sábado, 28 de novembro de 2015

O que faz odiarem Lula

Por Nilson Lage, no blog Tijolaço:

A propósito dessa fotografia (*) do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quero formular um comentário dirigido particularmente aos velhinhos do Clube Militar e congêneres, alguns dos quais, os mais antigos, podem ou devem ter sido meus colegas de Colégio Militar.

A perseguição que movem a esse homem, à sua esposa, a seus filhos e amigos não se deve ao fato e ele ser incompetente como político ou como gestor; se tal acontecera, o julgariam irrelevante. É porque importa que se importam com ele.

Nem se deve ao fato de, em seu governo, terem ocorrido graves episódios de corrupção. Qualquer um de vocês que tenha tido comando sabe que a corrupção é endêmica, perpassa a administração desde muito tempo antes e contamina todas as estruturas até agora criadas para controlá-la. Pode-se dizer que a corrupção, que havia, cresceu com o país nos últimos 12 anos, não mais que ele. Talvez bem menos.

Pesa, é certo, a origem modesta e nordestina do personagem, sua escolaridade escassa, sua fala comum e sincera que, no entanto, encanta os estrangeiros. O bom discurso, no Brasil, é hipócrita e a universidade pública pensada como cínica socialização para os mais ricos.

Comandando um país massacrado por crise econômica de vinte anos, propiciada por erros políticos estratégicos dos governos militares e prolongada pela pressão constante em favor da desnacionalização, Sua Excelência cometeu, decerto, muitos erros, falhou por ingenuidade ou esperteza ao negociar com a picaretagem bancária e jurídica, relutou diante dos desvios e exageros da cultura globalizada e ouviu demais maus conselheiros no empenho de obter objetivos imediatos que julgou relevantes.

Mas o que move o atual processo político são outros interesses.

O que os motiva é que, no exercício de seu mandato, o Presidente Lula da Silva promoveu o renascimento da indústria pesada e de defesa, a multiplicação dos centros de pesquisa científica e tecnológica, a reafirmação da política de soberania, paz e segurança em nosso espaço estratégico e criou condições para se reafirmarem os conceitos basilares de Amazônia Verde e Amazônia Azul.

São fatores de dignidade nacional.

É o que, no momento, está sendo posto em xeque.

* A foto, reproduzida ao alto, está na capa da Folha de hoje, é de Jorge Araujo e tema do blog de Mário Magalhães, no UOL.

Nota do Tijolaço: Nilson Lage, 79, é jornalista desde os anos 50, com passagem por várias grandes redações e uma careira universitária, na UFRJ e UFSC em que foi – e continua sendo – referência para milhares de seus ex-alunos, um deles o autor deste blog.

0 comentários: