sábado, 6 de fevereiro de 2016

TV Globo e o boneco racista no BBB-16


Por Altamiro Borges

O Ministério Público Federal decidiu investigar a TV Globo por mais uma denúncia de racismo. Segundo reportagem do site de entretenimento da Folha, F5, a emissora estaria exibindo no programa “Big Brother Brasil” um utensílio de cozinha que estimula o preconceito. “O objeto, uma esponja de louça no formato de um boneco dos anos 1970, foi criticado nas redes sociais por remeter a uma ofensa racista, a de comparar os cabelos crespos à palha de aço, como ‘Bombril’ e ‘Assolan’. Após o Ministério Público Federal receber inúmeras representações contra a emissora desde o início do BBB-16, em 19 de janeiro, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio de Janeiro instaurou um ‘procedimento preparatório para apurar possível prática de discriminação racial’, como declarou em nota divulgada nesta quarta (3)”.

Um ofício do MPF já foi enviado à direção da TV Globo, intimando-a a prestar esclarecimentos. Mas o império global, que tem entre seus chefões o “intelectual” Ali Kamel, que obrou o clássico “Não somos racistas”, parece que não está disposto a ceder, apesar das críticas nas redes sociais, dos protestos das entidades contrárias ao racismo e da própria ação do MPF. “Ao ‘F5’, a TV Globo já havia informado que não retiraria o item da casa. Já o fabricante do boneco também rebateu as acusações de racismo, afirmando que não deixará de vender o produto”, relata o site de entretenimento da Folha. Pelo jeito, a turma da emissora gosta de estimular polêmicas sobre o racismo – mesmo que depois o ódio racial se volte contra celebridades da própria emissora, como a jornalista Maju Coutinho e as atrizes Taís Araújo e Cris Vianna.

Na semana passada, a rede de lojas da grife “Reserva”, criada pelo apresentador Luciano Huck, foi novamente acusada de estimular o preconceito racial. Ela exibiu na vitrine de uma das lojas da marca, no Shopping Rio-Sul, manequins de cor preta pendurados de cabeça para baixo e presos em cordas. As imagens circularam pelas redes sociais e provocaram uma onda de protestos. “Reserva. Sempre um mau gosto para montar vitrines e passar mensagens", postou um internauta. Muitos lembraram outras campanhas criminosas da grife, como a que foi acusada de estimular a pedofilia ao expor uma criança com a camiseta com a seguinte frase: “Vem ni mim que eu tô facin”. Diante das críticas, a direção da rede alegou que não houve “intenção ou traço de racismo na estratégia de marketing”. Tudo é “estratégia de marketing” para a turma da Rede Globo!

*****

Leia também:







2 comentários:

Anônimo disse...

Temos coisas sérias acontecendo no pais, por exemplo: um golpe a caminho, a criminosa caça ao ex-presidente Lula, o preconceito generalizados contra os pobres, a usurpação do poder pelo judiciário e PF etc etc etc. Ai os caras preocupados com bonecos pendurados em vitrinas e bucha de lavar louças!

Anônimo disse...



Os golpistas e agregados(as) 'coxinhas' "que continuem sacaneando com o honesto povo trabalhador brasileiro"!
Certas reações já começam a surgir!
"Eu quero paz, mas não me chame para a guerra porque eu não fugirei à convocação! E, depois, não se queixe!"

Entenda o que é carnaval antifascistas/aloprados(as)!

################

Ex-rainha de bateria da Peruche ameaça modelo expulsa: "Tem que apanhar"

07/02/2016 02h12

Ex-rainha de bateria da Unidos do Peruche, Luana Safire fez duras críticas e até ameaças à modelo Ju Isen, destaque da escola de samba, que tirou a fantasia e foi expulsa durante o desfile, neste sábado (6), no Anhembi, após tentar protestar com um tapa-sexo com uma caricatura da presidente Dilma Rousseff. Em seu perfil na rede social, Luana desabafou sobre o comportamento da "musa do impeachment", como Isen é conhecida, e defendeu agressões contra ela.
"Vadia, ficou pelada na avenida sem preocupação com o nosso trabalho de um ano inteiro de uma família chamada Peruche... lembram que avisei? Eu avisei, porra! Dito e feito... E que isso não atrapalhe nossa escola!", escreveu a ex-rainha da Peruche no Facebook.
Luana, que foi rainha entre 2006 e 2007, emendou outra publicação com mais ameaças: "Corra... mas corra muito... Eu já te conheço, Ju Isen... Mas corra, corra muito para você não conhecer a rainha mais brava que o Peruche já teve!".
A ex-rainha de bateria finalizou defendendo que Ju Isen seja agredida por ter tirado a roupa no meio do desfile: "Iniciamos os trabalhos, 'bora' para os jogos mortais... Tem que apanhar mesmo! Quer ficar peladona? 'Noix ajuda, parça'... Sou contra a violência, mas essa tem que apanhar... Gosta de tomar 'pau' no ofício, mas vai tomar de gente grande... Quer ficar famosa? Toma, vadia... Defendo meu pavilhão até a morte... sou Peruche? e a rainha mais de briga que a escola já teve...".
(...)

FONTE: http://carnaval.uol.com.br/2016/noticias/redacao/2016/02/07/ex--rainha-de-bateria-da-peruche-ameaca-modelo-expulsa-tem-que-apanhar.htm