sexta-feira, 4 de abril de 2014

Direitos de Dirceu são desrespeitados

Do blog de Zé Dirceu

A permanência do ex-ministro José Dirceu em regime fechado é uma falta de respeito ao direito do condenado. A avaliação é do jurista Celso Antônio Bandeira de Mello.

 “A mim me parece que, enquanto o presidente do Supremo for esse, é muito difícil que haja em relação ao Dirceu uma postura serena. É uma falta de respeito ao direito do condenado. O Judiciário deve ser equânime, sem olhar a posição das pessoas”, afirma o jurista em entrevista à Rede Brasil Atual.


A defesa de Dirceu encaminhou nesta semana petição ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, pedindo prioridade na análise do trabalho externo do ex-ministro, uma vez que se trata de preso idoso e todos os procedimentos solicitados já foram cumpridos. Mesmo assim, a análise continua parada.

“Mas a mim não surpreende. Fico apenas lastimando. O Judiciário não é mais aquele de outrora, pelo menos não o Supremo”, acrescenta Bandeira de Mello.

“Aberração jurídica”

Também em entrevista à Rede Brasil Atual, o escritor e jornalista escritor Fernando Morais diz ser uma “aberração” a permanência de Dirceu no regime fechado. “A sociedade está testemunhando: vai fazer cinco meses que Dirceu está preso, em prisão fechada, embora tenha sido condenado a semiaberto. Isso é uma aberração jurídica, uma barbaridade. O presidente da Corte mais importante do país está se regendo por notícia de coluna social, foi isso o que aconteceu”, afirma.

“Simplesmente por causa de uma fofoca de coluna social a corte mais importante do país submete o preso a uma pena adicional à que foi condenado”, acrescenta o escritor, referindo-se à informação publicada na imprensa de que Dirceu teria usado telefone celular na prisão. Investigações já mostraram que isso nunca aconteceu.

Para Fernando Morais, os fatos que envolvem José Dirceu são um “negócio armado”. “Não me surpreendo mais, perdi a ilusão. Sempre fui muito pessimista sobre esse processo [AP 470], desde o começo, sobretudo quanto ao Dirceu, que eu achava que ia para a cadeia”, diz.

“Porque a cada dia que passava ficava mais claro que se tratava de um processo político, um processo simbólico, porque, embora tenham escolhido o Dirceu para ser o ‘cabra marcado para morrer’, no fundo estão tentando condenar o PT, o Lula, a Dilma, o primeiro governo progressista que este país tem em muitas décadas.”


3 comentários:

Anônimo disse...

Digo e repito: " O BRA(Z)IL tem dono e dono mora nos EUA".

Anônimo disse...

É a direita agredindo a esquerda materializada em José Dirceu. Capas de os valores mensalão do PT serem bem menos, se foram, do que se pode supor no desvio para os Xerox do cartel do Metro. Uma coisa é ser progressista, outra é ser reacionário.
Fora isto parece que a direita recompensará as paixões desenfreadas com vistas a causar o desequilíbrio pelo revide e assim o esvaziamento do espírito revolucionário.

Anônimo disse...

Tem que divulgar estas informações a meios de comunicação de outros países e colocar o STF e a Corte Interamericana na berlinda. Está muito cômodo para eles.