sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pesquisa Ibope e a ressaca de Aécio

Por Altamiro Borges

A pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta-feira (26) representou uma ducha de água fria nas pretensões da oposição. Ela mostra que a presidenta Dilma Rousseff cresceu oito pontos percentuais nas intenções de voto, após a queda brusca verificada a partir dos protestos de rua de junho. Marina Silva perdeu seis pontos e Eduardo Campos empacou de vez. A maior vítima da sondagem, porém, foi Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano. Ele deve estar curtindo uma baita ressaca. Além de encolher na pesquisa, o senador mineiro ainda viu o seu adversário no PSDB, o paulista José Serra, superá-lo na corrida presidencial. O ninho tucano vai pegar fogo nos próximos e decisivos dias.

No primeiro cenário pesquisado pelo Ibope, a presidenta Dilma salta de 30% para 38% na preferência dos eleitores, ampliando sua vantagem sobre a segunda colocada, Marina Silva, de oito para 22 pontos percentuais. A ex-senadora, que ainda tenta viabilizar a Rede Sustentabilidade, despenca de 22% para 16%. Já o senador Aécio Neves (PSDB-MG) cai de 13% para 11%, e o governador Eduardo Campos (PSB-PE) oscila de 5% para 4%. Já no segundo cenário, em que o concorrente tucano é José Serra, Dilma segue na frente, com 37% das intenções de voto, Marina Silva se mantém em segundo, com os mesmos 16%, e o ex-governador paulista supera o rival mineiro - obtendo 12% dos votos.

Nas últimas semanas, Aécio Neves teve forte exposição na mídia e até realizou caravanas por alguns estados brasileiros - abandonando suas noitadas cariocas. Ele também parecia ter consolidado a sua candidatura no interior do PSDB, com a cúpula tucana abortando a proposta de prévias na legenda. Mesmo assim, o senador mineiro não consegue deslanchar. José Serra é seu carma, seu bafômetro. A nova rodada de pesquisas do Ibope deve conflagrar ainda mais o ninho tucano.  

*****

Leia também:





2 comentários:

João Paulo Lamberg Mello disse...

FRUTO PODRE CAI SOZINHO:

http://fococidadao.blogspot.com.br/2013/09/fruto-podre-cai-sozinho.html

RLocatelli Digital disse...

Tomara que o Aébrio caia fora e Serra seja o candidato tucano. Eu adoro quando Serra sai candidato.