quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Fórum pede asilo para Snowden

Por Fabricio Solagna

Mais de mil máscaras do ex-funcionário da NSA, Edward Snowden, farão parte de uma intervenção programada para a marcha de abertura do Fórum Social Temático. O ato acontece nesta quinta-feira, 23 de janeiro, com concentração a partir das 13h30 no Largo Glênio Peres e saída prevista para as 15h30.

A ação visa sensibilizar o governo brasileiro a dar asilo ao denunciante das práticas de espionagem governamental e corporativa, além de alertar o público sobre questões de segurança e privacidade na rede. O itinerário da marcha será definido pelo Comitê de Organização e distribuído aos participantes juntamente com as máscaras na concentração.

A iniciativa é do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, uma das instituições responsáveis pelos três encontros nacionais de blogueiros progressistas.

No ano passado, Snowden revelou diversos documentos secretos da agência de inteligência norte-americana (NSA) que apontam a vigilância de comunicações de milhares de pessoas, inclusive de chefes de Estado como as presidentes Dilma Rousseff e Angela Merkel. Um abaixo assinado na comunidade Avaaz já coletou mais de novecentas mil assinaturas pedindo o asilo no Brasil (http://goo.gl/afOYFd).

Na programação do Fórum Social Temático também ocorrerá uma Criptoparty, encontro aberto ao público para difundir conceitos fundamentais e softwares básicos de criptografia para aumentar a segurança da comunicação na Internet de qualquer indivíduo. A Cryptoparty faz parte de uma iniciativa global e descentralizada que já organizou eventos semelhantes em várias partes da Europa. Em Porto Alegre acontece juntamente com o Conexões Globais, na Sala C2 da Casa de Cultura Mário Quintana, no dia 24 de Janeiro, das 13h30 às 20h. A programação pode ser conferida neste link: www.criptoparty.inf.br

0 comentários: