quarta-feira, 10 de julho de 2013

DEM apoia espionagem dos EUA

Imagem: http://actualidad.rt.com/
Por Altamiro Borges

Com 292 votos favoráveis, 86 contrários e 12 abstenções, a Câmara Federal aprovou na terça-feira (9) moção de repúdio à espionagem promovida pela Agência de Segurança Nacional dos EUA. A proposta foi apresentada pelo PT com base nas recentes e graves denúncias de que o governo ianque violou telefonemas e e-mails de cidadãos brasileiros. Os deputados avaliaram que esta ação atenta contra a soberania nacional e desrespeita o direito à privacidade. Apenas a bancada dos DEM votou em bloco contra a moção, o que comprova que os demos são amiguinhos dos capetas imperialistas.
Reproduzo abaixo a moção aprovada:

*****

Moção de repúdio
Nós, parlamentares da Câmara dos Deputados da República Federativa do Brasil, manifestamos:

O nosso repúdio à espionagem e o monitoramento de bilhões de e-mails, telefonemas e dados de empresas e cidadãos brasileiros, bem como do governo do Brasil, supostamente realizados por agências de inteligência dos Estados Unidos da América, que violam direitos de empresas e cidadãos brasileiros e atentam contra a soberania nacional.

Ao mesmo tempo, externamos o nosso apoio às iniciativas do Estado brasileiro, que pretende levar este grave caso à consideração da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Declaramos, ademais, nossa concordância com as iniciativas destinadas a criar uma agência multilateral, no âmbito do sistema das Nações Unidas, para gerir e regulamentar a rede mundial de computadores, poderoso instrumento de uso compartilhado da humanidade.

Por último, externamos a nossa apreensão com a segurança do cidadão norte-americano Edward Snowden, que está refugiado, há dias, no aeroporto de Moscou.


*****

Após a apresentação do texto, os líderes das bancadas do PT, PCdoB, PMDB, PSDB, PR, PSB, PDT, PTB, PPS, PV, PSOL, PRB, PMN e PEN discursaram em apoio. Contra a moção, falaram os lideres do DEM, PSD, PP e PSC, que consideraram a nota "prematura". Alguns deputados tucanos, porém, não seguiram a orientação do partido e se abstiveram  na votação - entre eles, Eduardo Azeredo (MG), Antônio Imbassahi (BA) e Duarte Nogueira (SP).

  

3 comentários:

Anônimo disse...


... Não recordo o nome de uma pessoa influente que, recentemente, afirmou: "Eu estou cada vez mais convencido de que a raiz desses últimos - e recorrentes(!) - movimentos de protestos decorre do sentimento de machismo ainda arraigado na sociedade brasileira!..."

Lamento não recordar o nome do autor desta formulação! No entanto, concordo integralmente com a tese!...

EM TEMPO: lembremos de uma mulher que, ainda muito jovem, foi presa e, covardemente, torturada nos porões sórdidos, espúrios e indecoroso do DOPS e de outras masmorras dos militares golpistas de 1964! Essa mulher resistiu de maneira altiva, destemida e de modo exemplar! Essa mulher de brio, coragem e competência é confiável e tem compromisso com o povo e a nação brasileira!... Sim: o nome dela é Dilma! Dilma Vana Rousseff, a Magnífica presidente do Brasil!... Pensemos nos interesses inconfessáveis que querem afastá-lo do comando do nosso país! A natureza abjeta dessa gente! Pensemos!...

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


errata: … Sim: o nome dela é Dilma! Dilma Vana Rousseff, a Magnífica presidente do Brasil!… Pensemos nos interesses inconfessáveis que querem afastá-la do comando do nosso país! A natureza abjeta dessa gente! Pensemos!…

Muito obrigado.

Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

A divergência não se soma a diversidade, a pluralidade num exercício democrático.
A divergência, muito além de se posicionar contra, atentou contra a constituição.
A divergência foi um ato insurgente e as razões são claras.