segunda-feira, 7 de abril de 2014

Mais crimes e menos policiais em SP

Do blog de Zé Dirceu:

Nos últimos 10 anos os índices de criminalidade em São Paulo só cresceram. E em todos os tipos. Mês a mês. As vezes, os índices de um determinado tipo decresce num mês, para voltar a crescer no outro e dai para a frente sucessivamente. Ao mesmo tempo, o efetivo da polícia só encolheu nesta mesma década.

Os mais crédulos até podem acreditar em alguma estranha coincidência. Algum efeito ou fenômeno sobrenatural. Mas o fato é que em 10 dos últimos 14 anos, o dr. Geraldo Alckmin foi o governador de São Paulo: de março de 2001 a 2002, quando substituiu o falecido Mário Covas; de 2003 a 2006 reeleito; e de 2011 a 2014. Agora ele é candidato a reeleição e tentará ser governador pela 4ª vez. Sem contar o fato de que os tucanos estão à frente do governo do Estado há 20 anos.

Esse levantamento dramático sobre o crime x efetivo policial, aumento do primeiro e redução do segundo, foi publicado neste domingo pela Folha de S.Paulo. Está lá que nos últimos 10 anos, o índice de policiais por 100 mil habitantes no Estado caiu de 314 para 282 policiais. E que a polícia civil foi a que sofreu as maiores perdas, sangrando em pelo menos 3.292 de seus integrantes.

Alckmin anuncia jeito e solução para tudo. Só não faz
Mas vocês não se preocupem. Pelo menos exageradamente. Como sempre e já se tornou praxe, o governo Geraldo Alckmin de novo tem a resposta na ponta da língua, a solução perfeita e acabada: através do secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, ele prometeu que o Estado vai contratar mais polícia. A promessa também está na Folha de S.Paulo.

O secretário adianta que, além da contratação de 3.650 policiais prevista para este ano – e isto já foi anunciado faz tempo, está no mínimo de planejamento estratégico e de longo prazo que governos tucanos conseguem fazer -, serão abertos concursos públicos para preenchimento de mais 10 mil vagas de policiais. A ver.

Alckmin sempre tem a solução. Para tudo. O problema é que apenas fala e fica só nisso. Não faz. Podem acompanhar e ver o quanto ele anunciou e o que foi feito ou está sendo feito. Se tudo estivesse em execução, São Paulo seria um paraíso, já nem teria mais problemas. No entanto, o que têm são apagões na segurança pública, nos transportes públicos urbanos de massa, na saúde, na educação…

0 comentários: