sexta-feira, 7 de março de 2014

FHC usou Palácio em 1998: tudo bem!

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A extrema-direita já tem um discurso: repetir a História, implorar por um novo golpe – 50 anos depois. É patético. Mas pelo menos há alguma coerência nessas ”marchas com a família, com deus e com os milicos“…

Pior é o que acontece com os tucanos: não conseguem achar um discurso. E por isso perdem-se num labirinto ridículo: criticam a cor do vestido de Dilma, e agora não querem que a presidenta use o Palácio do Alvorada para reuniões políticas. Alô, amigos: Dilma mora no Alvorada! Vai fazer reunião onde? Na churrascaria?

O PSDB acaba de anunciar que acionará Dilma pela terrível traição à pátria: reunião com Lula no Palácio! Será que os tucanos queriam ter sido convidados?

Curioso é que, em 1998, o PSDB (e a velha mídia brasileira – que agora oferece palanque pra essa histeria ridícula dos tucanos) não achava nada demais as reuniões no Palácio.

Encontrei referências a uma dessas reuniões num livro sobre a vida de Sérgio Motta – o ministro de FHC que “inventou” a reeleição. Vejam esse trecho, nas páginas 221/222 de “Sergio Motta – o trator em ação“:

“Enquanto São Paulo fervia, Fernando Henrique acertava o cronograma da reeleição com o mesmo PFL (…). Luiz Eduardo Magalhães e Heráclito Fortes (PFL-PI) foram jantar com FHC e o ministro Paulo Renato noAlvorada, na noite de 6 de junho (…). Sergio Motta estava na sua nova trincheira. Não participou do jantar no Alvorada. Mas foi dos primeiros a receber a notícia do próprio Fernando Henrique”.

A leitura permite-nos concluir algumas coisas:

1) FHC não se reunia com tucanos e pefelês (atuais demos) em churrascarias de Brasília;

2) nos jantares do Alvorada, eles não trocavam receitas, nem falavam sobre jardinagem; discutiam a campanha da reeleição de FHC;

3) a comida do Alvorada não devia ser boa – do contrário, o glutão Sergio Motta teria ido ao jantar.

Foi essa foto que provocou indigestão nos tucanos em 2014:

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) disse o seguinte: “Se ela tivesse usado a sua residência oficial no período da noite poderia ser tolerável, mas em horário de expediente é preciso que o TSE analise.” Tolerável?

Em tempo: Lula chegou ao Palácio às 17h30. E a reunião foi até 20h. Isso lá em Barbacena é noite, seu Carlos Sampaio. Em Minas (e Dilma é mineira), o povo janta às 18h. Os tucanos (especialmente o Serra) eu não sei. Mas está aí um debate central para o país: a noite começa às 18h? Às 19h? Muito bom debate… O Serjão acho que atiraria um trator na testa de tucano que viesse com essa conversa mole. Ele queria projeto de país e de poder. Os tucanos querem discutir figurino presidencial e etiqueta para o jantar.

Paulo Renato e Luiz Eduardo (citados no livro, como participantes do tal jantar em 1998 – atenção: no tempo do tucanato estava, sim, autorizado tratar de política no Alvorada!) morreriam alguns anos depois… Sergio Motta também já se foi.

FHC e os tucanos estão vivos? Há controvérsias.

Se pretendem fazer campanha em 2014 usando essa “gritaria” patética contra reuniões no Alvorada, eu diria que o PSDB já morreu.

Que venha uma oposição de verdade! O Brasil precisa dela.

1 comentários:

Anônimo disse...

Caro Rodrigo

É, isto aí que aspiram ser presidentes do BRASIL. Que roubada hein! O pior são os discursos do Aecim da Neves que repete os ditos do avô em cada esquina, dizem que sai até teias de aranha de sua boca, devido a fala de coisas ultrapassadas e também a falta de assunto. Isto porque as perspectivas do PSDB são pífias e não passam de um partidos de anciãos.

enganado