quinta-feira, 18 de junho de 2015

Saudoso da ditadura preside a Câmara

Por Altamiro Borges

Mais um triste símbolo da onda conservadora no país: na tarde desta terça-feira (16), por quase duas horas, a Câmara Federal foi presidida por um deputado assumidamente defensor da ditadura militar. O exótico Capitão Augusto (PR-SP), que dispensa o tradicional terno dos parlamentares e faz questão de trajar uniformes militares recheados de condecorações e insígnias da PM paulista, dirigiu a Mesa Diretora do plenário durante a sessão de debates que antecede as votações. Apesar de não pertencer à cúpula da instituição, o representante do chamado "baixo clero" foi agraciado pelo lobista Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal, também conhecido por sua visão autoritária.

Em fevereiro passado, o jornal O Globo – que apoiou o golpe militar de 1964 e construiu seu império graças às benesses da ditadura – apresentou um rápido perfil do parlamentar. Vale conferir:

*****

Deputado da PM, que circula de farda pela Câmara, cria Partido Militar, cujo número pode ser o 64

Capitão Augusto (PR-SP) circula pelos corredores do Congresso fardado e com muitas medalhas de condecorações penduradas

Por Evandro Éboli - 12/02/2015

O deputado federal de primeiro mandato José Augusto Rosa (PR-SP), que se elegeu como Capitão Augusto, ex-oficial da Polícia Militar, já chama a atenção na Câmara pela vestimenta. Ele participa das sessões do plenário e circula pelos corredores fardado, e com muitas medalhas de condecorações penduradas. Acredita-se que seja o primeiro parlamentar a trabalhar nesses trajes.

Mas ainda é pouco. O militar, hoje na reserva, acaba de criar o Partido Militar Brasileiro (PMB), que, diz, está prontinho para funcionar. O capitão garante que todas etapas burocráticas para se fundar um partido - como recolhimento de milhares de assinaturas, realização de convenção e publicação no Diário Oficial - foram vencidas e que o registro definitivo deve sair em breve. Assegura o fundador que ainda nesse semestre o PMB estará a todo vapor na Câmara. E com uma bancada, estima, entre 10 a 15 deputados. A se confirmar, será o 33º partido em exercício no Brasil e o 29º com representação na Câmara.

O capitão Augusto não esconde o espectro ideológico da sua legenda:

- É o primeiro partido assumidamente de direita - contou ao Globo, e explicou a gênese do PMB:

- Somos originários da antiga Arena (Aliança Renovadora Nacional) - disse, se referindo ao partido criado no início da ditadura, em 1965, e que deu sustentação aos presidentes militares.

O militar ainda não decidiu o número do partido. Tem quatro opções. A primeira, 18:

- É a idade do alistamento militar obrigatório, mas também a idade da maioridade penal que queremos derrubar no Congresso Nacional.

A segunda, 38:

- É por causa do famoso três oitão (38), revólver mais usado pelas corporações militares.

A terceira, 64:

- Em homenagem a nossa revolução democrática.

E a quarta, 99:

- Para ser bem diferente de tudo mesmo.

Aos 47 anos, o capitão Augusto se elegeu pela primeira vez. Em outras duas tentativas ficou como primeiro suplente, mas preferiu não assumir interinidades para não ser obrigado a ir para inatividade na carreira militar.

- Agora que sou titular, tudo bem. Tive que ir para a reserva para assumir o mandato - explica.

O parlamentar falou da experiência de ir a Câmara de farda e disse que, na primeira semana, era barrado a todo momento pelos seguranças.

- É que o pin (pequeno broche que identifica um parlamentar) é muito pequeno e ele sumia no meio das medalhas.

Depois, diz, o pessoal se acostumou.

- Todo mundo elogia, gosta muito. Somente dois deputados me abordaram achando estranho. Perguntaram se era permitido, se o regimento aceita, se o presidente autorizou. Mas a maioria esmagadora achou bonito, diferente.

O regimente da Câmara, na verdade, não é claro sobre o assunto. O capitão diz que pode, que há um ato da direção da Câmara, de 1980, que permite o uso de passeio completo no plenário.

- E essa é uma farda de solenidades, semelhante ao terno. Tem gravata, calça, camisa, sapato e paletó. É uma farda de passeio. E não uma farda operacional.

O deputado diz ter a permissão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para usá-la. Perguntado se a Polícia Militar de São Paulo permite, ele responde:

- A PM se sente lisonjeada. Recebi centenas de email, torpedos e mensagens no whatsapp com elogios. Muita gente emocionada até.

*****

Leia também:




1 comentários:

MOITAVERDEJANTE disse...

Mais uma forma adotada pelo Cunha, para afrontar o PT e ao GOVERNO!!!