quarta-feira, 26 de junho de 2013

O Globo e a arte de fazer panfletos

Por Wevergton Brito Lima, no sítio Vermelho:

Alguém aí tem alguma dúvida sobre como se faz um bom panfleto de oposição? Pois se tem, procure alguma banca pela cidade, se for morador do Rio, compre o jornal O Globo de hoje (25 de junho).

Já fazia quase um mês que eu não comprava o diário da famiglia Marinho, mas minha porção masoquista não resistiu à curiosidade de ver como Ali Kamel e seus colunistas amestrados tratariam o mais importante fato jornalístico do dia anterior: a ofensiva política do governo Dilma propondo uma constituinte exclusiva para a reforma política e um pacto com governadores e prefeitos em temas como transporte, saúde e outros.

A manchete da capa já começa a dar o tom: “Dilma propõe Constituinte e cria polêmica com Congresso e STF”. Como sempre opinando e desinformando, O Globo levará o descuidado leitor que confiar nesta manchete a crer, pela forma como ela está redigida, que TODO o Congresso e TODOS os ministros do STF têm resistência à proposta.

Esta impressão ficará mais forte na mente do gentil senhor, e da encantadora senhora, assíduos leitores de O Globo, ao lerem logo abaixo da manchete principal a “repercussão das propostas da presidente”. Rigorosamente de acordo com o manual Ali Kamel de jornalismo, foram ouvidos apenas quem pudesse dar uma declaração afinada com a manchete principal: Carlos Veloso (ex-ministro do STF): “Não passa de uma medida para enganar a população (...)”. Miro Teixeira (deputado federal): “Existem outras questões (...)”. Marcus Vinícius Furtado (presidente da OAB): “É algo que pode ser resolvido sem necessidade de mexer na Constituição (...)”. Marcelo Hotimsky (Movimento Passe Livre): A gente viu a Presidência completamente despreparada (...)”.

Um pequeno parêntesis para dizer o seguinte: Como destaquei apenas a primeira frase de cada depoimento, é bom ressaltar que Miro Teixeira, conhecido representante dos conglomerados de comunicação no Congresso, deu uma no cravo e outra na ferradura. A declaração completa de Miro Teixeira publicada na primeira página dizia ainda, depois da frase inicial que já citei: “Considero a proposta da Dilma um primeiro passo, mas não o esgotamento da pauta”. Percebam o malabarismo de Miro. Ele recebe como pagamento por seus serviços ao monopólio da mídia uma promoção desproporcional ao seu real peso político (nesta mesma edição ocupa dois terços da página 8, com uma grande entrevista ilustrada por uma imensa foto). No entanto, como Miro iria atacar uma proposta que, em sua essência, foi feita por ele mesmo em 1997 (convocar uma constituinte para tratar da reforma política, tributária e sobre o pacto federativo)? Assim, tomando enorme cuidado para não se desmoralizar e ao mesmo tempo não ser contraditório com o tom da manchete do jornal ao qual serve tão fielmente, o ex-chaguista começa a declaração em tom negativo: “Existem outras questões” (frase totalmente acaciana, pois em relação a qualquer assunto existem “outras questões”). E mesmo quando parece elogiar, está na verdade apontando limites à proposta já que é apenas o “primeiro passo” (como se fosse possível iniciar a caminhada sem dar o primeiro passo) e “não esgota a pauta”.

Bom, deixemos o ex-chaguista de lado e voltemos ao jornal. Nas páginas seguintes sucedem-se os ataques.

Da página 3, quando começa a editoria “País”, à página 14, quando acaba a editoria “País”, são nada menos do que 11 manchetes com conteúdo negativo. Isso mesmo 11 manchetes contrárias em 12 páginas; na verdade 11 páginas, já que a página 5 é totalmente dedicada à publicidade de uma multinacional. E olha que eu não estou contanto a coluna do Merval Pereira, como sempre uma ode à imbecilidade. Mas vamos às manchetes:

“Elogios em público, reclamações longe dos microfones” – Página 3.

“Proposta de Plebiscito causa polêmica até entre aliados” – Página 4.

“O risco é de manipulação” – Página 4.

“Constituinte com tema único é criticada por juristas” – Página 6.

