terça-feira, 27 de agosto de 2013

Os ataques a Ricardo Noblat

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

"Cría cuervos que te sacarán los ojos"

Dizem que este ditado espanhol - que Carlos Saura imortalizou num magnífico filme - tem origem no encontro de um nobre espanhol com um pobre mendigo, com olhos horrivelmente machucados e baços.

Perguntado, o homem contou que criara três filhotes de corvos abandonados no ninho. Eles cresceram, alimentados por ele, mas, um dia, atacaram-no e bicaram-lhe os olhos, furando-os.

Ricardo Noblat por ter defendido a vinda de médicos cubanos ao país está – nos brutais ataques que vem recebendo pelo twitter, e que reproduzo abaixo - sofrendo a violência de pessoas a quem, infelizmente, alimentou no ódio por tudo o que dissesse respeito a este Governo.

Não somos nós, dos chamados “blogs sujos”, que o fazemos. Podemos criticá-lo - e eu mesmo o fiz, algumas vezes – por discordar de suas posições. Mas creio que ele não pode dizer que nenhum de nós chegou sequer ao décimo da ferocidade de seus ex-adoradores, agora convertidos em ofensores.

Quem acompanha Noblat há muito tempo – e eu o leio desde o velho JB – sabe que seu blog criou pequenos corvos, desde o tempo da CPI dos Correios. Coronel, Nariz Gelado e outros pseudônimos ocultavam figura que se tornariam, na internet, militantes da intransigência e do ódio insano.

São pequenos corvos assim que saltam a bicar Noblat.

Ninguém deve se comprazer disso, nem murmurar algum “bem-feito”, que é a forma sórdida e pueril de ter felicidade com os problemas alheios. Nem imaginar, como fazem alguns dos seus críticos, que a polêmica vise apenas audiência.

Porque o mais preocupante nisso é se ter criado na internet (e na sociedade) uma camada – nada pequena – de pessoas que só têm ódio e agressividade em seus pensamentos e atos, que é capaz de apelar para todas as infâmias e acusações, as mais baixas e inimagináveis, contra a honra pessoal por razões de opinião.

Exatamente como se fez – com beneplácito do seu blog - contra Dilma na campanha de 2010 e sabemos se fará na de 2012.

E os corvos, de negro ou de branco, são o agouro da democracia e os bicos que cegam sua luz.

4 comentários:

Anônimo disse...


PROCESSO POR CALÚNIA E DIFAMAÇÃO JÁ! E O MENSALÃO DA CONSTITUINTE, SEGUNDO MIGUEL REALE JÚNIOR! ENTENDA

*O “jurista” Miguel Reale Junior e “o professor” da Universidade Federal de São Carlos, o tal Marco Antônio Villa, afirmaram que “os médicos estrangeiros são ‘meio-médicos’, e que é intolerável o exercício da ‘meia-medicina’ no Brasil!…” Além de capciosa e criminosamente incitarem a desconfiança e o temor na população brasileira…
Quando desmoralizado pelo jornalista Raimundo Pereira [revista ‘Retrato do Brasil’] ao ser indagado sobre a roubalheira do consórcio(!) PSDB/Alston/Siemens, “o jurista a serviço da direitona” gemeu: “Sim, eu confirmo que houve um mensalão na época da Constituinte! Eu tive a honra de conviver com o Ulysses Guimarães, e para acomodar a vitória do presidencialismo sobre o parlamentarismo, houve compra da consciência, do voto dos parlamentares! Qual foi a moeda? Concessão de emissoras de rádio e de televisão para os constituintes!…”
*programa ‘Roda Vida’, TV Cultura, edição de26/08/13

EM TEMPO FÚNEBRE(!): “o inclemente jurista” Reale Júnior – inclemente em se tratando da condenação dos réus do mensalão (o do PT!) – asseverou, com toda a serenidade, que “é tradição do Brasil dar asilo político, portanto esse instituto deve ser concedido ao senador corrupto boliviano!”…
“Pode ‘to be’?!”…

Que “elite” é essa, sô?!…

E que país é esse?! “É o ‘brazil’ radicalmente mudado (sic) por um menino paupérrimo – e muito humilde (idem sic) – chamado Joaquim!” Coitado do Ruy Barbosa!…

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Cambada de fascistas! Verdadeiro lixo. Só demonstra que para esses aí e aqueles que foram vaiar os médicos cubanos no aeroporto não tem que da moleza(concordo que não se dá colher de chá pra bandido muito menos para o pior tipo, os bandidos fascistas!) E quanto a compra de votos na época da constituinte Messias, eu não sei mas lembro da escancarada distribuição de emissoras de rádio e tv por Zé Sarney para aumentar seu mandato para 5 anos. Época em que muitos que hoje o criticam, o adoravam, principalmente a rede globo que manteve e até aumentou o seu poder no pós ditadura, nomeando inclusive o ministro das telecomunicações ACM (se bem essa prerrogativa ela perece exercer até hoje)
Leonel Santos-Alvorada RS

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Parabéns, Brito, pela dignidade de seu comentário.

Anônimo disse...

Engracado que quando é um "jornalista", pode se por a falar e escrever toda a sorte de barbaridades. Destroem reputacoes, difamam categorias, e isso é chamado "liberdade de expressao".... Ora, quem tem culhao para escrever, tem que ter CULHAO para aguentar o rojao. Noblat foi , sim, irresponsavel e leviano ao criticar toda a sociedade medica brasileira, de onde vieram os medicos que acabaram de salvar-lhe a vida. Menos, sr. Brito, menos, muito menos....