quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PT enfrenta a TV Globo em São Paulo


Por Altamiro Borges

O PT finalmente decidiu comprar uma boa briga com a poderosa TV Globo. Nesta terça-feira (19), a direção da sigla em São Paulo ingressou com um processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para exigir que a emissora faça cobertura diária da campanha de Alexandre Padilha ao governo estadual. Em mais uma manobra marota para blindar o tucano Geraldo Alckmin, a Rede Globo decidiu que só divulgará a agenda dos candidatos que obtenham mais de 6% das intenções de voto nas estranhas pesquisas de opinião. Para o PT, este critério é arbitrário porque desconsidera o histórico eleitoral da legenda no estado e não cumpre os princípios de isonomia na cobertura dos postulantes ao cargo.

A sigla até tentou um acordo de cavalheiros com a direção da TV Globo. Numa carta bastante cordial, o presidente estadual do PT pediu para que o critério fosse revisado. De forma arrogante, ela rejeitou a solicitação e reafirmou que só abriria espaço diário nos seus telejornais para Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Skaf (PMDB) – Alexandre Padilha seguiria frequentando a telinha apenas duas vezes por semana. Esta postura irritou até os setores mais conciliadores da sigla, que sempre optaram por manter relações “civilizadas” com a emissora antipetista. Daí a decisão de acionar agora a Justiça Eleitoral. Para o secretário estadual de comunicação do PT, Aparecido Luiz da Silva, o Cidão, a decisão da TV Globo não se justifica:

“Historicamente o PT tem pelo menos 30% das intenções de voto em São Paulo nas últimas cinco eleições. A largada da nossa campanha ainda não foi satisfatória, mas todos sabem que o potencial de crescimento do Padilha é enorme a partir do início do horário eleitoral. A cobertura da TV Globo nesse modelo atrapalha a nossa campanha e favorece os adversários. Não dá pra esperar até a próxima pesquisa Ibope, daqui duas semanas, pra tomar qualquer decisão”, afirma Cidão, que nunca se iludiu com os tais “critérios técnicos” da poderosa emissora. É certo que não dá para esperar muita coisa da Justiça Eleitoral de São Paulo, sempre aparelhada pelos tucanos. Mas não custa espernear!

*****

Leia também:





3 comentários:

Ignez disse...

Finalmente! O PT, um partido que simboliza luta - sua fundação exigiu anos de empenho, dedicação e luta - não podia se comportar como um "patricinho". Democracia se faz com quem participa! Vá em frente, PT!

MARCO disse...

Ver a direção do PT rastejar para exigir o minino de ambiente democratico na midia em suas cartinhas filhinho da mamãe bonitinho do papai é a explicação do porque uma presidenta de um pais dito democratico se veja mais uma vez agredida nos porões, não mais em um quartel mas em um programa de televisão e receber o tratamento que é proprio dos carceres onde em não sendo possivel as garantias ao ser humano lhes quebram os ossos e lhes desgraçem o espirito a ditadura terminou a midia senhores da direção do PT continua ai toda fortalecida por voces e se a midia esculacha a presidenta em cadeia nacional insinuando que esta só indica bandoleiro se nada for mudado na atitude do PT o mensalão 2 vira e cabeças vão rolar a começar pelos que hoje vivem das migalhas que caem da mesa da globo.

Anônimo disse...

O PT acorda tarde para a realidade.

Não foi por falta de alerta. Há anos a esquerda comenta a mansidão do PT com a mídia. Sempre contemporizando.

Muita teoria e muitos exemplos de como lidar com esta situação foram solenemente ignorados. Temos o caso do embate de Vargas com Lacerda. Ambos tinham seus jornais.

Agora, com as pernas quebradas, o PT tenta uma reação.

Gostaria que alguém, com a competência para tal, explicasse porque uma organização, com milhares de participantes com visão de luta, foge deste combate.

O PT, e infelizmente, o povo brasileiro, vão pagar caro por este comportamento de avestruz. Até que nossa sociedade tenha uma visão política independente terá passado talvez mais de uma geração.

R S Frossard