sábado, 15 de agosto de 2015

Dias decisivos da Operação Caça ao Lula

Por Renato Rovai, em seu blog:

Ontem o Estadão divulgou uma conversa entre Lula e o executivo da Odebrecht, Alexandrino de Salles Alencar. Uma conversa onde quase tudo que o ex-presidente diz é Aham. Basta ler e olhar com atenção o diálogo que segue no pé desta nota. Mas na interpretação sacana de alguns veículos, se tornou prova do envolvimento de Lula no esquema da Lava Jato.

Hoje a revista da Marginal divulga os dados do sigilo bancário do ex-presidente. Todos os detalhes das operações estão ali. Quanto Lula repassou para cada um dos seus filhos, quanto investiu em previdência privada e coisas do gênero.

Os dados teriam sido enviados pelo COAF, órgão do ministério da Fazenda, aos procuradores da Lava Jato. Que, ao que tudo indica, só o solicitaram para tornar o assunto capa da Veja antes da manifestação de amanhã.

Se o ministro da Justiça fosse outro, hoje pela manhã talvez já tivesse dado uma coletiva de imprensa dizendo que iria abrir um inquérito para investigar o vazamento e que os envolvidos seriam punidos exemplarmente. Que as instituições no Brasil e as investigações não podem mais ser tratadas na base da molecagem. E que o custo para a imagem do país desse tipo de crime (quebra e divulgação de sigilo de dados é crime) não podia mais ser admitido.

Mas, José Eduardo Cardoso pelo jeito tem outras prioridades…

O vazamento dos dados o Instituto Lula são insignificantes do ponto de vista objetivo, mas não da narrativa que se busca construir, de que o ex-presidente é um chefe de quadrilha.

Em primeiro lugar, Lula ter conseguido vender 27 milhões em palestras em aproximadamente 55 meses depois de ter saído da presidência, o que significa uma renda de aproximadamente 500 mil por mês. É muito. Sim, é muito dinheiro. Mas não exatamente para manter um Instituto.

Uma empresa que gire 6 milhões de reais por ano é considerada pequena. Um bom restaurante da Vila Madalena tem um faturamento desses. E o Instituto não é só o Lula. Ele paga aluguel, funcionários, tem várias atividades sem fins lucrativos e Lula tem sim peso político para vender suas palestras.

Esse blogueiro apurou que o preço das palestras do ex-presidente giram na casa dos 200 mil dólares quando contratadas por empresas. Aliás, só estão sendo divulgados os nomes daquelas empresas que apareceram na Lava Jato, que representam pouco mais de 30% do volume total das palestras. Mas, por exemplo, a Globo pagou para ter uma palestra de Lula. E muitas outras empresas nacionais e multinacionais, como a Microsoft.

Lula saiu com 85% de aprovação da presidência da República e se quisesse ter feito o dobro de palestras, provavelmente teria conseguido. E a receita ao invés de ter sido 27 milhões de reais, poderia ter sido de R$ 50 milhões.

Fernando Henrique também faz palestras pagas. Bill Clinton e Tony Blair também. E mesmo pessoas menos talentosas, como alguns jornalistas e comentaristas da emissora dos Marinhos, o fazem cobrando alguns milhares de reais. Ou seja, não é crime.

Mas então por que isso está sendo divulgado como se fosse? Para ir preparando o terreno para o golpe que está sendo desenhado há alguns meses. Ir pra cima de Lula.

Este blogueiro conversou com várias pessoas nos últimos dias. E o que parece estar se consolidando é que os investigadores da Lava Jato estão engatilhando um pedido de busca e apreensão no Instituto Lula.

Essa ação seria solicitada com base nesses dois grampos divulgados entre ontem e hoje. E criariam as condições para uma narrativa de criminalização do ex-presidente principalmente se não houvesse reação popular e que poderia levar a um mandato de prisão dele com base na espúria teoria do domínio do fato, que o seu próprio autor, Clauss Roxin, não entende da mesma forma que o judiciário brasileiro vem aplicando.

Há quem considere que os operadores mais radicais da Lava Jato perceberam que nesta semana se criou uma nova dinâmica na operação política do impeachment de Dilma e que buscá-lo agora não deveria ser o principal objetivo. Por isso, teriam mudado toda a estratégia para buscar incriminar Lula e tirá-lo rapidamente do jogo.

Por conta disso, muitos têm defendido que Lula assuma um ministério. Por um lado, para que o PT recuperasse mais protagonismo na articulação política e os movimentos sociais entendessem um recado de que não vão ficar apenas ajudando o governo sem ter um intelocutor forte lá dentro. E ao mesmo tempo para impedir que fosse surpreendido por uma operação amalucada para prestar depoimento ou mesmo ser preso sem provas.

Lula, porém, não gosta da ideia. Já teria dito que não aceitaria ministério para ter fórum privilegiado e ter seu caso julgado no STF. E que não tem medo de investigação nenhuma porque sabe exatamente o que fez na vida.

Há uma única chance de ser dissuadido dessa posição, um forte apelo de Dilma. E mesmo isso poderia não funcionar.

Lula prefere sair Brasil afora disputando politicamente do que ficar “preso” em um gabinete de Brasília. E acha que a ação iniciada nesta semana com a marcha das margaridas e outros encontros já demonstraram que é possível movimentar as ruas e resistir a essa escalada de criminalização do governo, dos movimentos e da esquerda.

O Nordeste deve ser o primeiro alvo do ex-presidente. E também da presidenta da República. O teste no Maranhão, no ato com o governador Flávio Dino, foi considerado um sucesso. Isso deve se repetir em outros estados menos intoxicados pela mídia.

A questão é se vai dar tempo para isso. A turma radical da Lava Jato parece querer realizar uma operação rápida.

Lula certamente está avaliando todos os cenários. Seu entorno idem. Mas às vezes quando se está só ouvindo o rugido do bicho, sem vê-lo, pode parecer que ele é maior ou menor do que na realidade. E este blogueiro tá achando que o bicho é feio e grande. E que não tem o menor compromisso com qualquer lógica.

Lula não deveria ignorar a falta de lógica na ação de canalhas que andam dizendo para jornalistas que vão prendê-lo a qualquer custo.

Lula não deveria ignorar que não há lógica na ação de quem vive perguntando para réus da Lava Jato que o primeiro que vier a entregá-lo terá benefícios pela delação.

Mas, Lula e esses caras podem ter certeza de uma coisa, se fizerem alguma coisa com ele o bicho pode ficar feio para o lado de lá também. A Lava Jato ainda é algo confuso para muita gente, mas sua ação tem credibilidade. Se vier a fazer uma operação tresloucada com Lula, tudo pode mudar. Uma amiga que atua na política nordestina garante que por lá isso seria uma bomba. Que imediatamente seria entendido como golpe. E que a resistência seria radical. Que o Brasil não é São Paulo e Paraná. E eu acho que ela tem razão.

O risco de virem para cima de Lula também não é pequeno. Mas ao mesmo tempo, quem disse que esses malucos não estão dispostos a transformar o Brasil num Egito? Essa é a questão que ainda está em fase de ser respondida.




0 comentários: