terça-feira, 31 de março de 2015

Ibope derrotado na Justiça. Globo treme!

Por Altamiro Borges

A Rede Globo acaba de sofrer mais um baque. Após 14 anos de disputa judicial, o SBT conseguiu finalmente vencer a ação movida contra o Ibope. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça recusou recurso do instituto de pesquisa e manteve, em decisão final, a sentença de 2003 que o obriga a revelar os dados confidenciais de sua metodologia de aferição de audiência – a sinistra "caixa-preta" que sempre foi acusada de beneficiar a TV Globo. "O processo acaba de ser declarado 'transitado em julgado', ou seja, não cabem mais recursos. O SBT aguarda apenas o cumprimento da sentença", informa o jornalista Paulo Pacheco, do site especializado "Notícias da TV".

A briga entre a emissora de Sílvio Santos e o Ibope - também apelidado de Globope – foi deflagrada em 2001. Na ocasião, o SBT questionou a medição de audiência do instituto e foi punido pelo Ibope com a suspensão de 24 horas do serviço, alegando violação das regras de sigilo. Sentindo-se lesada, a emissora processou o Ibope e exigiu o acesso aos dados confidenciais da medição. Em 2003, o SBT obteve a primeira vitória. O instituto foi condenado pela Justiça paulista a pagar R$ 30 mil por dia para a emissora caso não mostrasse a "forma, a metodologia e os elementos utilizados em todos os mecanismos para pesquisa de audiência e apuração de resultados". O Ibope ainda recorreu a outras instâncias, mas agora foi finalmente derrotado, em definitivo, pelo STJ. Não cabem mais recursos!

Como relembra Paulo Pacheco, "enquanto brigava com o Ibope na Justiça, o SBT chegou a oferecer dinheiro a quem revelasse possuir um peoplemeter, aparelho que mede a audiência em tempo real. Em São Paulo, há cerca de 930 aparelhos instalados em sigilo em domicílios escolhidos pelo Ibope. No Brasil, são cerca de 6.000. Com a sentença, o SBT espera agora ter acesso à localização dos peoplemeters para verificar se a amostra do Ibope realmente representa as classes sociais e sua distribuição geográfica". A medição da audiência – esta verdadeira "caixa-preta" – é decisiva para a obtenção de bilionários recursos em publicidade privada e pública. Aberta, ela poderá confirmar a manipulação dos dados e representar um duro baque para a Rede Globo. A conferir!

*****

Leia também:





5 comentários:

brasilpensador.blogspot.com disse...

NAO SEI NEM SE vale mais a pena para o SBT depois da puxada de saco de Silvio Santos a globo, e tambem ter colocado uma extremista de direita no jornal do SBT, para outras emissoras deve servir para mostrar quantas vezes eles esconderam a verdade. mais para o sbt nao vejo como benefico.

Anônimo disse...

O sr. aponta uma falta de liderança na esquerda para reverter esse rumo tomado pelo governo. Lula não é mais uma liderança?
Wanderley Guilherme: Não. Ele entrou nesse desgaste geral. Em parte por culpa dele que fica falando o tempo todo que a política não vale nada. O que não quer dizer que tudo esteja perdido, mas ele perdeu sua capacidade de liderança. Isso tem que ficar claro. Suas convocatórias já não estão sendo atendidas como eram. Permitiu que o centro passasse a ser liderado pela direita. A esquerda está sem liderança. Não se pode deixar de reconhecer a surpresa que foi o início de governo. Uma completa reformulação do que foi dito até o último comício. Foi um choque.

Foi esse choque que liquidou a capacidade de a esquerda liderar?
Wanderley Guilherme: Sem dúvida. Acho que a presidente não tem mais liderança. Houve uma ruptura muito grande entre a base social da esquerda e sua liderança. Ruptura essa que tenho dúvidas de que consiga recuperar. Não adianta o que a presidente faça que a direita não vai ficar quieta. Gostou do jogo, como se diz no futebol.

o inforgânico disse...

VIVAAAAAAAAAAAAAAAA

Unknown disse...

Se acham representantes das classes média e alta. TV e jornais tentam impor a idéia que a classe média e a classe alta, juntas, são 500 mil habitantes. Um pouco mais um pouco menos. Talvez a classe alta conte um um pequeno número de participantes, mas são bem mais do que se afirma. Juntos com os jornais os mais abastecidos com seus inocentes úteis na coleira. O bloco de demóstenes e caiados. Aproveitadores, eles precisam de argumento para se perdoarem. Na maioria católicos com medo de ir para o inferno Precisam provar para si mesmo que não são ladrões, mas não conseguem. No tribunal de suas consciências se julgaram culpados. Já sabem que são culpados e tem medo de ir para o inferno (quanta ignorância). Não tem mais o perdão. Não tem saída. Agora é poder levar os outros consigo. Para onde? Eles não querem nem imaginar. Foram comunicados, nas suas escolas particulares, religiosas, para onde vão os culpados. Tortura psicológica: remorso do inconsciente.

Se esquecem que a vida é uma professora. Enérgica mas justa!!!!Coitados!!!!

cesar disse...

ue? a dilma nao disse que fara tudo para manter a meta fiscal? taí... bilhoes economizados: é só cortar bilhoes doados aos mercenarios da midia.