segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Manifesto: Escreva, Lola, escreva!

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A professora da Universidade Federal do Ceará Lola Aronovich escreve há quase 8 anos um dos maiores blogs feministas do Brasil, o Escreva Lola Escreva. Por causa de sua incansável defesa pelos direitos das mulheres e de outros grupos historicamente oprimidos, a blogueira vem sendo difamada, caluniada e ameaçada de morte, tortura e estupro desde 2011, sem que a polícia ou demais autoridades tomem qualquer atitude.

Há poucos dias, os misóginos que atacam Lola criaram uma página falsa em seu nome, amplamente divulgada por figuras como Roger Moreira e Olavo de Carvalho, alguns dos principais responsáveis na formação (ou deformação) de opinião da crescente onda de conservadores e fascistas nas redes sociais. O blog, supostamente administrado pela acadêmica, incentivava a queima de bíblias, pregava a castração de meninos, além de anunciar a venda de Misoprostol (medicamento utilizado para a realização de abortos) e acusar Lola de realizar o aborto de uma aluna em plena sala de aula.

Nós blogueiros, blogueiras e ativistas digitais apoiamos a árdua luta feminista empreendida por Lola e exigimos que a blogueira cearense tenha assegurados, pelas autoridades cabíveis, a sua segurança e o seu direito à liberdade de expressão.

Em meio à perseguição deliberada a blogueiros e ativistas digitais por meios como a intimidação e, principalmente, abusivos processos judiciais, o caso de Lola se destaca não só pelo flagrante ataque à liberdade de expressão e à democracia, mas também por escancarar o grave problema do machismo na sociedade brasileira.

Assinam:

- Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

- Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais

- Associação de Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná (ParanáBlogs)

- Associação Nacional pela Inclusão Digital (Anid)

- Associação dos Blogueiros do Estado do Pernambuco (AblogPE)

- Altamiro Borges (Blog do Miro)

- Alexandre Cesar Costa Teixeira (Blog Megacidadania)

- Renato Rovai (Revista Fórum)

- Tarso Cabral Violin (Blog do Tarso)

- Daniel Pearl Bezerra (Portal Mídia Livre)

- Claudio Machado

- Conceição Oliveira (Blog da Maria Fro)

- Percival Henriques

- Dimas Roque

- Iris Cavalcante

- Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania)

- Lissandro Nascimento

- Willians Barros (Cloaca News)

- Aparecido Araújo Lima

0 comentários: