terça-feira, 12 de novembro de 2013

Aécio, Serra e a lavação da roupa suja

Por José Dirceu, em seu blog:

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), em Manaus, na companhia do prefeito da cidade, Arthur Virgílio (PSDB), mostrou-se agastado com a situação que vive até agora, de candidato que foi sem nunca ter sido, e partiu para o ataque duro ao adversário interno no tucanato José Serra, avaliando: “Cada um contribui com o partido do jeito que pode. Eu estou aqui em Manaus falando bem do PSDB e mal do PT, né? Agora, não me acho a melhor pessoa para falar de complexos”.




O presidente nacional do PSDB respondia a Serra, que está em intensa movimentação para vencê-lo na disputa interna para ser o candidato da legenda ao Planalto em 2014 e que na 6ª feira afirmou que o PSDB sofre da necessidade de ser aceito pelo PT. Tem, segundo Serra, a síndrome do “bovarismo”, daquela personagem do Gustave Flaubert, Madame Bovary, que vai colecionando amantes para ser aceita por gente de outras classes sociais e acaba se destruindo e ao marido e à filha.

Em todo esse disse que disse, o que interessa mesmo é a fala do senador e ex-governador mineiro. Ela diz tudo. Ele fala bem do PSDB e mal do PT. Vejam que pobreza! com tantas outras coisas a tratar, projetos, programas, metas, rumos para o país e ele não sai dessa binômio em que elogia seu partido e ataca o nosso…

Já o outro, Serra, pôs o dedo na ferida do PSDB: é partido que sofre de bovarismo, mercadismo, regionalismo e colunismo. Serra identificou como ninguém os males – segundo ele, complexos do tucanato. Mas Aécio, quando parte para a resposta, afirma que não é a melhor pessoa para falar de complexos.

Não deixa de se ter, aí, uma resposta a altura do personagem, de uma pobreza intelectual única… O fato é que estão divididos, sem força para se cacifar nas negociações de alianças, sem discurso. Dificilmente irão ao 2º turno no ano que vem. Mas ainda é cedo para 2014.

Até porque os tucanos vão se dividir ainda mais e correm o risco de perder vários dos governos estaduais que têm hoje. E de não ganhar novos…

1 comentários:

Airton disse...

O Aécio Neves é um pé-rapado se comparado com Serra. O candidato VAI ser o Serra (oba! como diz PHA)e não o playboyzinho das Gerais. O Aécio já foi até onde podia. Agora, só de ré! Ele não tem bala na agulha para derrotar o Serra. Quemsabe derrotar o Serra é o PT.