sábado, 18 de julho de 2015

Mídia blindou o "picolé de chuchu"

Por Elineudo Meira e Cláudio Motta Jr., no site Linha Direta:

Comunista, fã de Chico Buarque e João Bosco, escritor, jornalista e blogueiro. Esse é Altamiro Borges, o Miro, ativista que atualmente é presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Em entrevista ao Portal e Rádio Linha Direta, o blogueiro falou da sua trajetória, dos livros escritos e sobre o debate em torno da democratização da mídia.

No bate-papo, Miro explicou todos os seus livros e falou sobre o processo de união entre os blogueiros que defendem uma sociedade mais justa, a liberdade de expressão, a democratização dos meios de comunicação e um novo marco regulatório para este setor.

Se referindo às coberturas sobre a politica tucana em São Paulo. Altamiro afirmou que a blogosfera cumpre o papel em furar o bloqueio da grande mídia e fazer as denúncias. "O problema é que a blogosfera é uma militância virtual e não tem estrutura. Às vezes eu vejo as pessoas afirmando `vocês tem que cobrir tal coisa`, eu digo `bicho, não tem isso, é militância virtual, não tem equipe, não tem nada, é uma coisa voluntária", diz.

“O governo de São Paulo é totalmente blindado pela mídia paulista. Por razões políticas e por razões comerciais, a mídia paulista blindou o picolé de chuchu", diz. Segundo ele, a mídia paulista abranda o tom das denúncias quando o envolvido é Alckmin.

O blogueiro ainda falou sobre o debate em torno da democratização da mídia. Segundo ele, o debate no Brasil está interditado e deve seguir o exemplo de outras experiências em países capitalistas. “Esse debate existe no mundo inteiro, em alguns países já há décadas, você pega os Estados Unidos tem regulação das comunicações", diz.

Na entrevista, Miro ainda fez uma reflexão sobre a conjuntura, a agenda conservadora do congresso e as atitudes golpistas. “A mídia brasileira hoje é uma mídia golpista, como foi com o Getúlio, como foi com Juscelino, como foi com o João Goulart, como foi com o Lula, ela é uma mídia golpista", avalia.

Ele explica que a mídia presta um desserviço ao país. “Uma mídia que faz o papel anti-governo é uma mídia que faz o papel anti-Brasil, ela tem que falar contra tudo", explica.

Em recado à militância da esquerda brasileira, o blogueiro sugeriu que todos produzam conteúdo na internet e sejam militantes virtuais. “Na era da internet, nós temos condições de produzir mais conteúdo. Eu sugiro a todos que produzam conteúdo, escrevam mais, poste mais coisas, poste mais fotos, poste mais vídeos. Essa é forma de fazer a disputa de ideias na sociedade. Seja também um militante virtual. Então, estamos precisando de ruas e redes”, concluiu.

Confira a íntegra da entrevista

0 comentários: