quarta-feira, 4 de junho de 2014

Duas últimas forçadas de barra do Globo

Do blog de Zé Dirceu:

A gente e todo o mundo sabe que O Globo é useiro e vezeiro em forçar a barra e que a capacidade do jornalão carioca de distorcer os fatos, principalmente em campanha eleitoral ou na proximidade delas, não tem limites. Mas, de vez em quando, O Globo se supera e surpreende até suas vítimas e aqueles que mais estão acostumados com suas distorções e manipulações.

É o caso de duas do jornalão carioca nas duas últimas semanas. Uma é hoje. Na edição desta 4ª feira, O Globo tenta forçar e, sem nenhum pudor, procura reavivar uma polêmica no momento absolutamente inexistente. Título da matéria, com chamada inclusive na 1ª página com que tenta forçar isto hoje: “Dilma defende aborto por causas ‘médicas e legais’ ”.

Dentro, o jornal publica uma página (a 3) sobre o assunto, com manchete no alto da página: “Dilma defende aborto no SUS”. Você lê todo o material, toda a página e nada mais é do que a presidenta Dilma Rousseff defendendo apenas o que já prevê a lei, a assistência na rede pública às mulheres que abortem ou precisem abortar nos casos previstos pela legislação. Que, aliás, sempre foi a sua posição.

Jornal tenta reeditar polêmica sobre aborto

Mas é O Globo tentando suscitar, dois meses antes do início da campanha eleitoral (a partir do início de agosto) e quatro meses antes da eleição nacional em que a presidenta Dilma concorre à reeleição, a grande polêmica registrada na campanha eleitoral de 2010. Naquele ano, como todos se recordam, o candidato tucano ao Planalto, José Serra, fez da questão aborto um dos pontos mais polêmicos da disputa, tudo numa tentativa de acossar a candidata Dilma que, segundo ele, seria uma defensora da prática.

Para ressuscitar o assunto e a polêmica, O Globo ouviu ou lembra e publica hoje, inclusive as posições dos candidatos da oposição, do concorrente do PSB, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para quem, registra o jornal, “a legislação atual já trata de forma adequada os casos em que o aborto deve ser autorizado”, e o dos tucanos, senador Aécio Neves (PSDB-MG), que não quis se manifestar a respeito.

E a outra forçada de barra de O Globo? O jornalão é o único que sustentou durante quase duas semanas que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, anunciou há pouco mais de uma semana que se aposenta até o final deste mês pelo fato de ter sofrido ameaças. O Globo falou de ameaças nas redes sociais e de agressão de um petista ao ministro há meses, à saída de um restaurante em Brasília.

À época o ministro disse que nem havia percebido a agressão. Agora, depois de anunciar sua aposentadoria, afirmou recentemente que as ameaças que sofreu não têm nada a ver com sua saída da Corte. Nenhum outro veículo da mídia atribuiu sua saída às ameaças, ou deu ênfase a isto. Só O Globo.

4 comentários:

João Viramundo disse...

Estranho, muito estranho.
De uma hora para outra começa a aparecer pesquisa até do exterior dizendo que 71% da população está insatisfeita.
Outra pesquisa diz que 51% aprovam o governo.
Já outras pesquisas dizem que Dilma vence em primeiro turno.
Estranho e não entendo.
71% está descontente e insatisfeita com o país e 51% aprovam o governo?
O povo está bipolar?
O País bombando, povão na universidade, 60.000 universitários fazendo intercâmbio internacional por conta do governo federal, pleno emprego, maior salário mínimo da história, mulher administrando a família com a bolsa, blá-blá-blá....etc e tal.
E mesmo assim tanta gente insatisfeita.
Insatisfeitos com o que? Por que?
Insatisfeitos porque a televisão diz que devem estar insatisfeitos, porque umas (muitas, todas) boas notícias são sempre escandalosamente deturpadas e enfiadas goelas abaixo do brasileiro.
A mulher de Cezar não precisa apenas ser honesta. TEM que parecer honesta. E como pode parecer honesta se TODAS redes de televisão, TODOS jornalões, TODAS revistonas dizem que ela não é honesta?
A mulher de Cézar tem direito a cadeia de rádio e de televisão e não usa. Paga caro por propaganda técnica em horário que ninguém vê. Não distribui uma pequena parte da verba de publicidade para quem a defende, a blogosfera, preferindo pagar para manter os que lhe detratam.
Assim fica difícil defender a mulher de Cézar, pois parece que ela não quer parecer o que realmente é: honesta e competente.
Este surto de mau humor só vai curar quando se matar o vírus da desinformação e a vacina potente é a informação.
Vamos prá dentro Dilma! Tome uma atitude! Mate o vírus da desinformação. Informe a nação.

Gerson disse...

O problema não é a Rede Bobo mentir, o que já é sabido por todos; o problema é o governo federal sustentar as mentiras da Rede Bobo.

Rossi disse...

Essa manchete é para ser brandida na campanha pelos falsos moralistas e intolerantes fundamentalistas. Esse tipo de trabalho sujo sinaliza o nível da campanha que se avizinha. Simples.

Anônimo disse...

É isso.Falou e disse.