“Plebiscito agora ‘turbina a turbulência do país’, afirma cientista político” – Página 6.

“Oposição lança agenda própria e ataca presidente” – página 7.

“Serra diz que proposta da presidente é absurda” – página 7.

“Corrupção e transporte tiram o sono do ‘gigante’” – página 8.

“Na saúde, medidas já não são novas” – Página 9.

“Só 16% das verbas para mobilidade urbana foram gastas” – Página 10.

“MPL: governo está despreparado para debater transporte coletivo” – Página 11.

É claro que não é só na editoria “País” que o “jornalismo imparcial” de O Globo se manifesta. Um dos principais colunistas (editoria Rio), Ancelmo Gois, o mesmo que há poucos dias decretou a morte da UNE (mal sabe Ancelmo que ao longo de décadas outros invertebrados como ele também decretaram a morte da UNE, sendo que não restam hoje destes carrapatos sequer a lembrança), publicou frases de “celebridades” sobre as manifestações, vou citar apenas quatro para não embrulhar ainda mais o estômago do leitor: Cauã Raymond: “País desenvolvido não é onde pobre tem carro, mas onde rico anda de transporte coletivo”; Isis Valverde: “Desculpe o transtorno. Estamos mudando o Brasil”; Lília Cabral: “O Brasil acordou”. Nelson Motta: “O povo unido sem sigla e sem partido”.

Fico imaginado como se sente a Dilma. Afinal, ela ainda não teve a coragem de enfrentar o monopólio da mídia, mas mesmo assim é como vemos nesta edição de O Globo: massacre.

O que justifica está covardia em uma mulher que, reconhecidamente, não é covarde?

Como um governo democrático convive com a ditadura e monopólio da mídia sem reagir e tendo um ministro das comunicações que só faltou se ajoelhar tal a submissão que demonstrou em recente entrevista a revista Veja?

Realmente, a inércia deste governo no que tange à comunicação só será sacudida pelas ruas. Um aspecto positivo das manifestações foi sem dúvida o praticamente unânime repúdio à Globo. Curioso que nenhuma das “celebridades” ouvidas pelo Ancelmo Gois reflita sobre esse fenômeno, que foi tão claro nas ruas.

Queremos informação de qualidade, plural, democrática e, até onde isto é possível, isenta. Ninguém suporta mais panfleto em forma de jornal, seja ele impresso ou televisivo.

É aviltante e contra qualquer princípio democrático, termos que conviver com um monopólio privado que impede de chegar ao público qualquer crítica de que seja alvo.

Lutar pela democratização da mídia é lutar pela democracia.

3 comentários:

Anônimo disse...


... A GLOBO, a 'veja' &$ A ARTE DE PRODUZIR PANFLETOS, FACTÓIDES &$ OUTRAS LAMBANÇAS!...

[DA SÉRIE 'O MUNDO PODE ACABAR'! (Risos) SEN-SA-CI.O-NAL! SENSACIONAL...]

###############################

O dia que o jornalismo investigativo da Veja descobriu mar em Belo Horizonte, MG

O perfil Reacionário fez o primeiro print.
Achei que era piada do Sensacionalista ou do DiarioPernambucano, porque sei que a Veja é a Veja, mas até para a Veja achei que havia limites, fui lá conferi e compartilhei: Daí fui fazer uma brincadeira com meu amigo Pablo Villaça e descubro que a Veja deletou o post, já que não conseguia mais postar no compartilhamento que fiz direto do perfil da revista no Facebook: Cliquei no link original do perfil da Veja e ela havia deletado da conta: Os governos paulistas compram esta revista para as escolas da rede do Estado. Tempos atrás uma das apostilas distribuídas peal Secretaria de Educação do Estado de São Paulo trazia uma mapa da América Latina com 2 Paraguais… … talvez os elaboradores tenham aprendido Geografia com a Veja ou seria os repórteres de Veja que aprenderam Geografia nas escolas estaduais de São Paulo que usam Veja como material didático? A Revista Veja fotografa mar em Belo Horizonte, é comprada por Alckmin para as escolas do estado de SP, é arduamente defendida pelos nossos representantes :http://mariafro.com/2011/12/14/o-tucano-floriano-pesaro-veja-e-jornalismo-carta-capital-e-lixo/ e recebeu só em 2012 400 milhões da SECOM. Será que a turma do #changeBrazil sabe disso?

