segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mais Médicos supera meta; PSDB adoece!

Por Altamiro Borges

No programa “Café com a Presidenta”, nesta segunda-feira (30), Dilma Rousseff anunciou que o programa “Mais Médicos” superou as metas de cobertura e já beneficia 50 milhões de pessoas em todo o Brasil. Para ela, esta é uma das mais importantes conquistas dos brasileiros nos últimos anos. O plano inicial previa atingir 46 milhões de pessoas. Animada com os resultados, a presidenta informou que todos os pedidos dos prefeitos foram atendidos e que o programa já está presente em 3.819 municípios. São 14.462 médicos (brasileiros e estrangeiros) atuando em postos de saúde no país. “O Mais Médicos é uma das nossas ações que aumenta a capacidade de atendimento do SUS [Sistema Único de Saúde]”, festejou.

A presidenta lembrou que “muitas cidades não tinham sequer um médico. A pessoa que precisasse de atendimento tinha que se deslocar para outra cidade, às vezes, a dezenas e dezenas de quilômetros de distância – de carro, de ônibus e até mesmo de barco, algumas iam a pé”. Graças ao programa de atendimento básico houve redução de 21% do número de encaminhamentos a hospitais, segundo pesquisa feita pelo Ministério da Saúde. “Quando a gente trata o problema de saúde lá na base, lá no posto de saúde do bairro, a gente trata as doenças no início. Assim, você consegue controlá-las e até curá-las. E isso desafoga os hospitais e os serviços de urgência”.

Dilma Rousseff ainda destacou que a oferta de vagas em cursos de medicina está aumentando. O programa prevê a criação de 11,5 mil vagas em cursos de graduação até 2017. Para residência médica – quando um profissional se especializa em determinada área da medicina - serão criadas mais 12,4 mil vagas até 2018. "Uma coisa importante é que a maior parte dessas vagas está também sendo criada em cidades do interior. Essa é uma estratégia fundamental para fixar os médicos na própria região onde são formados. Isso faz parte do nosso esforço de descentralizar a graduação e a especialização de médicos, que antes só se formavam nos grandes centros urbanos, em especial nas regiões Sul e Sudeste.”

O anúncio da superação da meta deve adoecer vários demotucanos – como Álvaro Dias e Ronaldo Caiado. Eles fizeram de tudo para bombardear o programa, inclusive incentivando protestos agressivos contra a chegada de médicos estrangeiros. Chegaram a explorar o anticomunismo mais tacanho para atacar profissionais cubanos reconhecidos internacionalmente por sua competência no tratamento básico de saúde. Alegaram que não havia necessidade de mais médicos no país, apesar de um levantamento do Tribunal de Contas da União, divulgado em abril, ter constatado que a falta de médicos é o principal problema enfrentando por 81% dos hospitais do Brasil. A histeria oposicionista, porém, foi derrotada.

Recente pesquisa do Datafolha confirma que 70% dos entrevistados – beneficiados pelo programa – consideram o atendimento ótimo ou bom e duas em cada três pessoas aprovam a decisão de trazer médicos formados fora do Brasil para melhorar o atendimento médico na rede pública. Na região Nordeste, a iniciativa do governo é aprovada por 72% dos beneficiados. O programa “Mais Médicos” será uma das principais vitrines da campanha pela reeleição da presidenta Dilma Rousseff. O que a mídia tucana escondeu até hoje poderá ser exposto nos programas de rádio e tevê da candidata. Muitos tucanos ficarão doentes de raiva e inveja! Talvez procurem algum médico cubano!

*****

Leia também:

- Belo documentário sobre o "Mais Médicos"

- Cubanos falam sobre o "Mais Médicos"

- Mais médicos e menos demagogia

- Quem é contra o "Mais Médico"?

- "Mais Médicos" derrota os tucanos

- "Mais Médicos" e as mentiras da Folha

- "Mais Médicos" alarma mídia e oposição

0 comentários: