quinta-feira, 13 de março de 2014

Amazonas na luta pela mídia democrática

Por Anderson Bahia

A passagem dos 50 anos do Golpe Militar no país, no próximo 1 de abril, não passará em branco no Amazonas. As organizações do movimento social que participaram, na última terça (11), da plenária de fundação do comitê estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), aprovaram o indicativo de uma manifestação nessa data tendo a Democratização da Mídia, a Reforma Política e a mudança do nome de espaços públicos que homenageiam ditadores como pautas centrais.

A decisão, tomada de forma unânime pelas 20 entidades que participaram da atividade, aguarda a aprovação da Coalização Estadual da Reforma Política, cuja próxima reunião acontecerá nessa sexta-feira (14). O objetivo é realizar a manifestação conjuntamente.

Com essa iniciativa, as organizações pretendem chamar a atenção da população do estado para os principais entraves da democracia brasileira. Além disso, fazer um chamado a sociedade para os dois projetos de iniciativa popular: o da mídia democrática (Plipcom) e o da Reforma Política.

Representações de segmentos diversos estarão envolvidos nessa iniciativa. Participaram da plenária de fundação do FNDC os movimentos sindical, estudantil, comunitário, de mulheres, LGBT e rádios comunitárias.

Para construir a manifestação, haverá uma plenária extraordinária dos movimentos sociais na próxima semana. Além das organizações que passaram a compor o FNDC e as que estão na Coalização Estadual da Reforma Política, outras entidades serão convidadas.

0 comentários: