quinta-feira, 10 de abril de 2014

Castells e Gil debatem internet

Da revista Fórum:

Nos dias 22, 23 e 24 de abril acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP) o evento #ArenaNETMundial, que conta com uma série de atividades para discutir os rumos da internet no Brasil e no mundo, tendo como foco a democracia na era digital e a sociedade em rede. Já estão confirmados para os debates nomes como Manuel Castells, um dos principais filósofos que abordam o tema e autor dos livros “A sociedade em rede” e “Redes de indignação e esperança”; o britânico Tim Berners-Lee, cientista e criador da WWW – Word Wide Web; e o músico e ex-ministro da cultura, Gilberto Gil, considerado um dos pioneiros no debate sobre cultura digital e democracia 2.0.

O evento ainda contará com outros importantes pensadores, ativistas, gestores públicos e comunicadores de variados países. Além dos nomes já citados, também estão confirmados Frank La Rue, relator especial da ONU para o direito à liberdade de expressão e opinião; Laura Citlali Murillo, integrante do #soy132, do México; e Javier Toret, integrante do movimento 15M da Espanha e pesquisador da Universitat Oberta, da Catalunha.

Outros especialistas em rede do Brasil também estão confirmados para os debates, tais como o pesquisador e sociólogo da Universidade Federal do ABC (UFABC), Sergio Amadeu, que tem se debruçado sobre questões como privacidade e segurança na rede; Demi Getschko, um dos criadores do Comitê Gestor da Internet no Brasil e considerado um dos pais da internet no Brasil; e Beá Tibiriçá, diretora-geral do Coletivo Digital, integrante do projeto Telecentros.BR e ativista pela inclusão digital.

O evento será gratuito e aberto ao público em geral e, além dos debates, a programação inclui shows musicais, oficinas para o aprendizado de utilização de tecnologias livres e um Hub linkado diretamente com a Conferênica NETmundial que acontece em São Paulo simultaneamente ao #ArenaNetMundial. O evento é realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com a prefeitura de São Paulo e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Para mais informações sobre cada um dos debatedores, clique aqui. Outros nomes devem ser confirmados em breve e devem ser anunciados na comunidade do ParticipaBR e nos perfis no Facebook e Twitter.

0 comentários: