sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Um balanço dos governos Lula e Dilma

Do sítio da Fundação Perseu Abramo:

No dia 26 de agosto, às 10h30, acontece o debate de lançamento do livro do economista João Sicsú "Dez Anos que Abalaram o Brasil" (Geração Editorial) na Fundação Perseu Abramo. O evento contará com as participações de Marcio Pochmann e Joaquim Soriano, da diretoria da FPA, e terá transmissão online, pela TevêFPA.

O livro aborda os dez anos de governos Lula e Dilma. Apesar do título, não se trata de um livro de elogios e confetes. Segundo o autor, "passado e futuro são tratados no livro sobre os governos Lula e Dilma". Para Sicsú, trata-se de "um ensaio analítico que traz muitos números que mostram as mudanças ocorridas no país nos últimos anos. As diferenças reveladas entre o desempenho dos governos do PSDB e os governos do PT chegam a ser assustadoras. Gráficos mostram como o país ficou paralisado nos anos 1990. Um exemplo: o investimento médio da Petrobrás entre 1995 e 2002 era inferior a US$ 6 bilhões. Hoje, supera os US$ 40 bilhões".

Há também críticas às administrações petistas. Os governos de Lula e Dilma não contribuíram para a desconcentração dos meios de comunicação, não existe um projeto de desenvolvimento explicitado e conhecido pela sociedade, entre outras. Porém, a conclusão mais importante do livro é que no período de 2003-2012 o povo brasileiro entrou em cena. As mudanças que ocorreram foram basicamente aquelas que transformaram a vida material de dezenas de milhões de brasileiros: redução do desemprego, aumento da renda e novas esperanças voltaram.

O autor arrisca uma pauta para a próxima década: o desejo e a necessidade de socialização e ampliação do bem-estar. Nos anos dos governos de Lula e Dilma, a grande transformação social ocorreu dentro da casa de cada família: mudanças econômicas provocaram mudanças sociais. A vida dentro de casa melhorou: emprego, renda, churrasco, novos eletrodomésticos, carro popular trouxeram dignidade e tranquilidade. A próxima década para representar uma nova transformação tem que mudar a vida do cidadão fora de casa. Para ser diferente, o novo decênio terá que ofertar, segundo o autor, "saúde, transporte, segurança pública, saneamento etc.".

Para o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, o livro de João Sicsú é "leitura recomendada para aqueles que desejam compreender a grande mudança que ocorreu no país no decênio 2003-2012. Os governos dos presidentes Lula e Dilma fizeram história para o povo brasileiro. Não é possível analisar esses dez anos sem falar do povo, do trabalhador, da redução do desemprego e da distribuição da renda. "Dez Anos que Abalaram o Brasil" traz análises e números que retiram o debate do campo ideológico, mostra a realidade como ela é. Mostra os avanços, as dificuldades e os desafios. É livro para ser lido e consultado de forma permanente".

0 comentários: