quinta-feira, 6 de junho de 2013

Danuza Leão é demitida. Coitadinha!

Por Altamiro Borges

Saiu hoje (6) no Portal Imprensa:

A colunista Danuza Leão encerrou suas atividades na Folha de S.Paulo, diário em que atuou por 12 anos, na última segunda-feira (4/6).

De acordo com Ancelmo Gois, de O Globo, Danuza afirmou que sua saída tem a ver com cortes no jornal.

“Já estava na hora de dar um tempo neste casamento. Eu não tinha coragem. O jornal acabou resolvendo um problema meu”, disse a colunista.


*****

Difícil de acreditar que ela ficou contente com sua dispensa – logo ela que prestou tantos serviços ao jornal da famiglia Frias, atraindo leitores das “zelites” com seus artigos elitistas e preconceituosos. Como Danuza Leão irá manter seu padrão de vida – comer caviar, viajar para o exterior, esbanjar opulência consumista? Nos últimos tempos, a jornalista se tornou uma das principais referências da elite nativa inculta e egoísta. Os seus artigos causavam frisson nas socialites e ricaços. Agora, no rastro da crise e das demissões sumárias do Grupo Folha, ela simplesmente levou um pé no traseiro!

Num dos seus últimos textos tacanhos, em março passado, Danuza Leão atacou a chamada “PEC das Empregadas”, usando argumentos típicos dos escravocratas contra o fim da escravidão no século retrasado. Para ela, todos iriam perder com a nova legislação que garante direitos trabalhistas aos empregados domésticos. As “pobres” patroas, que não teriam como pagar os benefícios, e os próprios trabalhadores, que seriam demitidos. Só faltou ela propor a volta da chibata e do pelourinho!

Em outro artigo, no final do ano passado, a socialite-colunista afirmou na maior caradura que ser rico no Brasil perdeu todo o glamour. “Ir para Nova York ver os musicais da Broadway já teve sua graça, mas, por R$ 50 mensais, o porteiro do prédio também pode ir, então qual é a graça. Enfrentar 12 horas de avião para chegar a Paris, entrar nas perfumarias que dão 40% de desconto, com vendedoras falando português e onde você só encontra brasileiros – não é melhor ficar por aqui mesmo?”, escreveu. E concluiu:

“Se todo mundo fosse rico, a vida seria um tédio... Se todos têm acesso a esses prazeres, eles passam a não ter mais graça... Não importa estar no lugar mais bonito do mundo; o que interessa é saber que só poucos, como você, podem desfrutar do mesmo encantamento”. Agora, jogada fora como bagaço pela Folha, como Danuza Leão poderá “desfrutar do mesmo encantamento”. Coitadinha!

24 comentários:

Ligia Marques disse...

Lia sempre a coluna da Danuza,pois antes de mais nada atuo como consultora na área de etiqueta social e corporativa há quase duas décadas.
Embora ela tenha sido um tanto elitista em alguns momentos, sempre a considerei uma pessoa esclarecida, culta e gostava de ler seus artigos (alguns muito bons), em sua maioria.
Se deixa agora de ser colunista do jornal que assino, considero isso uma perda, pois mesmo desagradando a algumas pessoas,Danuza colocava um contraponto em temas que provavelmente não serão mais abordados à luz de uma experiência como a dela. O debate é salutar.
Vejo a etiqueta hoje como um aperfeiçoamento da forma de nos relacionarmos com o mundo e isso inclui, sem dúvida, sabermos também respeitar e rebater com bons argumentos e conhecimento farto e embasado pontos de vista que, porventura, batem de frente com os nossos. Toda crítica é válida, assim como toda opinião deveria ser.
Ligia Marques
www.ligiamarques.com.br

Anônimo disse...

Coitadinha....da Ligia Marques....

H.Pires disse...

Uma música para essa DIREITA CAPITALISTA MIDIATICA curtir, até chegar a "cartinha" nada aguardada:

Cartomante

Ivan Lins



Nos dias de hoje é bom que se proteja
Ofereça a face pra quem quer que seja
Nos dias de hoje esteja tranqüilo
Haja o que houver pense nos seus filhos

Não ande nos bares, esqueça os amigos
Não pare nas praças, não corra perigo
Não fale do medo que temos da vida
Não ponha o dedo na nossa ferida

Nos dias de hoje não lhes dê motivo
Porque na verdade eu te quero vivo
Tenha paciência, Deus está contigo
Deus está conosco até o pescoço

Já está escrito, já está previsto
Por todas as videntes, pelas cartomantes
Tá tudo nas cartas, em todas as estrelas
No jogo dos búzios e nas profecias

Cai o rei de Espadas
Cai o rei de Ouros
Cai o rei de Paus
Cai, não fica nada.

Marcos Roma Santa disse...

De fato, a etiqueta me proíbe de dizer o que é, realmente, o comentário da senhora Ligia Marques.

Anônimo disse...

Já vai muito tarde esse maracujá de gaveta. Fede formol e estupidez. Deus a tenha.

Anônimo disse...

Para a ex-'diferenciada',como ela se
definiu certa vez,e mesmo num jornal
que apoiou a ditadura,antes tarde do
que nunca.Sinal de que nem para a tal
FSP ela é tão diferenciada assim...

Anônimo disse...

