sexta-feira, 20 de junho de 2014

A melhor Copa de todos os tempos?


Da Rede Brasil Atual:

A bola foi cruzada na área pelo blogue Rio Report, do britânico EuroSport. Ainda nem acabou a primeira rodada, mas a Copa 2014 está muito divertida. Melhor do que as quatro ou seis anteriores. Como a gente tem curtido a onda, tornamo-nos adeptos de primeira hora da tese. Ainda sob risco de dar azar (alô, Irã e Nigéria), a reflexão está solicitada.

Como pretensão pouca é bobagem, o Futepoca lista, a seguir, dez motivos pelos quais a Copa do Mundo 2014 pode avançar pela meia cancha para se desenhar como a melhor de todos os tempos. O que está listado a seguir diz respeito ao que se passa dentro das quatro linhas. Para além delas, o lançamento é direto ao metafísico e ao transcendental, àquela fatia do futebol pertinente à alçada do imponderável.

1 – Quantidade de belos gols
Mais do que apenas um detalhe, como diria o filósofo Parreira, o gol é a essência desse negócio chamado futebol. E se for bonito, tanto melhor. O de Oscar, na estreia da seleção brasileira; o de Van Persie e Robben, da Holanda; o de Lionel Messi contra a Bósnia... Todo dia tem gol digno de menção na lista dos mais belos. E nem passamos a primeira rodada.

2 – Quantidade de gols (belos ou não)
Claro que nem sempre vai ser possível marcar tentos bonitos. Remetendo a Dadá Maravilha, feio é não fazer gol. Por ora, na Copa 2014 é assim: até jogo ruim termina com três gols. Falando de outro jeito: 2x1 é o novo 0x0. Tirando a partida entre México e Camarões, encerrada em 1 a 0 (e dois tentos lícitos anulados irregularmente pela arbitragem), mesmo jogos tecnicamente inferiores, como Costa do Marfim 2x1 Japão e Suíça 2x1 Equador, a rede foi balançada. Nos 14 jogos, foram 4, média de 3,14 por partida, maior média desde 1958.

3 – Copa de vários "times da casa"
Tudo bem que tem brasileiro a rodo nos estádios. Mas a Copa não é só do Brasil, é também do Chile, da Colômbia, da Argentina, do Equador. Longe de ser o primeiro Mundial em território sul-americano, a invasão dos vizinhos está se dando de um jeito que não se viu em 1978, 1962, 1950 nem em 1930, com hinos sendo cantados de forma fervorosa, à capela, e com os cânticos de torcida ecoando nos estádios. É o "South American Way"!

4 – Maior diversidade na cobertura esportiva
Esta vai pros coleguinhas: em vez de investir em passagens para e no exterior e em hospedagens, a cobertura da Copa nas emissoras aposta em capital humano. Em gente. É que, com 12 cidades-sede, deslocamentos de 3 mil quilômetros de um dia para o outro seria pouco viável. Multiplicam-se equipes, incluindo regionalidades. Tem veterano no futebol debutando em Copa.

5 – Nem toda surpresa é zebra
Um favorito que perde, como o Uruguai para Costa Rica, é uma surpresa e uma zebra. Um favorito que goleia outro favorito é uma surpresa, mas não é zebra. Se era divertido ver tropeços de fortes contra fracos em mundiais anteriores, ver grandes se dobrando diante de grandes é muito mais legal. Sucesso de uma fórmula que escalou cabeças de chave pelo ranking Fifa em vez da tradição. E porque Holanda, diante da Espanha, e Alemanha, ante Portugal, foram impiedosos.

6 – Viradas e reviravoltas nos jogos
O jargão do futebol prega, cheio de malícia, que "de virada é mais gostoso", se faz presente no Mundial. Em cinco das catorze partidas, quem saiu na frente no marcador terminou atrás. O índice de 35% é bem maior que a média das 772 partidas das 19 edições anteriores, que contam 97 viradas (12% do total). Nas dez primeiras partidas da Copa de 2010, não houve nenhuma.

7 – Quase ausência de empates
Um certo treinador brasileiro imortalizou, na campanha brasileira à Copa de 1994, que "o empate é um bom resultado". Dita em um contexto específico (um jogo fora de casa) a máxima devidamente isolada traduziu o espírito de uma era. Na Copa de 2014, passados 14 jogos, só uma igualdade foi registrada. Até existem empates emocionantes, divertidos, mas o cenário indica que, para recair em outro bordão, o medo de perder está menor do que a vontade ganhar. Melhor para o futebol.

8 – É um novo futebol
Se fosse filme de apocalípse, a cena seria de placas tectônicas em movimento. É uma tese polêmica, mas o futebol, como nós o conhecíamos, acabou e precisava mesmo ser reinventado. Quando a Espanha foi primeira a entrar no clube das campeãs fora de casa desde o Brasil em 1958, tocando a bola cansativa e ininterruptamente; quando o Brasil vai a uma Copa só com um craque; quando Inglaterra, Holanda e Itália têm mais não europeus do que nunca; quando a Colômbia marca forte e a Suíça sai pro jogo; quando vigor física e disciplina tática vão achando novas sínteses; quando até a carcomida Fifa aceita inovações como spray para demarcar barreira no gramado e câmera da linha do gol.... São todos sinais de que alguma coisa mudou. E mudou para melhor.

9 – Da alta definição à realidade aumentada
A qualidade da transmissão e a diversidade de fontes de informação são um atrativo a mais. Da "erupção" ante o gol brasileiro do The New York Times às tabelas interativas, das estatísticas em tempo real aos aplicativos de transmissão ao vivo... É a Copa da realidade aumentada e da alta definição de imagem. Todos os detalhes imagináveis podem ser contados. Boa parte deles estão sendo.

10 – Quem quer ganhar a Copa no país do futebol?
Por último o clichê que se confirma, a farra brasileira. Os mineiros invadindo o treino da argentina, a procissão de holandeses em Salvador, os caras da seleção alemã cantando na rua, o menino ganhando a camisa do Neymar e outra com a do David Luiz na Granja Comary... Afinal, aprendemos que somos donos dessa bola. E onde mais um policial sambaria na boquinha da garrafa? Quando o futebol precisou se reorganizar no Pós-Guerra, veio ao Brasil. Ou, citando Jorge Mautner, ou o mundo se brasilificava ou viraria nazista.

1 comentários:

Gilson Corrêa disse...

E o que é muito bom para nós, a possibilidade de se assistir a copa por outras emissoras, que não a Globo e a Band. Pelo menos, nas emissoras fechadas, temos a Fox e a ESPN. A Sport TV é da Globo, nem conta. Mas já valeu à pena!