FONTE: http://mariafro.com/2013/06/26/o-dia-que-o-jornalismo-investigativo-da-veja-descobriu-mar-em-belo-horizonte-mg/comment-page-1/#comment-61979

... LÁ VEM O MATUTO 'BANANIENSE' COM 'O DIÁRIO DO MENTIRÃO E DE OUTRAS MENTIRAS' NAS MÃOS ['SUJAS'(!)]!...

… [Mais um] ‘Boimate’ da ‘veja’ [do PIG], hein?!…

… Ah! Esse PIG!…

… Lá isso é jornalismo?! Lá isso é oposição, sô?!…

República Desses Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Emir Sader: Governo paga caro por não ter democratizado os meios de comunicação

em http://www.viomundo.com.br/politica/emir-sader.html#comment-457304

... LÁ VEM O MATUTO 'BANANIENSE' COM 'O DIÁRIO DO MENTIRÃO E DE OUTRAS MENTIRAS' NAS MÃOS ['SUJAS'(!)]!...

… O MESTRE EMIR SADER [MAIS UMA VEZ], CORRETO!…

[DA SÉRIE 'O MUNDO PODE ACABAR'! LÁGRIMAS! (Risos)]

...O 'JN' anunciou a decretação da prisão de um deputado de Rondônia!... O processo não tem nada a ver com a Ação Penal 470. Ponto final! Para o 'JN', ponto de seguimento(!)... ENTENDA: imediatamente a apresentação da matéria [sobre a decretação da prisão do deputado (de Rondônia)!], o mesmo (sic) 'JN', "e mais uns cinco minutinhos de fama" do Robert(o) Gurgel! Instado (idem sic) pelo diligente(!) repórter da emissora, *'o prevaricador covarde' vomitou mais ou menos assim: "Essa decisão é emblemática! [a ordem de prisão do deputado (de Rondônia!)] Inclusive, eu acho que os condenados na Ação Penal 470 já deveriam ter sido presos mesmo antes dessa fase de embargos, que só servem para protelar, protelar, protelar..." [O *prevaricador covarde - "a essa altura" - tentando, deliberadamente, injetar [mais] ódio na população contra os réus da Ação Penal 470, a mesma Ação Penal que não tem nada a ver com o processo relacionado ao deputado de Rondônia...

NOTA FÚNEBRE(!): o(a) leitor(a) imagina que o conluio 'JN'/Robert(o) Gurgel/DIREITONA "terminara momentaneamente" por aqui?! Se a resposta for afirmativa, ledo engano! Imediatamente após às declarações do *"prevaricador covarde", os âncoras do 'JN' - e 'jornalistas amigos dos patrões barões Marinhos' - anunciaram a próxima matéria: a cobertura de uma passeata realizada na capital de ... [Sim!] Rondônia(!) Em Porto Velho, o ato reuniu cerca de 2.000 pessoas - e os manifestantes protestavam... Contra a corrupção? Não! As manifestações expressavam descontentamentos pela precariedade dos serviços públicos de transportes... Em Porto Velho!...

"Pode 'to be'?!"...

... UMA PERGUNTINHA(!): lá isso é jornalismo?!...

EM TEMPO: continuemos pintados para a guerra! Mesmo porque a luta contra o fascismo é eterna!

República Desses Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Apelido disponível: Sala Fério disse...

A Revolução Coxinha, incitada via mídia tradicional e redes sociais, dá uma boa idéia de quais forças Dilma teria que enfrentar. Sem que o outro campo ideológico se faça presente, sem querer também sabotar o atual governo, não dá pra aprovar uma Lei de Meios. A Hidra tem sete cabeças ... e muitos tentáculos! A proposta coletar um milhão ou mais de assinaturas para pressionar o Congresso a aprovar uma lei que limite o poder absoluto dos monopólios midiáticos, limitando o próprio monopólio, já é um bom começo. Melhor que mandar Dilma enfrentar o monstro sem armadura e sem lança ... ou que ajudar a sabotá-la também, como alguns têm feito, para tirar algum dividendo político egoísta.