segunda-feira, 9 de março de 2015

O panelaço foi uma panelinha

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A campanha publicitária contra Dilma tenta, diariamente, dar a impressão de que o governo acabou e que os eleitores de outubro fugiram. Quem viu a cobertura do discurso da presidente, ontem a noite, pode até achar que a única reação dos brasileiros foi abrir a janela para fazer uma batucada numa frigideira e depois assumir o volante do carro para buzinar pela vizinhança. Nada mais falso.

Em sua coluna de hoje, a consultoria Bites, que tem uma boa carteira de empresas brasileiras entre seus clientes, mostra uma situação bem diferente nas redes sociais, que funcionaram como o principal instrumento das mobilizações de ontem.

Conforme o levantamento, até às 22.23hs, a expressão panelaço, usada de várias formas por internautas adversários do governo, totalizou 24.330 twitters. Já o hashtag #dilmadamulher, de aliados de Dilma, que fez um pronunciamento no Dia Internacional da Mulher, bateu num número 50% maior: 34.245.

Os dados são importantes porque se referem, justamente, ao momento do pronunciamento de Dilma e aos 80 minutos posteriores. É nesse ocasião que ocorrem os debates mais vivos dentro de casa, entre amigos, e emergem as impressões mais espontâneas.

A partir de estimativas padronizadas para medir audiência na internet, pode-se calcular o seguinte: a turma do panelaço atingiu um público potencial de 156 milhões de pessoas. Já #dilmadamulher bateu em 203 milhões — uma diferença considerável.

Houve sim um protesto contra a presidente, concentrado em bairros de alta classe média, que sempre votaram contra o PT. Mas é bom não exagerar, num esforço artificial para ampliar o coro dos descontentes.
Estes dados vão além de um simples palmômetro. Mostram uma situação de equilíbrio político, coerente com uma eleição presidencial encerrada por uma diferença de pouco mais de 3% dos votos. Dilma foi à TV e como é natural, mobilizou aliados a favor e adversários contra.

Ao longo da noite e da madrugada, o quadro mudou. Os twitters do panelaço cresceram e se igualaram ao total acumulado por Dilma, mudança que permite várias explicações.

A mais plausível é que a oposição e seus ativistas estão mais mobilizados para o combate na internet, o que se explica pela postura de Aécio Neves e demais líderes do PSDB. Ao recusar-se a reconhecer, de uma vez por todas, sem ambiguidades, a derrota nas urnas, evitando acatar a legitimidade absoluta da vitória de Dilma, eles estimulam tentações autoritárias e deixam uma porta entreaberta para iniciativas golpistas.
Ninguém irá negar a nenhum brasileiro o direito democrático de bater panela ou apertar a buzina do carro contra a presidente. É bom viver num país onde isso ocorre com naturalidade.
Mas também é essencial compreender que ninguém tem o direito de desrespeitar a vontade da maioria, definida em 26 de outubro. Se havia alguma dúvida, ela se dissipou apõs a lista de Rodrigo Janot, certo?

É muito feio confundir panelinha com panelaço, vamos combinar.

4 comentários:

Reinaldo disse...

A pauliceia endoidou de vez, ao invés de panelaço , não seria melhor fazer o baldeaço contra a falta de água da SABESP

Anônimo disse...

Moro na Bela Vista, a quatro quarteirões da Av.Paulista e não ouvi nada, aliás eu soube do panelaço por que um amigo coxinha passou um zap no grupo(as 20:30H) convocando a galera. Mas acho que foi mal divulgado, por que no meu prédio tem um monte de "reaça" e ninguém se manifestou. Diferente do dia da eleição, que eu achei que o prédio ia cair, com tanto barulho e xingamento.

NilvaSader disse...

Discordo. Infelizmente, a perifa, se não bateu panelas, repercutiu e gostou do que viu. Tem muita gente mobilizada para o dia 15. Já recebi muitos toques de amigos. Não adianta tapar o sol com a peneira. A classe média e a zelite continuam formando opinião

Anônimo disse...

Só se for aqui,pelo menos até ago-
ra não tem não,como também não tem
para o dia 13.