quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Jornal Nacional manipula pesquisas

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

O Jornal Nacional, da TV Globo, divulgou nesta quarta-feira nova pesquisa do Datafolha sobre de intenção de voto para presidente da República. .

O Datafolha mostra Marina Silva numa trajetória de queda, ainda que leve, no primeiro turno.

No levantamento realizado em 28 e 29 de agosto, Marina tinha 34 pontos. Manteve os 34 na pesquisa feita entre 1 e 3 de setembro. E, agora, caiu para 33.

Já Dilma está numa tendência de subida, ainda que modesta, no primeiro turno. Tinha 34 pontos, subiu para 35 e agora ascendeu para 36.

No segundo turno, de acordo com o Datafolha, Marina caiu de 50 pontos para 48 e agora desceu para 47.

Já Dilma subiu de 40 para 41 e agora está com 43.

Tanto no primeiro quanto segundo turno Marina e Dilma estão tecnicamente empatadas.



Curiosamente, o JN, em nenhum momento da matéria (durou 4m46s), diz que Dilma subiu e Marina caiu. Imaginem o estardalhaço se fosse o inverso.

De cara, o JN anunciou o empate entre as candidatas.

O JN utilizou o “subiu” apenas em relação à situação anterior de Marina:

Marina Silva, do PSB, tinha 21%. O índice subiu para 34%, se manteve 34%. Agora, Marina está com 33%. Com a margem de erro, tem de 31% a 35%.

Já o “caiu” o JN utilizou apenas para o Aécio:

Aécio Neves, do PSDB, tinha 20%. Depois, o índice caiu para 15%. Passou para 14%.

Parece piada. Mas não é. É a manipulação de sempre do jornalismo global.

Confiram abaixo a transcrição da matéria que foi ao ar na noite desta quarta-feira.

*****

Dilma tem 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%, mostra Datafolha

do JN

Instituto divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto sobre a corrida presidencial, encomendada pela TV Globo e pelo Jornal Folha de S. Paulo.

O Datafolha divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto sobre a corrida presidencial, encomendada pela TV Globo e pelo Jornal Folha de S. Paulo. Como ocorreu na última rodada do Datafolha, divulgada há uma semana, o levantamento de agora revela um empate técnico entre Marina Silva, do PSB, e Dilma Roussseff, do PT, no primeiro turno.

Mas a diferença numérica entre as duas passou de um para três pontos percentuais e Dilma manteve a liderança. Aécio Neves, do PSDB, oscilou positivamente um ponto.

Já na simulação de segundo turno do Datafolha, a vantagem de sete pontos que Marina tinha sobre Dilma deu lugar, agora, a uma diferença de quatro pontos – o que é um empate técnico, no limite da margem de erro.

O nível de confiança é de 95%. Isso significa que se forem realizados cem levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista, que é de dois pontos para mais ou para menos. Vamos, então, aos números.

Dilma Rousseff, do PT, tinha 36% na pesquisa divulgada no dia 18 de agosto. Onze dias depois, ela apareceu com 34%. Na quarta-feira da semana passada, com 35%. Agora, Dilma está com 36%. Com a margem de erro, tem de 34% a 38%.

Marina Silva, do PSB, tinha 21%. O índice subiu para 34%, se manteve 34%. Agora, Marina está com 33%. Com a margem de erro, tem de 31% a 35%.

Marina e Dilma estão, portanto, tecnicamente empatadas, dentro da margem de erro.

Aécio Neves, do PSDB, tinha 20%. Depois, o índice caiu para 15%. Passou para 14%. Agora, Aécio aparece com, 15%. Com a margem de erro, tem de 13% a 17%.

Votos brancos e nulos somavam 8%. Depois, 7%. Depois, 6%. E agora, somam 6% de novo.

Os que não souberam ou não responderam eram 9%. Depois, 7%. E 7% novamente. Agora, 7% mais uma vez.

Pastor Everaldo, do PSC, Eduardo Jorge, do PV, e Luciana Genro, do PSOL, tiveram 1%, cada.

Zé Maria, do PSTU, Levy Fidelix, do PRTB, Mauro Iasi, do PCB, Rui Costa Pimenta, do PCO e Eymael, do PSDC, não atingiram 1%.

Datafolha faz três simulações de segundo turno

O Datafolha fez, mais uma vez, três simulações de segundo turno. Numa delas, como nós dissemos, a vantagem de Marina Silva, do PSB, sobre Dilma Rousseff, do PT, deu lugar, agora, a um empate técnico, no limite da margem de erro. Vamos aos resultados.

Considerando um segundo turno entre Marina Silva e Dilma Rousseff, Marina tinha 47%. Depois, 50%. Passou para 48%. E agora, está com 47%. Com a margem de erro, tem de 45% a 49%.

Dilma aparecia com 43%. Depois, 40%. Passou para 41%. E agora, está com 43%. Com a margem de erro, tem de 41% a 45%.

Dilma e Marina estão, portanto, empatadas tecnicamente, no limite da margem de erro.

Votos brancos e nulos somavam 6%. Depois, 7%. Depois, 6%. E agora, 6% de novo. Os que não souberam ou não responderam eram 4%. Depois, 3%. Depois, 5%. E agora, são 4%.

Numa possível disputa entre Marina Silva e Aécio Neves, Marina tinha 56% na pesquisa da semana passada – a primeira do Datafolha a incluir esse cenário. Agora, está com 54%. Com a margem de erro, tem de 52% a 56%.

Aécio tinha 28%. Agora, está com 30%. Com a margem de erro, tem de 28% a 32%.

Votos brancos e nulos, somavam 10%. Agora, somam 10% novamente. Os que não souberam ou não responderam eram 6%. Agora, são 5%.

Numa possível disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, Dilma tinha 47%. Depois, 48%. Passou para 49%. Agora, está com 49% novamente. Com margem de erro, tem de 47% a 51%.

Aécio aparecia com 39%. Depois, 40%. Passou para 38%. Agora, está com 38% de novo. Com margem de erro, tem de 36% a 40%.

Votos brancos e nulos somavam 9%. 9%, de novo. Depois, 10%. E agora, 9%. Os que não souberam ou não responderam eram 5%. Depois, 4%. 4% de novo. E agora, são 4%, mais uma vez.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pior foi com a pesquisa CNT/MDA que eles nem divulgaram

Anônimo disse...

O que eu sei é que a audiência dessa emissora está despencando a cada dia. São poucos os que ainda perdem tempo assistindo esse lixo.

Anônimo disse...

Desta vez acho que há um certo exagero. Temos que tomar cuidado, pois não precisamos nos apegar a qualquer coisa por que Grande Mídia nos dá situações muito mais concretas, claras e explícitas de manipulação. Posso estar sendo ingênuo, claro, não dá para confiar em nada. As únicas matérias sobre o Brasil que vejo ainda parecer de cunho jornalistico, na sua essência, é na BBC.