quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Gilmar Mendes socorrerá a ‘Veja’?

Por Altamiro Borges

A ‘Veja’ esperneia ao máximo para evitar o vexame de publicar na sua capa um direito de resposta do PT. E o pior: na véspera do primeiro turno das eleições presidenciais. Já tinha até encomendado uma moldura para registrar este fato histórico do colapso moral da revista do esgoto. Mas estou receoso. O Grupo Abril não aceitou a decisão, por unanimidade, do Tribunal Superior Federal e acionou o Supremo Tribunal Federal. Por coincidência – são tantas neste país! –, o processo caiu nas mãos do ministro Gilmar Mendes, assíduo frequentador das páginas da revista e conhecido inimigo do chamado “lulopetismo”. Será que o ex-presidente do STF vai socorrer os seus amigos da famiglia Civita?

Por sete votos a zero, o TSE decidiu, na semana passada, garantir o direito de resposta. Os ministros entenderam que a revista ofendeu a honra do partido na reportagem intitulada “O PT sob chantagem”, publicada em 17 de setembro. A “reporcagem” afirmava, sem qualquer prova, que a sigla pagou propina a um chantagista para abortar denúncias sobre “a participação dos principais líderes petistas num desfalque milionário” na Petrobras. Raivosa, ela esbravejava: “O PT conhece como poucos o que o dinheiro sujo é capaz de comprar”. Os ministros do TSE julgaram que a Veja “extrapolou os limites da crítica ácida, ofendendo a imagem do partido” e aprovaram o direito de resposta.

Foi dado prazo de duas semanas e determinado que a resposta deveria ser estampada, inclusive, na capa da publicação. Desesperada, a famiglia Civita acionou o STF. Ela solicita a suspensão imediata do processo no TSE e que seja cassada a decisão. Alega que a medida fere a “liberdade de expressão e o livre exercício da crítica jornalística”. Na maior caradura, ela alega que a “reporcagem” tratou-se de “inegável material jornalístico”. Novamente, o decadente Grupo Abril não apresenta provas das suas acusações, mas tenta desqualificar a sentença do TSE. Agora, a Veja espera a complacência do ministro Gilmar Mendes, o mesmo que salvou o agiota Daniel Dantas e o médico-estuprador Roger Abdelmassih.

*****

Leia também:





0 comentários: