sábado, 16 de novembro de 2013

Pizzolato muda-se para a Itália

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Aqueles políticos e observadores que em agosto dispararam rojões para festejar a fuga do senador boliviano Roger Pinto para o Brasil não têm direito a reclamar da notícia que vão ler abaixo.

Condenado a 12 anos de prisão e multa superior a 1 milhão de reais na ação penal 470, Henrique Pizzolato mudou-se para a Itália.

Com cidadania italiana, Pizzolato pretende exercer a um direito que a legislação daquele país reserva a seus súditos: ser julgado por leis italianas.

Ele acredita que pode ser protegido pelo artigo V do tratado de extradição Brasil e Italia, que afirma que não haverá o retorno forçado do cidadão ao país de origem se, “pelo fato pelo qual for solicitada, a pessoa reclamada tiver sido ou vier a ser submetida a um procedimento que não assegure os direitos mínimos de defesa”.

Em nota que será divulgada em breve por seu advogado, Pizzolato afirma que não teve um tratamento adequado pela Justiça. Denuncia também que a postura parcial da maioria dos veículos de comunicação contribuiu para uma decisão parcial, que não lhe deu os tratamentos de defesa. 

Quem lê meu blogue sabe que Pizzolato levanta pontos relevantes. Ele foi condenado por desvio de 73 milhões de reais do Banco do Brasil mas uma auditoria da própria instituição demonstrou que esses recursos não saíram de seus cofres e pertenciam a uma empresa privada, Visanet. Pizzolato foi acusado de embolsar 326 000 reais do esquema de Marcos Valério. Sempre disse que entregou o dinheiro ao PT e a acusação jamais provou o contrário. Único acusado de repassar recursos para Marcos Valério, ele demonstrou que não era o primeiro nem o mais graduado dirigente do BB envolvido nos pagamentos a DNA.

Como tantos condenados da ação penal, ele também recorda que não teve direito a um segundo grau de jurisdição, embora não tivesse mandato político. Não custa lembrar que, em situação semelhante, todos os réus do mensalão PSDB-MG estão sendo julgados em primeira instância e mais tarde poderão solicitar um reexame integral da sentença recebida. 

Esta noticia italiana vai deixar muitas pessoas nervosas, tenho certeza. Mas é bom lembrar de Roger Pinto e os diplomatas brasileiros que o ajudaram a escapar da embaixada em La Paz, certo?

12 comentários:

j0se carlos disse...

Segundo PML, Pizzolato está na Itália. Só tenho a dar meus parabéns ao Pizzolato, e aos ensandecidos por vingança a qualquer preço, saibam que o refúgio é um direito previsto no ordenamento jurídico internacional. Quero mesmo é o Pizzolato abra a boca e exponha a podridão do STF aqui e mundo afora. Bem feito. E por uma Comissão da Verdade STF Já, nem que seja às custas de pressões vindo de fora.

antonio barbosa filho disse...

Desconfio que a solenidade de entrega do Prêmio Juca Pato ao "Intelectual do Ano", Audálio Dantas, nesta segunda-feira, será o primeiro grande ato de protesto dos intelectuais e jornalistas brasileiros contra a ditadura do PIG-STF.

Anônimo disse...


LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA!

... O sangue e a bravura de um italiano socialista não cederão aos arroubos histéricos e a chiliques de [inescrupulosos] golpistas mambembes! É estratégico: da Itália, o companheiro Henrique Pizzolato "irá mostrar ao mundo o que o STF tem", a cara fascista da "elite" de Higienópolis &$ adjacências!...

Bravo! Bravíssimo!

Felicidades!

Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas!

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


... Tão ou mais importante do que um julgamento isento, da Itália o companheiro Pizzolato poderá denunciar o conluio macabro e fascista perpetrado pelo PIG & o STF! Ademais, teremos um termômetro capaz de mensurar o grau de democracia italiana. O mundo, enfim, conhecerá o escândalo: não o forjado, e sim o que está prestes a ser desmascarado! Lembrando a ‘Folha’ que vem pregando ‘a hora da prisão’, tremeis os verdadeiros culpados, de toga, de certas redações... E de certas organizações(!)! A verdade os faz tremeis, fascistas! A prisão os espera!...

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...



... Quando a Suprema Corte Italiana assistir aos vídeos das ‘sessões da tarde do julgamento do MENTIRÃO’, e observarem os ‘afetamentos’ histéricos do Gilmar Dantas(!), o consenso: “E 'vero, il Brasile non è un paese è grave!” (“É mesmo verdade, o Brasil não é um país é sério!”

Uma das tragédias anunciadas: O STF está DES-MO-RA-LI-ZA-DO! DESMORALIZADO!

Que país é esse, sô?!...

