sábado, 22 de março de 2014

"Das ruas para as urnas"

Por Ismael Cardoso, no sítio da UJS:

A conquista do voto a partir dos 16 anos de idade é uma grande vitória da juventude brasileira. A medida foi uma proposta da União da Juventude Socialista para a constituição cidadão de 1988 e foi aprovada por ampla maioria da assembleia constituinte.

No ano de 2014 o Brasil passará por uma das eleições mais importantes de sua história, visto que vivemos no ano passado um dos maiores processos de mobilizações da juventude brasileira, que exigiu mudanças mais profundas na política.

O Slogan “não me representa”, embora seja utilizado em muitos casos para desqualificar a política como o principal instrumento de transformações, tem certo sentido quando olhamos para a participação da juventude no parlamento brasileiro, bem como a participação das mulheres que não passa de 8%, ou dos negros que é ainda menor.

Embora boa parte do parlamento não represente de fato os anseios da juventude, nossa participação, embora seja considerável, ainda é pouca para o contingente de 12 milhões de jovens entre 16 e 17 anos que existem no Brasil. Se fizermos uma comparação das eleições de 2010 com as eleições de 2008 percebemos uma diminuição na participação do jovem, em 2010 o eleitorado era de 2.391.092, já em 2008 o eleitorado jovem era de 2.923.485. Nas eleições municipais de 2012 mais de 2,9 milhões de jovens entre 16 e 17 anos estiveram aptos a votar. Para o Tribunal Superior Eleitoral estes dados revelam um maior interesse dos jovens nas eleições municipais.

Precisamos reequilibrar esta balança, pois, a maioria das reivindicações nas ruas de Junho foram pautas que se vinculavam estreitamente com as questões nacionais. Mais investimento na educação, mais saúde e etc, são reivindicações que o congresso nacional brasileiro discute frequentemente e em muitos casos não avança devido ao lobby privados da educação e da saúde.

Uma reforma política que democratize e amplie a participação da juventude só virá da própria iniciativa dos jovens em se manifestar e votar em candidatos comprometidos com as nossas pautas.

Você que tem entre 16 e 17 anos participe da campanha da UJS “Das ruas para as urnas”, retire seu título e ajude a mudar a política.

 O cadastramento para retirar o título vai até o dia 05 de Maio. Todo jovem que completar 16 anos até o dia 05 de Outubro deste ano pode retirar seu título.

1 comentários:

Roberta disse...

Das ruas para as urnas. Apoiadissimo.:-)