terça-feira, 28 de outubro de 2014

As eleições e o susto no PT

Por Frei Betto, no site da Adital:

A eleição presidencial deu um susto no PT. Não esperava que Marina Silva se tornasse cabeça de chapa e obtivesse votação mais expressiva do que em 2010. E muito menos que ela, derrotada, apoiasse Aécio.

Não esperava que Aécio fosse um concorrente tão ameaçador. E muito menos que o PMDB entrasse rachado na campanha, com Hartung, do Espírito Santo, e Sartori, do Rio Grande do Sul, como cabos eleitorais do PSDB.

Assustou-o também a divulgação das denúncias de corrupção na Petrobras em plena disputa do 2º turno. Sorte que o adversário também tem telhado de vidro...

Lula conclamou, em São Paulo, a militância a ir de casa em casa. Que militância? Além de ver reduzida, pelas urnas, sua bancada de senadores e deputados federais, o PT já não conta com aquela aguerrida militância voluntária das décadas de 1980 e 90.

Agora, tudo depende de marketing e de muito dinheiro investido por pessoas jurídicas que, a partir de hoje, começam a cobrar a fatura.

Dilma sabe que tem pela frente uma espinhosa tarefa: cumprir o que prometeu e costurar o tecido da governabilidade em um Congresso tão esgarçado em partidecos, e desprovido de lideranças ética e politicamente consistentes em sua base de apoio.

O PMDB, rachado quase ao meio, usará todo o seu poder de pressão para ditar a pauta do governo. O PSDB, com apoio do DEM e do que resta do PSB, tentará consolidar uma oposição ferrenha, acirrada pela frustração de ter sentido o aroma do banquete ao qual foi desconvidado pelo resultado das urnas.

O PT enfrenta, agora, o desafio de governar melhor do que já fez até aqui e tentar resgatar o que, no passado, lhe imprimiu tanta credibilidade: o capital ético, a organização política dos setores populares e o compromisso de promover reformas estruturais.

3 comentários:

Unknown disse...

O susto não foi no PT.
Susto deu o PT numa parcela majoritária da população que quer um país cada vez mais progressivo e democrático.
Agora, tratemos de consertar o estrago. Sem uma aliança de todos os movimentos de esquerda, todos, vai ser difícil.
Convém uma visita ao Uruguai para ver como.

Anônimo disse...

Na minha opinão o PT deve deixar a Dilma Governar e partir, ele proprio, para uma reformulação e modificação da maneira em comunicar com a população! A Dilma não vai radicalizar, mas o PT tem que aproximar do povão, comunicar aos beneficiados pela forma de governar do PT (para o povo), to falando de todos, inclusive classe media. Sugestões: Reuniões ja de imediato, ainda este ano com todos presidentes dos diretorios estudais, depois entre os de cada municipio dentro dos estados (municipio que não tiver deve-se abrir). e traçar uma forma de comunicação direta com a população. Exemplos: ruenioes mensais em bairros da cidade (reunioes pequenas maximo 20 pessoas do bairro). E nesta Reuniões mostrar o que esta sendo feito. O porque do ataque midiatico. Se o PT não reformular imediatamente. Ficar esperando ação do Governo em comunicação estamos perdidos. A revolução da comunicação terá que ser silenciosa, atraves da militancia. Abraços a todos.

Solta a guela, Maria Ruela ! disse...

Estranho post para um Frei Betto! Parece que gostou do que aconteceu! Pode apostar, Frei Betto, o PT ainda tem sim uma aguerrida militância e eu faço parte dela. E NÃO APRESENTAREI CONTA NENHUMA! Teve dia de ficar talvez 22h no ar por causa do PT mas fiz de todo o meu coração e NÃO SOU CNPJ NENHUM E... como eu AINDA HÁ MILHÕES, SIM! e andamos juntos na rede desde lá pra abril e maio já havíamos começado. Me espanta o Sr. não falar nada sobre tudo o que houve de errado NO PROCESSO de Bláblá e Aócio! Eles não jogaram o jogo e sim modificaram TODAS AS REGRAS DO JOGO e... NINGUÉM OS IMPEDIU - AO CONTRÁRIO foi muito bem suportada amodificação das regras do jogo APÓS O JOGO JÁ ESTAR EM 45' do SEGUNDO TEMPO... ISSO SIM É QUE FOI DE ESTRANHAR... Mas estou estranhando muito também o TOM desse artigo do Sr... Parece que está torcendo contra... A IGREJA JUSTAMENTE NÃO DEVERIA GOSTAR DE TERMOS AINDA VALOROS VARÕES E VAROAS DEFENDENDO OS POBRES? OU SERÁ QUE O PT NÃO FEZ NADA QUE TIVESSE MÉRITOS A ESSE RESPEITO nos doze últimos anos? Achei deveras estranho o seu artigo... me pareceu mais um "bem feito"... para o Lula e a Dilma... MAS ACREDITE: AINDA SOMOS MILHÕES E VAMOS AJUDAR A DILMA A SOLVER O PAÍS... SÓ SE NOS IMPEDIREM AO ESTILO DO QUE FOI FEITO NOS ÚLTIMOS DIAS... QUE AS COISAS VÃO PIORAR PARA A AJUDA QUE PRETENDEMOS DAR. DE QUALQUER FORMA, NÓS - DA MILITÂNCIA AINDA VIVA E AGUERRIDA - ESTAREMOS VENCENDO A BATALHA JUNTO COM A DILMA pelo BRASIL!!!