segunda-feira, 26 de maio de 2014

Copa do Mundo e a brincadeira da mídia

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:


É inacreditável o nível de autossuficiência atingido pelos grupos de mídia, na fase mais crítica da sua história.

Meses e meses batendo nos gastos da Copa, ajudando a criar essa barafunda informacional, de misturar investimentos em estádios com gastos orçamentários, criticando os "elefantes brancos", anotando cada detalhe incompleto de obras que ainda não estavam prontas, ignorando o enorme investimento na imagem do país.

De repente, como num passe de mágica, fazem uma pausa e, em conjunto, passam a enxergar as virtudes da Copa - maior evento publicitário do ano para eles.

O Estadão solta enorme matéria sobre "a Copa das Copas", lembra o óbvio - vai ser o evento de maior visibilidade para o Brasil, em sua história. 14 mil jornalistas levando a imagem do país para todos os cantos, o maior público de televisão para um evento.

A Folha dá o óbvio incompleto: a informação de que os gastos com a Copa representam um naco dos gastos com educação. Não ousou explicar que são recursos diferentes, que financiamentos não podem ser confundidos com gastos orçamentários, que gastos com obras são permanentes. Mas vá lá!

O que é impressionante é supor que se pode brincar dessa maneira com a opinião de seus leitores, levá-las para onde quiser, ao sabor da manchete do momento, da estratégia de ocasião. Será que não há uma cabeça estratégica para explicar que essa desconsideração para com o leitor é veneno na veia da credibilidade?

Dia desses o Ministro Aldo Rabello ao que parece assimilou as críticas contra sua ausência dos debates da Copa e deu uma boa entrevista a TV Brasil, com números e argumentos sólidos.

A explicação para a anomia do governo com o tema foi chocante. O marqueteiro do Palácio desaconselhou qualquer campanha de esclarecimento porque, segundo ele, as pessoas não estavam associando Copa com governo e a campanha poderia estabelecer essa associação.

3 comentários:

Ignez disse...

Esse marqueteiro do planalto está mais para 'piqueteiro'... Como está mal servido o Planalto de "assessores" na área da comunicação. E que "diagnósticos" mais despropositados! Parecem mais uns videntes, uns advinhos. Amadores, enfim!

Fernando Castilho disse...

http://bloganaliseeopiniao.blogspot.jp/2014/05/10-razoes-para-ter-copa.html

Afonso disse...

Estava na cara que um burro (marqueteiro?)é que aconselhou o governo a não dar explicações. Um tremendo de um negocião e um monte de idiota esculhambando. Bastava explicar aos idiotas que Copa dá dinheiro. Ou seja, V. investe um X e em pouco tempo recupera cinco ou seis X...elementar...simples assim. Aí, constrói hospital, escola, etc. Perguntem aos coreanos se eles não faturaram horrores com a Copa 2002 ...a bagatela de 3% a mais no PIB, logo no mesmo ano! Perguntem aos fraceses...aos alemães...é que aqui a mídia transformou um bom negócio em camapanha da opsição. E os imbecis aceitara, acreditara...País de semianalfabeto é isso!!! Qualquer jornalista de merda engana!