República Desses Bananas Podres da eterna oposição ao Brasil! 'O cheiro dos cavalos ao do povo'!...
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo



Anônimo disse...


... A propósito, para onde o Joaquim & o Merval forçaram o asilo do milionário Duda Mendonça &$ dos diretores do Banco do Brasil nomeados pelo 'Príncipe da Privataria'?...
... Certo Joaquim não seria 'o Quinzinho' das novelas das 06h00 - quanto mais das 08h00 - não fosse o PIG! Óbvio as costas larguíssimas - e inconfessavelmente sórdidas!...

(... A nossa 'tênue' subdemocracia de bananas está em ruínas, em frangalhos!...)

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


... Ufa! Acabei de cancelar a minha assinatura do portal uol/folha de São Paulo! Pedi, encarecidamente, que registrassem no sistema o motivo da minha decisão: 'Não financio golpistas/fascistas!'...
Hasta la Victoria Siempre! Mesmo porque a luta contra o fascismo é interminável!...

Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antifascistas e antigolpistas,

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

AEcologica disse...

E' uma vergonha..

AEcologica disse...

Sem palavras...

Márcio Gonçalves disse...

Estou convencido que Pizzolato é inocente. É falsa a versão de que ele liberou verba pública para abastecer o chamado “mensalão”. O dinheiro não era público, por que o Visanet não é público. A verba foi liberada em documentos assinados por quatro diretores do BB. Só Pizzolato foi acusado. O dinheiro foi usado em ações de publicidade comprovadas. Vejam o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=tq15GeVliVI

Todavia, esta fuga para a Itália vai ser usada para abastecer o linchamento midiático. Ele será caracterizado como “o corrupto que fugiu” e, mais uma vez, as provas da inocência dele serão ocultadas. Quando o desespero bate, a gente faz besteira. Foi o que ele fez agora. Seria melhor se articular com outros condenados para recorrer a cortes interamericanas. Por que não fez isso?



Márcio Gonçalves

nilda disse...

Valeu, Pizzolato, mostra para o mundo a justiça tosca exercida no Brasil:solta estupradores e banqueiros fraudadores, mas condena sem provas quem lutou para derrubar a ditadura assassina responsável pela página mais infeliz da nossa História!

Anônimo disse...


1. [J. Barbosa] O HOMEM DE MEIO POR CERTO: como a direita fracassou na tentativa de fazer de Joaquim Barbosa um futuro presidente O contrário do americano Blaise Joaquim Barbosa é grosseiro, vingativo, arrogante, presunçoso, antipático, impiedoso e deslumbrado: ele é, em suma, o antibrasileiro. A mídia tentou transformá-lo no oposto disso, mas felizmente a verdade se impôs. Não faz tanto tempo, publicações interessadas em promovê-lo disseram que sua máscara seria um dos destaques do Carnaval de 2013. Ninguém as viu nas ruas. Na última pesquisa de intenções de voto para 2014, Joaquim Barbosa foi lembrado por 0,5% dos ouvidos. Repito: meio eleitor em cada 100 citou JB. Perto dessa miséria de intenções, até Aécio parece uma potência. Barbosa era uma grande esperança para a direita brasileira. Mas ele não pegou, simplesmente. Não aconteceu. Porque ele é a negação da alma brasileira. Compare Barbosa com o recém-eleito prefeito de Nova York, Bill de Blasio. Este é um fato novo. Esmagou seu rival republicano nas eleições com uma campanha em que ele disse que Nova York não pode mais viver com tamanha desigualdade social. Metade dos novaiorquinos são pobres ou perto disso. Há 50 000 pessoas sem teto na cidade que era vista como a capital do mundo. Blasio disse: “Chega”. Estendeu a mão aos desvalidos. Sorriu aos islâmicos, tão discriminados – e tão espionados — depois do Onze de Setembro. Fez tudo isso sorrindo, falando a linguagem do povo – bem ao contrário do pedante e carrancudo JB. Blaise representa os 99%. JB é o 1% togado. Blaise é um fato novo, a esquerda dando sinal de vida nos Estados Unidos. JB é o fato velho, um neolacerdista que faz do moralismo uma arma para enganar aquele extrato da classe média retrógrado, reacionário, egoísta e preconceituoso. Como lembrou a atilada Lulu Chan, JB é o nosso Javert – o sinistro personagem criado por Vítor Hugo em Os Miseráveis. A posteridade haverá de dar-lhe o papel que ele merece. No presente, este antibrasileiro é o Homem do Meio por Cento. Sobre o Autor O jornalista Paulo Nogueira, baseado em Londres, é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.
2. http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-homem-do-meio-por-cento-como-a-direita-fracassou-na-tentativa-de-fazer-de-joaquim-barbosa-um-futuro-presidente/