quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Médica cubana e os escravocratas do DEM

Por Altamiro Borges

A história da médica cubana Ramona Rodrigues que pediu “asilo” na sede do DEM ainda vai dar muito pano pra manga. Os inimigos do programa “Mais Médicos” – que conta com ampla aprovação da sociedade brasileira, segundo recentes pesquisas – farão de tudo para explorar o estranho episódio. A desertora afirma que foi enganada na contratação e que seria vítima de “trabalho escravo”. Curiosamente, ela foi direto à bancada dos demos, que reúne o maior número de senadores e deputados acusados de explorar trabalho análogo à escravidão no Brasil. O seu primeiro contato foi com o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), fundador da famigerada União Democrática Ruralista (UDR).

Até agora não se conhece bem a verdadeira história da sinistra “doutora”. A Folha desta quinta-feira (6) publicou uma notinha que talvez ajude a entender o caso. A empresária Cristina Roberto, dona de um buffet em Brasília, relata que abrigou Ramona Rodriguez em sua casa, num bairro nobre de Brasília, entre a noite de sábado e terça-feira. Ela afirma que a conheceu em outubro num curso de acolhimento aos médicos cubanos. “Segundo Cristina, recentemente Ramona telefonou dizendo que queria ir a Brasília num fim de semana porque se sentia sozinha. A empresária ofereceu sua casa para hospedá-la. Cristina diz que só percebeu que a cubana havia deixado o programa na segunda, quando a médica foi à embaixada dos EUA”.

“Ramona teria pedido então abrigo por um mês. A empresária recusou e a cubana deixou a casa na terça. Segundo Cristina, ela disse ter um marido cubano em Miami e não querer voltar a Cuba. A empresária, que apoia o programa ‘Mais Médicos’, afirma se sentir ‘usada’ e ‘indignada’ com o fato de Ramona dizer que não sabia das condições do programa. Ontem, a Folha tentou, sem sucesso, ouvir Ramona sobre o relato de Cristina. A liderança do DEM informou que a médica tem um ex-namorado nos EUA, mas que ela não tinha a intenção de deixar Cuba quando chegou ao Brasil para o ‘Mais Médicos’. Agora, ela diz acreditar que corre risco de vida na ilha”.

A oposição demotucana e a mídia venal apresentam a médica como vítima da “ditadura cubana” e aproveitam o episódio para atacar o governo Dilma e desqualificar o programa “Mais Médicos”. Como argumenta o jornalista Paulo Nogueira, do blog Diário do Centro do Mundo, “todo este estridor pode ser resumido em duas sílabas: lixo. O caso de Ramona não é nem mais e nem menos que isso: um caso. Num universo de 7.400 médicos importados, você haverá de encontrar histórias de insatisfação, arrependimento, oportunismo. O que importa é que muitos brasileiros desvalidos – nossos compatriotas invisíveis – ganharam com o Mais Médicos”.

*****

Leia também:

- "Mais médicos" derrota os tucanos

"Mais médicos" despiu a elite e a mídia

- "Mais médicos" e as mentiras da Folha

- "Mais médicos" alarma mídia e oposição

- O exemplo dos médicos cubanos no Pará

- O veneno elitista do Estadão

6 comentários:

Pedro Sanches disse...

A oposição demotucana e a mídia venal apresentam a médica como vítima da “ditadura cubana” e aproveitam o episódio para atacar o governo Dilma e desqualificar o programa “Mais Médicos”. Como argumenta o jornalista Paulo Nogueira, do blog Diário do Centro do Mundo, “todo este estridor pode ser resumido em duas sílabas: lixo. O caso de Ramona não é nem mais e nem menos que isso: um caso. Num universo de 7.400 médicos importadA oposição demotucana e a mídia venal apresentam a médica como vítima da “ditadura cubana” e aproveitam o episódio para atacar o governo Dilma e desqualificar o programa “Mais Médicos”. Como argumenta o jornalista Paulo Nogueira, do blog Diário do Centro do Mundo, “todo este estridor pode ser resumido em duas sílabas: lixo. O caso de Ramona não é nem mais e nem menos que isso: um caso. Num universo de 7.400 médicos importados, você haverá de encontrar histórias de insatisfação, arrependimento, oportunismo. O que importa é que muitos brasileiros desvalidos – nossos compatriotas invisíveis – ganharam com o Mais Médicos”.os, você haverá de encontrar histórias de insatisfação, arrependimento, oportunismo. O que importa é que muitos brasileiros desvalidos – nossos compatriotas invisíveis – ganharam com o Mais Médicos”.

Anônimo disse...

O regime de Cuba é tão bom que precisa impedir que seus habitantes saiam livremente do país. Quem não suporta o regime ditatorial tem que fugir.

Anônimo disse...

Porra, cara! E eu perdendo meu tempo lendo o teu blog.

Anônimo disse...

Esse fato e super relevante. Esse programa Mais Medicos vai drenar quase 300 milhoes de dolares do Brasil, que serao embolsados pelo governo de Cuba, que e uma ditadura. Engracado a logica da esquerda - ditadura de esquerda vale, de direita nao. Nao vejo diferenca. Ambas cometeram crimes contra os cidadaos, crimes contra a humanidade. Essa drenagem de dinheiro para Cuba nao e interesse da sociedade brasileira. E muito bom que este assunto entre em debate na campanha presidencial. O governo brasileiro esta financiando a exploracao de cubanos. Isso e inaceitavel. Quero ver a Dilma assumir oublicamente seu apoio a este governo ditatorial. Vamos ver se ela mostra a sua verdadeira cara, porque nao foi este o discurso da eleicao passada. Mostra a sua cara Dilma, deixa de enganar a populacao brasileira.

Thiago Marques disse...

Ela apresentou um contrato que foi instrumento de análise do Ministério Público do Trabalho, que concluiu que o Programa Mais Médicos está irregular e que os médicos cubanos estão exposto a trabalho análogo à escravo.
Ora, brigas e rivalidades partidárias à parte, está comprovado que o Governo Petista está usando um esquema ilegal de contratação de mão-de-obra estrangeira
Porque o Governo insiste em esconder os documentos dessa contratação?? Por que não há transparência em relação ao Programa?? Por que um médico cubano não pode receber o salário integral como todos os demais? Por que o Programa é registrado como Projeto de Pós Graduação, quando todos sabem que a finalidade do Programa é a prestação de serviços?
Não sou político, não sou rico, sequer sou abastado. Moro e São Gonçalo, município da periferia do RJ. Mas por ter interesse em informação, tais questionamentos me soam muito estranhos.
Pelo que percebo, fora as pessoas carentes de instrução e os partidários do PT, todos consideram o Governo do PT um projeto de dominação totalitária, falso e cheio de artimanhas, extremamente lesivo a um Estado Democrático de Direito. A verdade só é dita quando é conveniente e tudo que é negativo para a Imagem do partido é abafado ou desmentido de forma completamente medíocre.

Anônimo disse...

Excelente Thiago! Concordo totalmente com voce. Voce ja percebeu como a esquerda perdeu a instrucao nesse pais. E impressionante como os argumentos sao vazios, sem fundamentos, nao se sustentam a menor argumentacao. As coisas sao porque sao. Nao existe mais senso critico nessa pseudo esquerda. O que escrevem e de muita baixa qualidade.