Ser assinante da FSP hoje FAZ MAL A SAUDE...e ler a diferenciada Danuza Não acrescenta absolutamente nada ...FSP e Danuza 2 inutidades

Anônimo disse...

falar o que diante disso ?FSP e DANUZA TUDO A VER!2 inutilidades na MATRIX!

Anônimo disse...

Também li muitas colunas de Danuza, sobre o dia a dia, amor, vida, etc, e sim, eram excelentes histórias. O problema de hoje Danuza ser detestada por grande parte dos leitores é devido a algumas colunas onde ela destilou um elevado preconceito contra as classes mais pobres. Ora, ela se prejudicou com estas colunas, mas insistiu no erro, talvez porque soubesse que agradava a uma parte do público elitista. É a lei de quem está na mídia: errou, perdeu a simpatia de muitos e não tem como corrigir isto mais.

marilena timossi disse...

a música acima citada trata-se na verdade de uma parceria com o compositor Vitor Martins,sendo a letra dele.
No mais, me parece um blog que destila inveja.

Me fez mal.

Patricia disse...

Uma perda imensa os artigos de Danuza Leão , que sabia com maestria escrever o que a maioria pensa e finge que não pensa

Anônimo disse...

Incrível como o ser humano tem a capacidade de ficar feliz com a desgraça alheia... coitadinhos de vocês!!!

Anônimo disse...

Precisas as palavras da Marilena Timossi: um blog que destila inveja.

Anônimo disse...

muita coisa que danuza leão disse foi mal interpretada. as críticas a determinados textos dela apenas demonstram incompreensão do próprio escárnio que estava fazendo da condição dos ricos e das elites.

Anônimo disse...

Concordo com a Patricia, ela, como eu, diz o que a maioria pensa e não sabe ou tem coragem de dizer. Acredito que ela viveu em um mundo diferente do nosso, simples mortais, e ela só falava de suas próprias experiências, correndo o risco de ofender os menos sortudos. Creio que ela teve muitos percalços, mas ninguém pensa nisso, só querem criticar.

Anônimo disse...

diante destas pérolas : "Se todo mundo fosse rico, a vida seria um tédio... Se todos têm acesso a esses prazeres, eles passam a não ter mais graça... Não importa estar no lugar mais bonito do mundo; o que interessa é saber que só poucos, como você, podem desfrutar do mesmo encantamento", o que dizer ?!??!! Contra fatos não há argumentos... pensamento elitista e preconceituoso que não tem mais espaço em um país que se levanta contra a corrupção e o preconceito em todas as suas formas incluindo o social.

Anônimo disse...

"correndo o risco de ofender os menos sortudos." rsrsrsrs Porque no capitalismo ser rico não é questão de influência, poder, força bruta ou etc... e sim de ter sorte ou não rsrsrsrs reaça me abraça <3

Anônimo disse...

Li um dos livros de viajem dessa senhora... e fiquei horrorizado! Vivo em Sevilha, e ela escreveu barbaridades inventadas sobre a cidade, sem nenhum critério ou rigor jornalístico... Para mim, ela já tinha perdido a credibilidade a muito tempo!

Humberto disse...

País rico é país sem Danuza Leão.

May Singh disse...

A sua saída da Folha, altera pouco o padrão de vida dela, Danuza não é nova rica, é uma mulher que de fato já nasceu em berço de ouro, família rica, fez um casamento rico também. Hoje ela vive do que sempre teve, ser demitida da folha pouco muda sua vida.
E Danuza é uma mulher inteligente e culta, não aprovo sua conduta de desprezo a probeza, e que deve ter sido mau colocado...afinal, elegante e fina ela também é, não cometeria essa indelicadeza.

Anônimo disse...

A coluna de Danuza que vem sendo execrada pela esquerda não tem nada de reacionário. Ao contrário,Danuza critica, de forma inteligente, o amor dos ricos pelos bens que poucos podem ter e a determinação de excluirem os não abastados de seu convívio. Os que acham que Danuza mostrou grosseira discriminação são aqueles que somente conseguem compreender textos simples, primários, do tipo: "A jarra é bojuda. Jiji jogou a cajuada da jarra. Cajuada é de caju".

Anônimo disse...

pelo visto a grande maioria desses conmentaristas aqui são semi anlfabetos...ou tem dificuldades de interpretação de texto.... Danuza Leão é o que é...e seus textos sempre foram irônicos, críticos e autênticos... as vezes o seu ponto de vista não é o meu...e daí? quem quer viver num mundo em que só a minha opinião é a certa??? gente ignorante...a começar pelo infeliz que escreveu ´a matéria cheio de rancor... e despeito.

André disse...

Mais um que se acha e se sente ofendido ao ver pessoas falando a verdade uma pessoa mesquinha e pobre de espírito. Ela ficou tanto tempo na Folha por ser um jornaleco da mesma laia dela. Se fosse um jornal que d~e o respeito, ela não teria ficado nem 1 ano! Certo foi o Xico Sá que caiu fora desse "gibi" elitizado!

Anônimo disse...

Esse argumento de que "ela quis dizer o que não disse" não convence. Quer falar, fale claramente....afinal de contas, o artigo é público e as interpretações são livres. Danuza Leão é elitista sim! Nunca escondeu isso. O fato de ter opiniões inteligentes sobre alguns assuntos não tem o condão de torná-la uma pessoa justa e generosa. É uma pessoa com opiniões inteligentes, mas elitista. Uma coisa não exclui a outra. E, como já dizia o artista, "não desejamos mal a quase ninguém".