domingo, 28 de fevereiro de 2016

Globo quer censurar conteúdos de blogs

Do site Vermelho:

O Grupo Globo resolveu interpelar na Justiça sites e blogs, após a sequência de notícias e publicações sobre o triplex em Paraty, da família de Roberto Marinho, que controla as Organizações Globo, e a grande repercussão que tomaram as declarações da ex-funcionária da TV, Mirian Dutra, sobre a sua relação com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o suposto acordo fechado com BNDES e a Globo para abafar o caso.

A novidade é que as Organizações não entram mais com pedidos judiciais em nome de um de seus executivos contra o que considera "ofensas" ou informações que "não respondem" com o que a emissora "considera a versão correta dos fatos", mas diretamente em nome do grupo Globo.

A decisão da empresa foi publicada pelo jornalista do Uol, Fernando Rodrigues, em seu blog. Ele informa que o objetivo do Grupo Globo é "notificar os sites e blogs para que reafirme a informação ou se retratem". A medida, segundo Fernando Rodrigues, teria começado com as recentes publicações sobre um empréstimo do BNDES que teria beneficiado a TV, no episódio Mirian Dutra.

A ex-funcionária, que teve um relacionamento pessoal com FHC, afirmou em entrevista que a Globo a "exilou" com contratos na Europa, com o objetivo de evitar a sua volta ao Brasil e, assim, abafar a relação com o ex-presidente afim de não prejudicar a imagem do político. Em troca, o ex-presidente teria liberado financiamentos do BNDES a juros baixos para a Rede Globo. Outros detalhes do caso foram publicados por Palmério Dória, em seu livro "O Príncipe da Privataria" (Geração Editorial, 2013).

A Rede Globo tem outra versão para a história. Em seu site oficial, as Organizações defendem que o BNDES era sócio da Globo Cabo, companhia de TV por assinatura do grupo, e não teria realizado nenhum financiamento ou empréstimo a empresas do grupo, mas acompanhou o aumento de capital da empresa, no ano de 1999.

Entretanto, blogs revelam que a postura de notificar extrajudicialmente não ocorreu somente a partir das retomada do caso Mirian Dutra. Miguel do Rosário, de OCafezinho, publicou que o grupo "o ameaçou" em notificação pelas publicações sobre o triplex, em Paraty, da família Marinho.

No documento, as Organizações Globo informam que "não tem relação societária, ou de qualquer outra espécie, direta ou indireta, com a Agropecuária Veine, com a Mossack Fonseca, ou qualquer outra empresa ou pessoa ali apontada".

Em seguida, a emissora afirma que "o post em questão, contêm inverdades sobre suposta relação entre a Globo e as empresas citadas, induzindo os leitores do Blog a erro, o que constitui grave ofensa à notificante". E convoca o portal a retirar "imediatamente a menção à Globo do título e do organograma constante da url apontada nesta notificação ou qualquer outro post que reproduza a informação inverídica, sob pena de adoção das medidas legais cabíveis".

Outra Notificação Judicial também foi enviada ao blog Diário do Centro do Mundo, que enviou um repórter à propriedade dos controladores da Rede Globo, em Paraty, e descreveu com detalhes o que viu no local. "A notícia é inverídica, pois a casa em questão e as empresas citadas na matéria não pertencem, direta ou indiretamente, ao notificante ou a qualquer um dos demais integrantes da família Marinho", disse a empresa, por meio da advogada Mariana Gaspar, ao site.

Outros portais e blogs que publicaram a extensão do caso de Mirian Dutra e da propriedade de Paraty, como Helena Sthephanowitz da Rede Brasil Atual, Luiz Carlos Azenha do VioMundo e Fernando Brito do Tijolaço, também podem ser alvos das interpelações do Grupo Globo.

* Fonte: GGN.

2 comentários:

Anônimo disse...


'A MAGNÍFICA' NOCAUTEIA A 'URUBÓLOGA' "DOS MARÍN(HO)"!

https://www.facebook.com/PedalaDireita/videos/615928381851900/

A dica é de Dona Mancha

em
http://www.conversaafiada.com.br/politica/lula-prendeu-o-moro-no-triplex

italo disse...

Os filhos do Roberto visitaram o Triplex da Mata Atlântica 960 vezes desde 2008, segundo a lógica do próprio PIG, são os donos do Triplex.