Dilma.
Eles disseram, porque não a conheciam.Por incrivel que parece muitos achavam que Marina era a candidata do Lula, estou falando dos despolitizados é claro que é a maioria.

Hoje quando falo de Dilma, há um sorriso nos lábios antes do comentário. Numa assembleia de professores, o PSTU que tem representação no SINPRO foi ao palanque falar da malvada da Dilma.

NENHUM COMENTÁRIO foi feito pela plateia. Um silencio ensurdecedor. Isso quer dizer que as pessoas já não aceitam falar mal da Dilma.

Não vemos nela uma gerentona dura como a baronesa do neoliberalismo ingles como muitos querem crer. Não, Dilma é vista pela sua humanidade e sobretudo pelo cuidado que trata as coisas do Brasil.
Se minha bola de Cristal estiver tudo de bom, acho que ela leva no primeiro turno com certa folga.
Dilma é extremamente cuidadosa ela está guardando o melhor para 2014.
O que Dilminha vai enfrentar
1- Um desconhecido DuduTraira
2-Uma Marina enfraquecida
3-Um Serra e ou Aécio que lembra o desgoverno de Bambi, o corno Diamante que vendeu e endividou o Brasil.
4- Temos em SP o TudoDeBom do Haddad fazendo a festa na capital com sua competência, simpatia e humildade.
5-Em GO o Marconi Perillo caindo nas tabelas para desgosto do Serra.
6-Em Brasilia a imprensa não derrubou o petista agora aguenta que será chumbo grosso.
Enfim,tô tranquila, pois Dilma só no sapatinho nas cabeça de tucano fazendo nossa festa.
Já o Dudutraira, volto a dizer vai levar uma nas fuças para aprender, ele não vai chegar nem a 10% dos votos e até nisso Dilminha será OTIMA, pois abrirá o estado para o fortalecimento da esquerda cansada de gente TRAÍRA do povo brasileiro.
Não, se tem alguém a temer é a oposição. Vimos o que Dilma fez ao casal 45 da Rede Golpe e de quebra ao Papa Bento. O Papa se meteu com Dilma e se estrepou, foi tão LINNNNDIUM.

Sabe aquela historia, ESCRITO NAS ESTRELA... Então é disso que se trata. Estava escrito que Lula acabaria com os traidores da pátria. Dilma será o arremate.

Gentem, o Dudu está doidim para Dilma demitir seus ministros. Como é que pode alguém pode ser tão obtuso como esse cara? Dilminha cozinha muito bem traíra.
Dilminha não está de salto alto, muito pelo contrário e transmiti isso a galera. O PT e seus aliados cresceram ainda mais em 2012 esse capital politico será levado para 2014.
A oposição tem somente um balão murcho de um golpe tentado e fracassado com o companheiro Dirceu, Genuino e cia.
A vitoria de Pirro de 2012 com a condenação desses herois será a perdição da direita que ainda possui o judiciário a seu favor. A revolução no Judiciário, essa ultima fronteira do GOLPE será tomada.



Anônimo disse...

Luis o Serra näo vai dar a volta, ele vai dar o nó em todo mundo e depois dará o rasteiro tambem. O que mais me deixa emcabulado é o Dudu se juntar á essa gente. Dudu, quem te viu , quem te vê.

Anônimo disse...

Essa discussão toda pra saber quem vai perder a eleição? Eu voto no Aécio, perdedor 2014.

Anônimo disse...

Quem é mais traíra??? O Edu ou os "blogueiros progressistas psolistas"???