quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A vantagem de Marina começa a cair

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Não é preciso dizer muito. Os recém-divulgados números das pesquisas Datafolha e Ibope falam por si: Marina Silva atingiu o teto e começa a cair. Aos números, pois.

Na pesquisa Ibope anterior, divulgada no dia 26, há cerca de uma semana, em primeiro turno Aécio Neves tinha 19%, Marina tinha 29% e Dilma Rousseff tinha 34%. Em simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma por 45% a 36% – 9 pontos de vantagem para a candidata de oposição.

Na nova pesquisa Ibope, Dilma sobe três pontos e Marina, 4. Aécio cai 4 pontos – tinha 19% e, agora, 15%. Porém, a grande questão é o segundo turno. A vantagem de Marina sobre Dilma caiu para 7 pontos (46% a 39%). Dilma subiu 3 pontos e Marina, 1.

Na nova pesquisa Datafolha, a situação de Dilma melhorou ainda mais em relação à pesquisa anterior. No primeiro turno, só Dilma oscilou para cima (1 ponto), para 35%. Marina ficou estagnada com os mesmos 34%. Mas, no segundo turno, a vantagem de 10 pontos de Marina, caiu para 7 (48% a 41%).

Para quem lê este Blog – e acredita no que lê –, não houve surpresa. Há quatro dias, o post A única certeza é a de que o PSDB acabou já tratava de recomendar aos antipetistas fanáticos que baixassem a bola porque Dilma continua no jogo; só quem está fora, é Aécio. Naquele post foi antecipado que Marina tinha atingido o teto.

E não é a redução da comoção pela morte de Eduardo Campos que já vai cedendo lugar à racionalidade, é que Marina não diz nada ou diz premissas contraditórias. Aos poucos, conforme vai ganhando importância, as pessoas começam a leva-la a sério e a prestar atenção ao que diz e não só na imagem que forjou.

E é ai que mora o perigo. Para ela.

A posição dúbia sobre direitos dos homossexuais pegou mal, mas a posição espantosa de Marina em relação ao pré-sal e a tal “roleta bíblica” (essa senhora diz que toma decisões importantes abrindo aleatoriamente a Bíblia) assustaram até a mídia e o PSDB.

E o empresariado foi atrás.

Marida é uma fraude. E o pior é que não é uma fraude proposital. Ela acredita mesmo nas coisas que diz. Inclusive que poderia governar sem programa, sem apoio de uma base política e de um partido sólidos.

O país não entrará nessa aventura a esta altura do campeonato. Dilma está no jogo. E para vencer.

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo trabalho..que fazes ao instruir pessoas!

Maria Rocha disse...

Quanto a Dilma injeta neste blog do nosso dinheiro do dela é que não é. Merece investigação.

RAFAEL MARCOS GARCIA disse...

Não é preciso dizer muito. Os recém-divulgados números das pesquisas Datafolha e Ibope falam por si: Marina Silva atingiu o teto e começa a cair.

Anônimo disse...

Oi, Maria Rocha, investigar a Globo e sua dívida gigante ou a Veja você não quer, né? Cruzes, que seletividade a dessa gente!

celso romeu disse...

Miro, o duro para quem defende são bloqueiros que só vêem defeito nos outros. E o lululismo, após deixar a presidência , virou o caixeiro viajante das empreteiras nacionais, sob o efeumismo de defender a econômica, via subsídios do nosso suor - BNDS; eo Meirelles com teve autonomia superior ao um Soberano feudal .
A tal distribuição de renda, não formou pessoas, bárbaros consumistas! Por fim, responda a aonde andas a Reforma Agrária, Demarcação de Terras Indígenas... a verdade é que Dilma, Marina e Aécio são iguais em tudo, inclusive em arrogância... Pessoal, vamos de Psol....

Fátima Duarte Gonçalves disse...

Eu concordo. Acho que o encantamento de alguns com a Marina já deu o que tinha de dar. Só tende a cair. O que vai ficar e ganhar é um projeto sério de país. Dilma, para o Brasil continuar mudando.

blogdogersonnogueira disse...

Concordo com todas as assertivas. Também acho que MariNeca chegou ao limite, inflada ou não. Dilma tende a crescer pela própria estrutura partidária e dos apoios, além obviamente do arsenal de argumentos de 12 anos de governo popular. Não há espaço para zebras ou cavalos de tróia nesta corrida presidencial.

RAFAEL MARCOS GARCIA disse...

“filho eis a tua mãe. Mãe, eis o teu filho”. Jesus nos deu sua mãe como prova de amor pela humanidade. Se despojou de tudo até na morte nos deixou sua mãe como nossa intercessora. Ela que pediu a ele fazer o primeiro milagre de transformar a água em vinho pede tambem por nós. Amém