sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Conexão FHC-Brasif-Globo será investigada?

Do blog Viomundo:

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) fez uma apresentação esta tarde no Congresso Nacional sobre empresas offshore ou fantasmas que ligam o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a empresa Brasif, a Rede Globo de Televisão e a panamenha Mossack Fonseca, investigada na Operação Lava Jato e especializada em criar empresas de fachada. Ele apresentou um mapa de conexões a jornalistas (ver abaixo).

Uma investigação coletiva a respeito do suposto “laranjal” foi iniciada pela blogosfera.

Segundo Mirian Dutra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso utilizou uma empresa ligada à Brasif, sediada nas ilhas Virgens Britânicas, para remeter a ela U$ 100 mil quando a jornalista estava “exilada” na Europa. A Brasif admitiu a existência do contrato mas negou envolvimento do ex-presidente. FHC inicialmente admitiu, mas recuou depois da nota oficial da Brasif. Segundo Mirian, foi a forma que FHC encontrou de compensar a ex-amante por uma redução de salário no Exterior.

A Globo, empregadora de Mirian, teria sido beneficiada com empréstimos do BNDES - segundo a jornalista - como forma de “pagamento” por tê-la mantido durante mais de 20 anos fora do Brasil. Com a repórter fora do caminho, FHC pôde concorrer sem escândalo ao Planalto, em 1994.

Quando Mirian tentou voltar ao Brasil, antes da reeleição, teria sido desencorajada por aliados de FHC, dentre os quais o ex-senador Antonio Carlos Magalhães e o filho dele, Luiz Eduardo Magalhães. Do almoço no qual foi desencorajada a voltar, segundo Mirian, participou um funcionário da Globo.



A ligação da Globo com a Brasif se dá através de uma sociedade numa empresa destinada a alugar helicópteros. Segundo funcionários da Brasif em Belo Horizonte ouvidos pelo Viomundo, a empresa nunca funcionou no endereço em que está registrada, na capital mineira.

A empresa é um consórcio entre a Agropecuária Veine e a Santa Amélia, sediada na fazenda do empresário Jonas Barcellos, dono da Brasif. O consórcio teria tido sob seu controle o helicóptero utilizado pela família Marinho.

Conforme documentos obtidos pelo Viomundo de fontes públicas, a Agropecuária Veine tem como sócia a empresa Vaincre, baseada em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos. A Vaincre foi gerenciada pela Camille, que por sua vez foi criada pela Mossack Fonseca. Tudo indica que sejam empresas de papel, como as que a Mossack criou às centenas para seus clientes.

A Veine tem em seu nome a mansão triplex de concreto construída pela família Marinho em condições irregulares em Paraty, no Rio de Janeiro.

A TV Globo notificou os blogs O Cafezinho e Diário do Centro do Mundo dizendo que não tem relação com a Agropecuária Veine.

O deputado também quer a investigação das empresas offshore utilizadas pela TV Globo, da família Marinho, para comprar os direitos das Copas de 2002 e 2006. Segundo a Receita Federal, a Globo fez uma engenharia financeira envolvendo a empresa Empire, baseada nas ilhas Virgens Britânicas, através da qual sonegou impostos no Brasil. A Globo foi multada em mais de R$ 600 milhões.

De acordo com o promotor Thomas Hildbrand, de Zug, na Suiça, os ex-cartolas João Havelange e Ricardo Teixeira foram beneficiados quando exerciam cargos na FIFA e na CBF pela venda dos direitos de TV da Copa ao Brasil. Os detalhes foram descritos no livro O Lado Sujo do Futebol.

Mais recentemente, o jornalista Bob Fernandes denunciou que a mídia brasileira está escondendo o fato de que o FBI está investigando a venda de direitos de transmissão da Copa ao Brasil. A denúncia está na página 77 do livro Política, propina e futebol, de Jamil Chade. As propinas envolveriam uma rede de TV brasileira não identificada.

No pé deste post, os documentos sobre a Globo e a Receita Federal.



Como a Globo comprou os direitos da Copa from Luiz Carlos Azenha

0 comentários: